Buscar

relatorio corrigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DIREITOS HUMANOS
RELATÓRIO DA VISITA IGP
	ACADÊMICO(A): Maurecir Dos Santos ____________________________________________________
 Nome completo legível
MATRÍCULA DO ACADÊMICO (A): 1637686 TURMA: IPC007
UNIDADE: Apucarana
	I. VISITA
	INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS DO MUNICÍPIO DE: Apucarana PR
DATA:09/11/2019 HORÁRIO DE INÍCIO: 08:00
 HORÁRIO DE TÉRMINO: 12:00
	
	SÍNTESE DA VISITA:
 Nos dias 09,e 23 de novembro de 2019 os alunos de investigação e pericia criminal da Uniasselvi realizamos uma visita no instituto de identificação do município de Apucarana PR, Iniciou se com a recepção pelo Perito Papiloscopista Paulo Roberto kawashima carvalho que por sua vez também nos deu uma palestra sobre o funcionamento e as respectivas divisão setoriais do instituto de identificação, tratando na palestra sobre o instituto de identificação, a qual relatou pertencer ao órgão da polícia civil, em que o instituto é subordinado ao delegado. E que na Polícia civil são divididos os cargos entre Delegado, Investigador de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista, Agente de Operações Policiais.
O Instituto de investigação é um órgão responsável pela identificação criminal e civil das pessoas, em que a área da perícia contém os bancos de dados onde contém todas informações que são armazenadas os conteúdos das impressões digitais e são de responsabilidade da polícia civil, sendo responsáveis os Papiloscopistas.
 O Papiloscopista por sua vez tem a obrigação e tarefa de analisar os fragmentos encontrados nos locais dos crimes, e confrontar impressões digitais e chegar a possível identificação do autor do crime.
Sobre maneiras que as especificações recomendadas e usadas no trabalho realizado pelo perito na captação das digitais no local do crime, antes de começar os procedimentos o uso dos EPIs para segurança do perito no uso dos produtos usados que são o pó cor branco, preto, e o pincel bailarina usados nas superfícies onde colhera as digitais no local do crime e o pó magnético que são tóxicos revelando que os procedimentos são obrigatórios em tudo.
Contudo a três procedimentos importantes para as ciências forense que são os métodos usados no processo, são fotográficos classificados e intendidos como cadeia de custodia para levantamento do laudo para a evidencia do crime, são registros fotográficos classificados como localização, aproximação, e o backup logo após as coletas das impressões digitais e os objetos coletados são levados para instituto de investigação e todas digitais e fotos são transferidas para os computadores o qual tem todos os procedimentos tecnológicos para ajuda na elaboração do laudo e a forma mais rápida sendo remetida à Corregedoria Geral Da Policia Civil.
Logo após tivemos a oportunidade de uma visita ao IML que tem ligação no mesmo prédio do instituto de identificação.
No IML fomos recepcionados pelo médico legista Doutor Eduardo chefe da necropsia e pelo auxiliar de necropsia Marcos Martins, onde foi assistida uma perícia necropsia e explicações de todo procedimento das avaliações coletadas como fotos e exames em órgãos e toda estrutura ósseas, bem como coleta sangue para analise toxicológica enviada para instituto de identificação de Curitiba onde está localizado 
Dos Sistemas de Identificação.
Identificação necropsia, identificação criminal, identificação local crime 
Nós como acadêmicos do curso de investigação e pericia criminal da Uniasselvi realizamos prática no processo de coleta de digitais em um veículo onde foram apresentadas as técnicas usadas para a coleta na cena de um crime, e o preenchimento do formulário de identificação no modo tintado um processo antigo usado para identificação de presos ou em cadáveres.
ORTANTE: A fim de manter a privacidade dos cidadãos atendidos nesta repartição pública, sugerimos manter discrição e respeito às normas legais quanto à inviolabilidade pessoal e profissional. 
	
	
	
	II. QUESTIONÁRIO
	
	DESCREVA A FUNÇÃO DO IGP: 
A função do IGP, é proceder trabalhos periciais, através dos Peritos Criminais Papiloscopistas , com o intuito de elucidar tecnicamente o modo como ocorreram os fatos delituosos, com as circunstâncias que os cercaram, colhendo as provas materiais pelas quais se torne possível a identificação do autor ou autores do delito através dos métodos Papiloscopicos digitais colhidas e fotografias, de localização, aproximação e o backup que serão confrontada com o banco de dados para identificação e assim todo o “modus operandi, mantendo todo processo da cadeia de custodia, até que sejam elucidado 
Todos materiais colhidos na cena do crime são minunciosamente guardados em envelopes lacrados procedendo todos métodos legais para que sejam analisados pelo instituto forense o qual trabalham em conjunto com o IGP para que todos os vestígios sejam transformados em provas através conhecimentos técnicos científicos, na realização dos exames mais complexos de laboratórios de cunho forense , o IAF desenvolve trabalhos pericial de alta complexidade e qualidade técnica nas áreas de Toxicologia Forense, Química Forense, Micro Vestígios e Genética forense.
1. DESCREVA EM QUAIS SETORES O IGP (INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS) QUE VOCÊ VISITOU É DIVIDIDO E SUAS FUNÇÕES: Visita realizada no instituto de identificação de Apucarana PR onde são realizados a emissão de documentos de identidades (RG) e setor de pericias de investigação Datiloscopia e Papiloscópia em locais de crimes e IML da realização da perícia necropsia da polícia cientifica na busca de corpos e exames necropsias para elucidação da morte.
2. COM BASE NA VISITA, QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DO SETOR DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL E CRIMINAL:
As principais atribuições do instituto de identificação de Apucarana expedir as carteiras de identidade bem como fotos e coletas das digitais para confecção da mesma, manter atualizados os índices, arquivos, fichas dactiloscópicas e prontuários de identificação a instituto criminal responsável na prova material, advinda da análise de vestígios recolhidos nos locais de crimes e objetos relacionados. Utiliza exames científicos para analisar DNA, Assinatura, resíduos químicos, impressões digitas.
3. QUAIS OS PROFISSIONAIS QUE COMPÕEM O SETOR DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL:
 Delegado, e os Auxiliares do Delegado Escrivão, Investigador, e o Papiloscopista.
4. OS PRAZOS PARA EXPEDIÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE, SÃO VARIÁVEIS, EM VIRTUDE DOS PROCEDIMENTOS INTERNOS, LOGÍSTICA DO PROCESSO DE CONFECÇÃO E ENVIO AOS POSTOS DE IDENTIFICAÇÃO. ENTRETANTO, SE O INDIVÍDUO EM CARÁTER DE EMERGÊNCIA E COMPROVANDO DOCUMENTALMENTE, REQUERER A EMISSÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE, ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS PARA SUA CONCESSÃO, TERÁ SEU DIREITO ATENDIDO. DIANTE DO EXPOSTO, CITE PELO MENOS 03 (TRÊS) CONDIÇÕES CONSIDERADAS COMO SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA, PARA REQUERER A EMISSÃO. 
Caráter em que confirme uma catástrofe natural, necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente do seu cônjuge ou parente até segundo grau, e conflitos armados.
5. EM MUITAS CIDADES, A CAPTURA DE DIGITAIS OCORRE ATRAVÉS DO SISTEMA DE DIGITALIZAÇÃO, JÁ EM OUTROS LOCAIS, APENAS PELO MODO ANTIGO (TINTADO). ENTRETANTO, O MODO ANTIGO AINDA SERÁ OBRIGATÓRIO PARA A SEGUINTE FAIXA ETÁRIA:
 ( ) Crianças abaixo de 6 anos e adultos com mais de 60 anos.
 ( ) Adolescentes
 ( ) Crianças acima de 7 anos e adolescentes
 ( ) Adultos acima de 18 anos e abaixo de 55 anos. 
Segundo informações do Papiloscopista Paulo Roberto Kawashima carvalho a um novo método utilizado para captura do digital chamado scanner além de ser mais seguro contra fraudes, o novo sistema oferece mais agilidade ao cidadão, levando em torno de cinco minutos para ser feito todo o processo. Com a novidade, a captura de impressões digitais para este público deixa de ser feita pelo modo tradicional com o uso de tinta preta e não é mais necessário trazer a foto 3x4 impressa,sendo utilizada uma câmera digital para fotografar o cidadão. O Papiloscopista Paulo Roberto Kawashima Carvalho disse que o uso tintado somente será usado quando irá fazer a identificação criminal nas delegacias e quando vai se fazer identificação necropsia no IML ou um atendimento volante quando a pessoa está enferma impossibilitada de comparecer ao posto, são essas as razoes do uso do modo tintado.
6. O MENOR DE IDADE PODE FAZER A CARTEIRA DE IDENTIDADE SOZINHO? JUSTIFIQUE.
 Não. Menores de 16 (dezesseis) anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal (alguém determinado pelo juiz, por ordem judicial) 
7. A CARTEIRA DE IDENTIDADE TEM PRAZO DE VALIDADE? JUSTIFIQUE.
Embora não exista uma data estipulada para a validade do documento de identificação, sugere-se que o cidadão solicite uma nova via de seu RG a cada 10 (dez) anos, pois como as feições do ser humano mudam com o passar dos anos, após esse tempo a face da pessoa pode ter se modificado a ponto de a fotografia no documento não servir mais para identificá-la. Para viagens internacionais a países pertencentes ao Mercosul, o RG brasileiro será aceito desde que a data de sua emissão não seja superior a 10 (dez) anos. Por isso, é importante que o cidadão organize com antecedência a viagem, a tempo de emitir novamente sua documentação, se necessário.
8. DIANTE DA PERDA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE, FURTO OU ROUBO, O QUE DEVE SER FEITO? O QUE PODE ACONTECER DIANTE DA FALTA DE COMUNICAÇÃO? 
Você deve fazer um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia, ou acessando a Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br).
Em seguida, solicite sua Carteira de Identidade. A falta dessa comunicação acarretara problemas para a pessoa a qual foi furtado seu (RG) o uso inadequado por outras pessoas criminosas usando para uma falsidade ideológica comprometendo a pessoa furtada e, se caso envolva o (RG) no local de crime e for encontrado pelos peritos será considerado suspeito podendo ir preso pelo fato do não registro do B.O às autoridades civis. 
9. O RG, CONHECIDO COMO REGISTRO GERAL, OU AINDA POR CARTEIRA DE IDENTIDADE, É O DOCUMENTO-BASE DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL DO CIDADÃO BRASILEIRO. A EXPEDIÇÃO DESSE DOCUMENTO É FEITA PELA Secretaria Segurança Pública DE CADA ESTADO, NAS SEDES DA DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DA CIDADE, OU MUNICÍPIO DO CIDADÃO. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA, QUE INDICA O PREENCHIMENTO DA LACUNA:
 ( X ) SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
 ( ) SECRETARIA REGIONAL
 ( ) SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
 ( ) SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
10. João de Alfredo foi vítima de um acidente de trabalho, aonde decepou as duas mãos, ficou em dúvida se precisava comparecer no Instituto de Identificação Civil e Criminal, para fazer sua carteira de identidade, já que não possui digitais nos dedos das mãos e sua carteira de identidade tinha sido extraviada quando foi mergulhar na praia. Diante dessa questão, responda se há possibilidade de coletar as digitais de João Alfredo e em caso positivo, de que maneira será feita a coleta.
Nesse caso seria colhido as impressões digitais plantares, mas é dificultado por não haver coletas desses dados digitais no banco de dados do instituto de identificação. Não havendo dados digitais faz se uma anotação em prontuário por não haver dados das digitais plantares no banco de dados do instituto de identificação.
11. Um corpo foi encontrado em um rio, em estado avançado de decomposição, sem digitais palmares, plantares e sem cabelo. Nesse caso é possível a identificação do corpo? Em caso positivo, como procederá a identificação?
 Sim, a identificação segundo o Papiloscopista visa a busca nos métodos científicos disponíveis devolver a identidade aos cadáveres não identificados, conforme o estado de conservação das papilas dérmicas presentes na superfície dos dedos das mãos e dos pés das vítimas. Quando a condição não é favorável, a identificação é feita por odontologistas através da arcada dentária, e em última instância, por meio de DNA. Dentre os métodos utilizados no processo de identificação necropapiloscópica, e indicados no Procedimento Operacional Padrão da Secretaria Nacional de Segurança Pública estão o método tradicional (atintamento), micro adesão (revelação e decalcagem com pó), luva-cadavérica (em caso de afogados e cadáveres em avançado estágio de putrefação) e fotografia direta.
12. Em um posto de gasolina, avistou-se um casal dentro do carro, que estacionou para abastecer com gás natural (GNV) e em questão de segundos o carro explodiu, carbonizando os dois corpos. Diante deste cenário, como os peritos vão identificar as vítimas?
Nos casos em que as digitais não estão visíveis devido ao avançado estado de decomposição dos corpos é feita a dissecação dos dedos e reidratação da epiderme em solução de hidróxido de sódio e potássio e álcool. “Esta técnica garante 96% de regeneração das papilas dérmicas, permitindo a coleta e impressão das digitais em tinta”, explicou o papiloscopista. A técnica é aplicada aos corpos parcialmente carbonizados, esqueletizados, e àqueles que não entraram em estado de decomposição (saponificados e mumificados). E, no caso se não houver nenhuma comparação Guarda se o material biológico para análise.
	IDENTIFICAÇÃO
ASSINATURA
	NOME COMPLETO (OU CARIMBO) E ASSINATURA
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DIREITOS HUMANOS

Outros materiais