Buscar

GESTAO DE DESEMPENHO NA ORGANIZAÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) A defasagem dos sistemas educacionais em relação às mudanças no mundo do trabalho, a subutilização de talentos, o desemprego, o subemprego, a criação de novas profissões e a iminente obrigatoriedade de os profissionais, cada vez mais, interagirem com robôs são alguns dos assuntos em debate no mundo hoje, que sinalizam a clara mudança na demanda das empresas pela área de Recursos Humanos. O conceito de Gestão de Desempenho é relativamente recente e de extrema importância, na medida em que desejamos uma organização de trabalho que atenda às atuais exigências da vida social. Indique a alternativa que está incorreta e apresenta sentido contrário à posição acima:
E- Estamos passando por uma mudança de cultura no mundo do trabalho, mesmo que o RH hoje não tenha mais poder do que aquele que efetivamente exerce.
2) A ênfase na atual utilização do termo gestão está associada a mudanças pelas quais passa atualmente o campo do mercado profissional. Cabe, ainda, destacar o interesse dos experts no campo das Ciências Humanas em desenvolver estudos que exigem dos colaboradores comportamentos e atitudes para garantir o desenvolvimento na geração de valor das pessoas e das empresas. Assim a palavra gestão nos dias atuais significa: andar com,  ter consigo, encarregar-se.
Gestão, na atualidade, passa a ser entendida, como:
C- resultados a partir de incentivos, cooperação e participação de pessoas na organização;
3) Os fatores emocionais, as atitudes e os padrões sociais existentes descritos nessa abordagem teórica eram mais importantes que os fatores econômicos, principalmente salários. O trabalhador, neste período, começou a ser percebido como portador de sentimentos e necessidades nos aspectos psicológicos e sociais. Indique a abordagem que explica esta posição:
B- na abordagem humanística, a avaliação de desempenho considerava que as condições de trabalho influenciavam o desempenho dos trabalhadores, enfatizando os aspectos psicológico e social. As recompensas sociais eram consideradas a causa determinante do desempenho dos trabalhadores, configurando o Homem Social.
4) Quando a implementação e execução da avaliação de desempenho implicam necessariamente na capacitação dos profissionais, entendendo como as pessoas na organização, independentemente do cargo, ou função, que ocupem? Indique a ideia que completa esta posição teórica:
C- Quando há envolvimento das pessoas, vários fatores podem interferir no resultado da avaliação, tais como fatores sociais e psicológicos.
5) Se bem trabalhados os pressupostos teóricos, a avaliação de desempenho nas organizações deixa, conforme o clássico livro de Cecília Bergamini, Avaliação de desempenho humano na empresa, de ser o veículo do medo, da insegurança e das frustrações, para ser a mensageira do entusiasmo, da esperança e da realização pessoal (1998, p. 13). Os métodos de Avaliação de desempenho implicam necessariamente na:
E- capacitação dos profissionais, entendendo como as pessoas na organização, independentemente do cargo ou função que ocupem.
6) A responsabilidade de instaurar na organização um processo de avaliação por desempenho, a partir de mecanismos de confiança, credibilidade, transparência e capacitação permanente da população envolvida para esta nova realidade é desafio de todo gestor.  Vislumbrar este processo apenas como um procedimento técnico, sem que as pessoas tenham a clara compreensão da utilização e dos propósitos desta ferramenta, corre-se o risco de não atingir os resultados esperados. A avaliação de desempenho serve como uma ferramenta da gestão, mas também deve ser útil para o colaborador, oferecendo-lhe:
C- feedback contínuo e sistemático;
7) A palavra comunicação deriva do latim communis, que significa comum. Logo, a boa comunicação é resultado da compreensão comum entre o comunicador e o receptor. Podemos afirmar que a efetividade do ato comunicativo depende das pessoas, das circunstâncias e do ambiente em que a interação se insere. No entanto, é um processo interno, ocorre dentro da pessoa. Demanda intenção, motivação e reciprocidade. Não há uma comunicação eficaz quando falta sintonia entre o que se quer dizer e o que o outro ouve.
Indique a alternativa que expressa a complementação dessa posição:
D) expressões que se baseiam num código social (sorriso, piscar de olhos) são facilmente identificáveis e analisáveis a partir do seu contexto, mas cada um possui um modo próprio de expressar sua emoção.
8) Como resultante de um modelo mais flexível de gestão, este tipo de avaliação costuma quebrar algumas resistências das pessoas com a avaliação de desempenho, de vez que permite que sejam participantes ativas do processo, não ficando num papel passivo de quem é julgado e recebe um veredicto final. Apresenta larga vantagem com relação a projetos de autodesenvolvimento, pois as pessoas costumam ter uma noção clara das suas limitações e possibilidades.
Complete a ideia para identificar o tipo de avaliação de desempenho adotada:
A) Na auto-avaliação os aspectos negativos acontecem quando não há esta noção e as pessoas acabam superestimando ou desdenhando seu próprio desempenho. Cabe à organização estabelecer parâmetros objetivos para que não ocorram distorções.
9) O importante é que o interlocutor perceba que o outro tem interesse e está acompanhando a evolução do seu raciocínio. Por outro lado, é preciso um forte domínio pessoal para calar quando não se tem o completo domínio das emoções, a fim de evitar que sejam ditas coisas das quais se possa se arrepender depois.
Indique a ideia incorreta que demonstra ser contrária a esta posição:
C- Para uma boa atuação interpessoal, é imprescindível que avaliador e avaliado não precisem desenvolver a habilidade comunicativa, pois a experiência auxiliará a transitar no campo dos sentidos, atribuindo resultados às falas, aos silêncios, aos olhares, aos gestos e à forma de comunicação criada pelos dois de forma sempre inovadora.
10) Uma importante etapa a ser cumprida no processo de implantação da gestão de desempenho é o preparo de avaliadores e avaliados. Isto significa atuar principalmente no sentido de sensibilizá-los para a participação ativa no processo, como também em capacitá-los para que possam fazê-lo com competência e eficácia para:
B- preparação dos avaliadores e avaliados;
A entrevista de retorno deve obedecer a uma sequência planeja. Considerando a segunda fase, analise as afirmações e marque a alternativa correta.
I) Apresentar as boas qualidades do entrevistado, ressaltando sua influência no bom desempenho;
II) Certificar-se de há tempo suficiente, se o entrevistado está física e psicologicamente em condições de participar da entrevista;
III) Apresentar os pontos negativos, esclarecendo, por meio de exemplos concretos, de que forma prejudicam o desempenho.
IV) Enfatizar a responsabilidade do avaliado pela sua própria carreira.
V) Apresentar os pontos negativos, esclarecendo, por meio de exemplos concretos, de que forma prejudicam o desempenho.
I, III e V
Analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas:
I) Este elemento especifica todos os recursos físicos, equipamentos e materiais necessários à efetivação do projeto, tais como recursos físicos (espaços, salas, outros), equipamentos (computadores, impressoras, equipamento multimídia, outros), materiais (livros, folhas, pastas, DVDs, outros). A indicação dos recursos depende da metodologia que será utilizada.
II) Os profissionais envolvidos são considerados recurso, caso haja necessidade de especificá-los, abrir outro elemento no Projeto: Profissionais envolvidos, pessoal disponível e a contratar. Essa definição depende da realidade da organização.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
Todos os projetos (acadêmicos e organizacionais e outros) ancoram-se no método científico e, portanto, em qualquer projeto a estrutura tem elementos comuns.
Este elemento configura a descrição de uma realidade específica que gesta a elaboração do projeto a partir da análise de todos os seus aspectos relevantescaracterizando segundo Vergara (2013) com clareza e objetividade.
A afirmação acima se refere a qual elemento que estrutura um projeto:
Justificativa
Analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas:
I) O BSC ao considerar os diferentes aspectos da organização, tanto internos quanto externos, possibilita uma maior compreensão da performance dos colaboradores e da organização e também do impacto destes sobre os resultados obtidos. Inicia aqui uma forte mudança na visão dos colaboradores sobre o processo de avaliação de desempenho, considerado por muitos ineficientes e tendenciosos.
II) Entretanto, cabe salientar que o BSC é considerado um método que requer preparo por parte de gestores e colaboradores sobre sua utilização, sendo o processo de implantação lento, uma vez que necessita ser compreendido por todos e exige mudanças na cultura organizacional.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda complementa a primeira
. O comportamento assertivo pode e deve ser estimulado nas relações, tendo-se sempre o cuidado de não cair nos extremos da passividade ou da agressividade. Ser assertivo no processo de avaliação de desempenho significa que:
Analise as afirmações e marque a alternativa correta.
I) Deve haver respeito mútuo, pois avaliação não é um acerto de contas.
II) É preciso que haja disposição para o diálogo e, principalmente, é vital saber escutar o que o outro tem a dizer.
III) O feedback deve levar em conta os comportamentos e falhas na realização do processo, e não julgar o caráter da pessoa.
IV) A conversa deve ocorrer em tom cordial, com atenção especial \á linguagem utilizada.
V) Deve-se estabelecer contato visual desconstrutivo, de forma a inibir a outra parte.
I, II, III e IV
Neste tipo de comportamento o enfrentamento é feito com autocontrole. A pessoa defende seus direitos ou seu ponto de vista, sem, no entanto, agredir o outro. Sua postura é segura. A tendência predominante é o diálogo, a negociação e o consenso. O resultado tende a ser satisfatório, racional e efetivo.
A afirmação acima se refere a qual tipo de comportamento:
Comportamento assertivo
As ferramentas utilizadas para avaliar o desempenho e os resultados organizacionais, assim como o alcance de metas e objetivos com o propósito de buscar a excelência organizacional por intermédio da melhora de desempenho e não apenas informações para uso exclusivo na aplicação de políticas e normas administrativas.
A afirmação acima se refere a qual erro no processo de avaliação de desempenho:
Dissociação da avaliação de desempenho e objetivos da avaliação
Na década de 90 a psicóloga Cecília Bergamini já apontava para os “vícios da avaliação” aos desvios decorrentes da percepção e que induzem o avaliador a uma visão parcial ou tendenciosa da realidade.
Acreditar que a avaliação seja um procedimento sem nenhum valor e que em nada possa contribuir para o melhor aproveitamento dos recursos humanos a empresa, essa afirmação se refere a:
Desvalorização da avaliação

Outros materiais