A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação II CURRÍCULO E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Shirley Pereira de Holanda (1626633)
	
	Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos (LBR103)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:448390) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9747584
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A avaliação pode assumir várias funções e pode ser classificada, basicamente, em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa. Quando falamos de avaliação, que é um tema polêmico, existe um confronto de ideias, ou ideias errôneas sobre os diferentes tipos de avaliação. Sobre as modalidades e as funções da avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação diagnóstica exige comprometimento de professor e aluno, isso porque a avaliação será um instrumento da identificação de novos rumos, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos no âmbito educacional e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.
II- A avaliação formativa pode ser definida como toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de projeto educativo.
III- Já a avaliação somativa, que é comumente utilizada na escola, é aquela realizada ao final de uma unidade curricular ou de um período (bimestre, trimestre, semestre ou ano letivo), tendo como objetivo principal expor os resultados alcançados pelo aluno.
IV- Na função classificatória, baseada na pedagogia tradicional, a avaliação não evidencia um instrumento, somente uma nota para classificar os alunos, não fazendo parte de um todo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	A avaliação é um dos temas mais polêmicos e traumáticos para todo e qualquer professor. Apesar de ser importante, é um tema pouco discutido dentro das instituições de ensino. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade, tudo isso para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Sobre a concepção de Luckesi (2010) sobre avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
	 a)
	É possível abordar o processo de ensino-aprendizagem.
	 b)
	A avaliação não é continua, nem obrigatória.
	 c)
	Esta ideia não é o resultado de uma concepção tradicional ainda muito presente em sala de aula.
	 d)
	A avaliação, obrigatoriamente, conduz todo um conjunto de outros fatores educacionais, por isso deve ser vista como processo de transformação em busca de uma nova modalidade de escola.
	3.
	O conceito de didática sofreu várias mudanças segundo o desenvolvimento da sociedade e os entendimentos sobre a organização da educação no país. Assim, no início apresentava um caráter tradicional baseado no trabalho pedagógico desenvolvido pelos jesuítas. Contudo, ao longo dos anos, recebeu influências do movimento escolanovista. Sobre as características do conceito atual de Didática no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O conceito de didática assume uma função de desvelar as representações sociopolíticas da educação, escola, incluindo os processos de ensino e aprendizagem, segundo os pressupostos da Pedagogia Transformadora.
PORQUE
II- Aponta para um trabalho além do ensino dos métodos e técnicas, buscando estabelecer relações entre escola e sociedade, teoria e prática, conteúdo e forma, aspectos técnicos e políticos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	4.
	Os processos avaliativos apresentam funções primordiais no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo quando inferem sobre os resultados dos avanços e dificuldades dos alunos, que representam a necessidade de intervenção do professor. Desta forma, a avaliação seria um instrumento que reflete as informações para que o professor avalie sua atuação didática. Sobre as modalidades e as funções da avaliação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Avaliação diagnóstica.
II- Avaliação classificatória.
III- Avaliação diagnóstica-formativa.
IV- Avaliação somativa.
(    ) Essa avaliação não auxilia no crescimento e desenvolvimento conceitual dos alunos, sobretudo ignorando a transformação social, a relação do professor e aluno ocorre em sentidos opostos. 
(    ) Essa avaliação suscita na atuação conjunta do professor e alunos, no reconhecimento dos caminhos percorridos e na identificação dos que necessitam ser atingidos. 
(    ) Essa avaliação pretende expor os resultados dos testes aplicados ao final dos estudos, representando o processo de ensino e aprendizagem, quantificando a aprendizagem dos alunos. 
(    ) Essa avaliação investiga, questiona e integra os saberes com a experiência dos alunos, proporcionando um retorno ao professor, que avalia e aperfeiçoa suas práticas educativas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II - IV.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	II - I - IV - III.
	5.
	Comenius sempre apresentou um espírito de inovação, como ele já defendia uma educação para todos, independente da classe social da criança, esse foi um seus lemas. Estudar os recortes históricos acerca da didática nos possibilita compreender com maior clareza o percurso percorrido até aqui. Neste percurso, podemos destacar algumas personalidades que foram as peças-chave na evolução do conceito da didática. Sobre estas personalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sócrates.
II- Comenius.
III- Jean-Jacques Rousseau.
IV- Johann Heinrich Pestalozzi.
(    ) Construiu um método chamado de ironia. Este método perpassava dois momentos: a refutação e a maiêutica.
(    ) Acredita que o mais importante era o desenvolvimento humano das habilidades e dos valores.
(    ) Defendia o ser humano como sendo naturalmente bom e suas ideias estavam focadas na liberdade e na sociedade.
(    ) Defendia uma educação para todos. Seu lema era Ensinar tudo a todos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Nacional, 1985.
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	I - IV - III - II.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	IV - III - II - I.
	6.
	Carl Rogers (1902-1987), psicólogo clínico, é o principal mentor desta tendência. Na Tendência Liberal Renovada Não Diretiva, também chamada de Escola Nova, a escola assume um papel até então desconhecido, isso porque os aspectos psicológicos são valorizados em detrimento das questões pedagógicas e sociais. Sobre as estratégias e as características dessa teoria, analise as sentenças a seguir:
I- O resultado de uma boa educação é muito semelhante ao de uma boa terapia.
II- Nesta tendência, os conteúdos de ensino não são essenciais.
III- O mais relevante nesta tendência é o relacionamento entre professor e aluno.
IV- O papel do professor autoritário é o mais importante.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A influência da Igreja na época do Brasil Colônia foi muito marcante, controlando as instituições de ensino da época. Iniciou-se a troca da força de trabalho escravo pela chegada dos imigrantes para desbravar as novas terras. Sobre os fatos históricos acerca da didática, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil Colônia,