A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso (17498)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637562) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20420086
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O líquido cerebrospinal, ou popularmente conhecido como líquor, é um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnoideo e as cavidades ventriculares. Sua função primordial é a proteção mecânica do sistema nervoso central e evitar que ocorra atrito entre a massa encefálica e a estrutura óssea (calota craniana). Com relação ao Sistema Nervoso Central (SNC), o seu status de funcionalidade é fundamental para manter o equilíbrio do corpo, trabalhando com o sistema endócrino na percepção das mudanças internas e externas ao organismo. Para tanto, esse sistema é formado por diferentes estruturas, as quais possuem íntima relação. Quanto a sua veracidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sistema nervoso central é protegido pela caixa craniana e pela coluna vertebral.
(    ) Em um corte do sistema nervoso central, é possível observar a presença de uma substância branca e uma substância cinzenta.
(    ) A medula espinhal é uma das partes do sistema nervoso central e localiza-se no interior do canal vertebral e o Sistema Nervoso Central (SNC) é envolto por três meninges.
(    ) No encéfalo, verifica-se a substância branca, localizada mais externamente, e a substância cinzenta, mais internamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	O líquido cerebrospinal, ou popularmente conhecido como líquor, é um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. Ele é produzido nos plexos coróides dos ventrículos e também uma pequena porção é produzida a partir do epêndima das paredes ventriculares e dos vasos da leptomeninge. Tanto a formação em menor ou elevada escala (quantidade) pode ocasionar prejuízo ao SNC, uma vez que tal substância possui como atribuição preencher o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares, bem como realizar proteção mecânica do sistema nervoso central quanto atritos. Sobre a enfermidade clínica que se faz presente quanto ocorre o acúmulo anormal e/ou excessivo de líquido cerebroespinhal no interior da calota craniana, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aumento da Pressão Intracraniana (PIC).
(    ) Cefaleia (dor de cabeça).
(    ) Hidrocefalia.
(    ) Excitação neural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	O tronco cerebral ou tronco encefálico é a porção do Sistema Nervoso Central (SNC) situada entre a medula espinhal e o diencéfalo, sendo quase na sua totalidade intracraniano e, ainda, é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. Situa-se anteriormente ao cerebelo. Na substância branca do tronco encefálico, encontramos os tratos provenientes da medula espinal e de outras regiões do encéfalo. Além disso, aglomerados de corpos celulares de neurônios, denominados núcleos, são encontrados no interior da substância branca e constituem a substância cinzenta do tronco encefálico. Sobre as estruturas que fazem parte do tronco cerebral, as quais são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Bulbo, ponte e mesencéfalo.
(    ) Bulbo, ponte e segmento caudal.
(    ) Bulbo, segmento caudal e mesencéfalo.
(    ) Segmento caudal, ponte e mesencéfalo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	Para garantir a proteção do sistema nervoso central, há três membranas fibrosas que o envolvem. Nesse sentido, podemos destacar algumas estruturas que as compõem. Sobre a denominação dessas estruturas, analise as opções a seguir:
I- Meninges.
II- Pleuras.
III- Fáscias.
IV- Aponeurose.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	Somente a opção II está correta.
	 d)
	Somente a opção III está correta.
	5.
	O cerebelo é um órgão do sistema nervoso, sendo encontrado entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas. O nome cerebelo deriva do latim e significa pequeno cérebro. Anatomicamente, pode-se distinguir no cerebelo o vérmis e dois hemisférios cerebelares (direito e esquerdo). O cerebelo é composto por uma parte central de substância branca, coberta por uma fina camada de substância cinzenta, que representa o córtex cerebelar. São exemplos de doenças clínicas que surgem em decorrência de lesões na respectiva estrutura: síndrome do vérmis e ataxia de Friedreich, uma doença degenerativa hereditária. Sobre a função do cerebelo enquanto estrutura funcional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participa na regulação do tônus muscular e postura, planejamento de movimentos voluntários e aprendizagem motora.
(    ) Participa ativamente no comando da fala.
(    ) Participa diretamente no processo de deglutição.
(    ) Participa apenas no auxílio da manutenção do equilíbrio corpóreo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	A medula espinal, espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, bem como é a continuação do bulbo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo craniocaudal. A medula espinhal possui como atribuição principal levar e trazer informações do encéfalo, advindo de todas as partes do corpo, com exceção da cabeça que é suprida pelos nervos cranianos. Os sinais que percorrem a medula espinhal são conhecidos como impulsos nervosos. Da mesma forma que o crânio protege o cérebro, as vértebras (cervicais, torácicas e lombares) também protegem a medula espinhal. Quando observada internamente em corte transversal, as substâncias cinzenta e branca da medula espinal estão subdivididas em regiões: os cornos medulares e os funículos. Sobre a denominação dos cornos medulares e sua posição anatômica nessas estruturas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Corno anterior.
(    ) Corno lateral.
(    ) Corno posterior.
(    ) Corno descendente e ascendente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Meninges são membranas que envolvem o Sistema Nervoso Central (SNC), ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Essas membranas são constituídas por tecido conjuntivo e são formadas basicamente por três camadas. Essas membranas são extremamente importantes, uma vez que conferem proteção, estabilidade e absorção de impactos aos órgãos do SNC. Sobre as membranas que revestem o SNC, analise as opções a seguir:
I- Pia-máter.
II- Aracnoide e dura-máter.
III- Aracnoide e prote-máter.
IV- Revestimáter.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	
	Os neurônios são as unidades básicas (unidade funcional) do processamento de informações, sendo responsáveis pela condução e transmissão do estímulo nervoso. Essas estruturas constituem cerca de 10% do tecido nervoso. Sobre os componentes que tais estruturas são formadas, analise as opções a seguir:
I- Corpo celular (pericário) e um axônio.
II- Dendritos.
III-

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.