Buscar

Ciência, Inovação e Empreendedorismo OBJETIVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA OBJETIVA AP1 - Ciência, Inovação e Empreendedorismo
1- A Ciência, Inovação e Empreendedorismo são aspectos que interagem entre si, para fomentar a correta atitude empreendedora com base cientifica e inovadora o que nos da cada vez mais credibilidade nas ações e na postura a tomar adiante de um desafio empreendedor. A partir desde contexto podemos definir como a ciência :
RESPOSTA: O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento provado objetivamente
2- Tratar da importância da Ciência como base para o processo de Inovação e por conseqüência o fomento a adequada atitude Empreendedora embasada no conhecimento científico, faz parte do processo de transformação e de uma estrategia de negocio com olhar inovador no processo de aprendizagem, criada por: __________________ Assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: Diferentes stakeholders da Instituição (Ulbra), para a criação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), apresentando as estratégias escolhidas para que possamos formar profissionais  capazes de compreender a realidade social, debater as suas variáveis e qualificar ainda mais o desenvolvimento do país.
3 - A ciência é um conjunto de saberes provenientes da associação de experiências práticas com o raciocínio lógico constituída a partir da observação, identificação, descrição e investigação experimental, além da aplicação de teorias. No entanto, a ciência não tem a intenção de estabelecer verdades absolutas ou de traçar uma compreensão plena da realidade.  Segundo Rosenthal (1989) existem uma série de aspectos relativos a ciências que poderiam ser abordados nos currículos de diferentes áreas que não apenas as exatas, exceto as questões de natureza:
RESPOTA: Educacional.
4 - A importância da Ciência para todas as áreas do conhecimento se evidencia facilmente a medida que se justificativa a inclusão deste conteúdo  nos currículos de todas as áreas do saber pois auxilia na formação intelectual do cidadão, que quando se trata especificamente da natureza científica humanística esta tratando de:
1. Crescimento da ciência e tecnologia.
2. Efeitos do desenvolvimento científico sobre a literatura e as artes
3. Contribuição desta atividade para o desenvolvimento econômico
4. Aspectos criativos e culturais.
5. Aspectos estéticos.
As respostas assertivas compreendem as alternativas
Somente as alternativas 2, 4 e 5
5 - Conhecimento científico por sua vez, pode ser denominado também como conhecimento provado. Ou seja, conhecimento derivado de métodos específicos, esses sim variáveis para cada área do saber. O método científico demanda regramentos claros para a obtenção dos dados e suas interpretações experimentais, podendo ampliar sua percepção e uso de diferentes formas, com coletas de dados, simulações e testagens. A escolha do método depende do paradigma de pesquisa adotado, ou seja, deve ser apropriado ao tipo de estudo que se pretende realizar e, principalmente, à natureza do problema e ao nível de aprofundamento que se pretende adotar. Neste contexto podemos entender como tipos de metodologias científicas as técnicas apresentadas abaixo exceto:
RESPOSTA: O método Filosófico e Humanístico
6 - Segundo GIL (2008), o conhecimento científico deve ser baseado em observações e registros que sirvam para dar credibilidade ou não a determinada teoria. Com relação ao conceito de Gil sobre conhecimento cientifico, podemos classificar como verdadeiro (1) ou falso (2) da seguinte forma: (V) (F)
(V) Objetivo: descreve a realidade, independente da opinião do pesquisador;
(V) Racional: baseia-se na razão e não em sensações ou impressões para chegar aos resultados;
(V) Sistemático: preocupa-se com a construção de um sistema de ideias, organizadas racionalmente, e em incluir conceitos parciais em totalidades cada vez mais amplas.
(V) Geral: possui a preocupação com a elaboração de leis ou normas gerais, as quais, explicam todos os fenômenos de certo tipo;
(F) Questionável: apresenta sempre a possibilidade de demonstrar a veracidade das informações apresentados e  infalível porque reconhece a própria capacidade de errar poucas vezes.
7 - Para a obtenção do êxito no desenvolvimento de uma pesquisa e no bom desempenho da mesma é imprescindível  que alguns passos sejam seguidos para esta construção e são eles consecutivamente :
RESPOSTA: Planejar, executar e divulgar.
8 - O cenário mundial mudou e com ele também a forma de produzir, implementar e gerir a o processo de transformação. Devido a essas mudanças, empresas de variados portes e segmentos estão sendo obrigadas a buscar novas alternativas de gestão devido a fatores exógenos como a globalização, necessidade de administrar adequadamente o conhecimento para gerar idéias novas e competitividade, e a formação de redes empresariais (Chibás, Pantaleon & Rocha, 2013). Diante deste contexto os autores estão tratando aqui:
RESPOSTA: Do processo de Inovação.
9 - O design thinking é uma abordagem criativa focada no ser humano, que vê na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras para negócios. Com base nas ferramentas estudadas podemos conceituar as principais etapas  do processo  design thinking como:
RESPOSTA: Imersão, ideação e prototipação
10 - A ideia básica do Modelo da tríplice Hélice de Henry Etzkovitz é de que a chave para promover as condições de produção de inovação é a reunião de três atores fundamentais. Esse modelo foi desenvolvido na década de 90, unindo o conhecimento científico, com o conhecimento tecnológico e outro agente que exerce papel de ampliador do desenvolvimento, levando o conhecimento adquirido por essa união para o campo dos investimentos. Unir esses três atores é essencial para o bom andamento de ideias inovadoras e desafios existentes no campo do desenvolvimento. Diante do paragrafo apresentado podemos entender que os 3 atores em questão são:
RESPOSTA: Universidade, Industria e Governo

Continue navegando

Outros materiais