Buscar

PROPOSTA DE ATIVIDADE HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Centro Educacional Brasil Central
Nível: Educação Básica 
Modalidade: Educação de Jovens e Adultos – a Distância 
Etapa: Ensino Médio
Aluno (a): _______________________________
Data: ___/___/___
ATIVIDADE PROGRAMADA DE HISTÓRIA:
A partir do texto motivador, redija uma resenha-crítica ou resenha- reflexiva sobre o assunto. 
· O texto deve conter no mínimo 15 linhas. 
Lembrando que:
· Resenha-resumo: É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.
· Resenha-crítica: É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.
A História do Brasil tem seu início comumente apontado a partir da chegada dos portugueses, quando Pedro Álvares Cabral e sua esquadra atracaram na região de Porto Seguro, em 1500. Porém, os portugueses não foram os primeiros seres humanos a chegarem nessa região, pois existiam já inúmeras sociedades indígenas no local.
Em 1500, depois de uma viagem exaustiva a mais de 44 dias de viagem, os navegadores portugueses comandado por Pedro Álvares Cabral, com traços de cansaços e fome desembarcaram nas terras da américa do sul. Quando desembarcaram, viram uma natureza exuberante com muitos povos e línguas diferentes, costumes e tradições que até o momento não imaginavam que existiam.
 A princípio os portugueses não encontraram de imediato os tão cobiçados metais preciosos na América. por essa razão, a coroa portuguesa concentrou suas forças no comércio com as índias.
Nos primeiros anos, os portugueses se relacionavam com indígenas de forma mútua de estranheza, eram mundos distintos, para os indígenas a organização social das tribos e a ausência de propriedade privada da terra, o mais marcante foi a prática do antropofagismo. Os indígenas já estranhava a aparência dos portugueses, pele branca e barbas negras e longas e se vestindo de muitas roupas.
Mas com a chegada dos portugueses, as transformações se deu com grande profundidade, ouve o processo de catequização, muitos indígenas inicialmente foram escravizados e grande parte dos povos nativos foram levados à morte, devido a disseminação de doenças como a varíola, rubéola, a malária, a tuberculose e a lepra, por exemplo, foram trazidas pelos europeus.
hoje no seculo XXI o Brasil existe resistencia indigenas com territórios demarcados e protegidos por leis. lutando pela sobrevivência e preservação de suas culturas, a pluralidade de etnias e povos que compõem a nossa identidade deixar marcas profundas na nossa sociedade como : culinária, no dialeto, parte significativa da nossa "Brasilidade" . Devemos preservar esses povos , pois , é parte essencial da nossa história.

Outros materiais