Buscar

Fundamentos Biológicos e Psicológicos da Educação Inclusiva e Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Biológicos e Psicológicos da Educação Inclusiva e Especial 
Assinale a alternativa que responde a seguinte questão:
 
Piaget desenvolveu sua Teoria a partir de estágios ou fases de desenvolvimento, conforme a idade da criança e do adolescente. Em que se baseia a fase Pré-Operatória?
	
	A
	É a fase da inteligência sensório-motora. Engloba crianças desde o nascimento até os dois anos de idade. Nesta fase o bebê inicia o seu desenvolvimento motor, aprendendo a diferenciar seu próprio corpo dos objetos ao seu redor, sendo seu pensamento ligado ao concreto.
	
	B
	É a fase da inteligência operatória concreta. Engloba crianças dos 7 aos 11 anos de idade. Nesta fase a criança ainda continua um tanto egocêntrica, querendo tudo apenas para ela, possui uma certa dificuldade de se colocar no lugar do outro.
	
	C
	É a fase da inteligência simbólica. Engloba crianças dos dois aos sete anos de idade. Neste estágio a criança passa a entender o que ocorre ao seu redor. Ela vive na fase do egocentrismo, ou seja, seu pensamento passa a ser centrado nela própria.
	
	D
	É a fase da inteligência operatória formal. Engloba crianças dos 12 anos de idade até a vida adulta. É a fase onde começam a surgir as hipóteses, ou seja, os pensamentos lógico-dedutivos
Questão 2/5 - Fundamentos Biológicos e Psicológicos da Educação Inclusiva e Especial 
A tolerância e o respeito às diferenças, como base para uma sociedade mais saudável e inclusiva, pode ser ilustrada em diferentes contextos, desde as etapas iniciais do desenvolvimento. Em tese, qualquer contexto que lida com diferenças é potencialmente educativo, para a promoção desses valores ou para a promoção de valores contrários, de intolerância e desrespeito. Quando essa questão atinge a mídia, em geral pode ter um impacto ainda maior sobre a formação de crianças, jovens e da sociedade como um todo. Sobre o respeito à diversidade e cidadania é correto afirmar:
	
	A
	Não é importante existir uma escola inclusiva. A escola precisa ser competitiva, ensinar os alunos a crescerem na vida, através de exemplos de competições.
	
	B
	A escola inclusiva é o ambiente que não tem nenhuma importância. Não é um exemplo a ser seguido, pois precisamos sempre ser uns melhores que os outros, competindo sempre. Não tem necessidade de tratar o outro com respeito.
	
	C
	A escola inclusiva é o ambiente de primordial importância no exemplo sobre o diferente, sobre o respeito que todos precisamos ter uns com os outros. É ela que pode nos ensinar sobre como devemos tratar uns aos outros, mostrando que as pessoas possuem algumas diferenças entre si, porém tais diferenças não são motivos para não se ter respeito com o outro.    
	
	D
	A escola precisa ensinar as pessoas a ganhar sempre. Pois não é admissível que a escola ensine as crianças a serem iguais, isto não existe. O importante é sempre ensinar a competir e a vencer, independente da maneira que seja.
Questão 3/5 - Fundamentos Biológicos e Psicológicos da Educação Inclusiva e Especial 
Assinale a alternativa que responde a seguinte questão:
 
O currículo escolar também afeta o ambiente em que o aluno vive, pois através dele pode ocorrer o desenvolvimento satisfatório da aprendizagem. Como é o currículo da escola inclusiva?
	
	A
	É um currículo que tenha como princípio a individualidade do aluno, onde o aluno com deficiência seja tratado de maneira diferente que os demais alunos, porque ele é mais lento e não aprende.
	
	B
	É um currículo que não pode ser flexibilizado, nem alterado. Deve ser seguido à risca e sem alterações ou modificações.
	
	C
	É um currículo que tenha como princípio o compromisso com uma sólida formação integral do aluno, oferecendo-lhe instrumentos que lhe sirvam para proceder à análise e à reflexão crítica acerca da realidade em que se insere, contribuindo para a superação de desigualdades sociais. 
	
	D
	É um currículo que deve ser diferenciado entre os alunos, pois crianças que apresentam deficiência ou transtornos não possuem a mesma capacidade que os alunos normais, não sabendo assim desenvolver as mesmas atividades.
Questão 4/5 - Fundamentos Biológicos e Psicológicos da Educação Inclusiva e Especial 
A Surdocegueira é caracterizada pelo efeito das duas Deficiências Sensoriais: Auditiva e Visual, de maneira combinada, sendo mais difícil de se trabalhar, pois o conhecimento dos educadores e dos pais deverá ser mais específico ainda, envolvendo dois sentidos extremamente importantes para nossa vida. Sobre a Surdocegueira é correto afirmar:
	
	A
	As consequências de uma surdocegueira podem estar associadas a lesões rauiomedulares, paralisia cerebral, amputação, pequenas deformidades e paralisias progressivas, lesão medular (tetraplegias, paraplegias), sequelas de politraumatismos, malformações congênitas, distúrbios posturais da coluna, reumatismos inflamatórios da coluna e das articulações e sequelas de queimaduras.
	
	B
	As crianças com surdocegueira necessitam de situações desafiadoras, que lhes permitam experimentar o desequilíbrio cognitivo e emocional, para que, ao enfrentá-los, lancem mão de estratégias de superação que contribuam para sua autonomia.
	
	C
	A surdocegueira pode ocorrer em dois períodos: o pré-linguístico – adquire-se antes da aquisição de uma língua (Português ou Libras); e o pós-linguístico, quando se manifesta após a aquisição de uma língua. O aluno surdocego necessitará aprender a utilizar os sentidos remanescentes e/ou os resíduos auditivos e visuais para o estabelecimento de trocas significativas e necessárias à sua participação efetiva no ambiente.  
	
	D
	A surdocegueira se caracteriza somente pela perda da audição, ou seja, o indivíduo não escuta totalmente ou parcialmente, sendo classificada por graus mais leves ou severos.
Questão 5/5 - Fundamentos Biológicos e Psicológicos da Educação Inclusiva e Especial
A Síndrome de Heller é também conhecida como Desenvolvimento Desintegrativo da Infância e se caracteriza pela regressão do que a criança já havia aprendido. Com etiologia ainda desconhecida, esse transtorno é caracterizado pela regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um desenvolvimento normal constituído de comunicação verbal e não verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo apropriado para a idade.    
 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A Síndrome de Heller é considerada um tipo de autismo tardio, porém foi descoberta 35 anos antes de descrevem pela primeira vez o autismo. A síndrome tem um quadro bem pior. Os portadores da Síndrome de Heller não interagem com outras pessoas, recusam a companhia de pessoas familiares e não brincam com outras crianças. Até um simples rabiscar no papel eles deixar de fazer.  
	
	B
	A Síndrome de Heller se baseia em padrões considerados normais de aquisição de habilidades, comprometidos desde as primeiras fases do desenvolvimento da criança, relacionados a anormalidades no processo cognitivo e disfunções biológicas, caracterizam o transtorno de aprendizagem. Esse tipo de transtorno é recorrente, manifestando-se durante toda a vida escolar do estudante.
	
	C
	Durante muito tempo, a Síndrome de Heller foi entendida equivocadamente como um diagnóstico com poucas implicações na vida dos pacientes. Comumente, a criança era avaliada e tratada pelo não especialista, que se baseava nas queixas de hiperatividade e impulsividade para fazer o diagnóstico.
	
	D
	A Síndrome de Heller é uma patologia que tanto pode interferir como se manifestar nos aspectos físicos, comportamentais, cognitivos e sociais, permitindo compreendê-la como um fenômeno biopsicossocial.

Continue navegando