Buscar

Avaliaçao I - Logística Integrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Logística Integrada (CEX96)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513165) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20255520
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O transporte é considerado uma a atividade básica de movimentação de materiais, tanto no ambiente interno de empresas como fora dela, chegando a absorver cerca de dois terços dos custos logísticos. Para determinação da melhor forma de transporte de bens, algumas decisões são necessárias para sua operacionalização, como os modais, a malha viária, o roteiro, o dimensionamento e a seleção de veículos e a consolidação de fretes. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A decisão de modais deve sempre obedecer o critério do menor custo logístico.
(    ) A decisão de roteirização depende da capacidade do veículo, horário de recebimento dos clientes e localização dos clientes.
(    ) A decisão dos veículos deve ser baseada prioritariamente no veículo mais novo, uma vez que precisa gerar receita financeira para minimizar os custos de depreciação.
(    ) A consolidação de fretes é um processo frequente em prestadores de serviço logístico, sendo amplamente aplicado para a diluição dos custos de frete.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	  b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Dentro dos problemas para o desenvolvimento do país, a infraestrutura logística é um dos grandes gargalos para atingir esse objetivo. A estratégia pública para seu desenvolvimento engloba certos fatores que devem ser programados e executados com parceria do setor privado. Sobre essa estratégia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É necessário a diminuição das concessões ferroviárias e expansão da infraestrutura lacustre para executar as necessidades urgentes de logística do país.
(    ) É necessário a participação e parceria do setor privado na expansão aeroportuária, portuária e de infraestrutura ferroviária.
(    ) É necessário a participação do setor público na expansão aeroportuária e diminuição das concessões ferroviárias.
(    ) É necessário a reforma regulatória nos portos e aeroportos e maior competição na operação setorial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Uma das ferramentas de escolha nos processos logísticos é o custo de oportunidade das opções de logística integrada a se utilizar. Assim, para melhor identificar os custos envolvidos, aplica-se a relação valor/custo total, os quais podem se identificar separadamente. Sobre esses custos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custos das transações.
II- Custos de descarregar.
III- Custos indiretos de financiamento.
(    ) Este tipo de custo considera o fluxo de transporte inbound, incluindo dois fatores fundamentais no custo: o custo de transporte atual e termo de frete. Exemplos: venda/FOB ou venda/CIF.
(    ) Este tipo de custo leva em consideração os termos de pagamento ao fornecedor, os quais possuem um impacto sobre o custo total. Assim, um pagamento de maior prazo aumenta o disponível do dinheiro em caixa.
(    ) Este tipo de custo é identificado por meio dos processos de detecção e fluxo das necessidades de materiais, isto em função da ordem que estes materiais são solicitados no processo produtivo. Obtêm-se, assim, referentes de cálculo de estoques mínimos, necessidade de suprimento, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	4.
	Quando abordamos a questão da importância da logística militar de hoje, ela nos mostra que existem 90 soldados de apoio para cada 10 soldados combatentes - proporcionalidade bem diferente na antiguidade. Em 50 a.C. existia um referencial de 25 soldados de apoio para darem conta de 9.000 combatentes. Assim, observa-se que os combates modernos não possuem mais essa forma tradicional do "corpo a corpo" e passaram a ter características "High Tech", priorizando a necessidade dos materiais disponíveis de forma correta, passando a ter maior preocupação neste setor. Desta forma, fica claro o elo fundamental entre logística e as atividades. Sobre essas atividades, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As que aportam na dinâmica da ação.
	 b)
	As que incentivam para uma boa produção.
	 c)
	As que ajudam na qualidade.
	 d)
	As que dão apoio fundamental para atingir os objetivos.
	5.
	A criação de estratégias para o crescimento de uma região ou até mesmo de um país está alicerçada muitas vezes no planejamento e execução entre empresas privadas e o setor público. Sabe-se que este tipo de desenvolvimento conecta-se às dimensões logísticas, uma vez que a circulação de bens e serviços fazem parte desse universo. No entanto, existem gargalos que prejudicam este crescimento, obrigando a criação dessas estratégias. Sobre esta temática, analise as sentenças a seguir:
I- A reforma regulatória e internacionalizada nas ferrovias e rodovias, bem como a menor competição na operação deste segmento, tem-se como obrigatória.
II- É obrigatória e fundamental a participação e a parceria do setor privado no financiamento aeroportuário, portuário e de infraestrutura da malha ferroviária.
III- Verifica-se como importante o ingresso do setor público na expansão aeroportuária e diminuição das concessões ferroviárias.
IV- É necessária a diminuição das concessões ferroviárias e da expansão da infraestrutura lacustre para executar as demandas urgentes de logística do país.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	Para que os objetivos organizacionais possam ser alcançados, é necessário o desenvolvimento de Cadeias de Suprimento ágeis e que garantam a manutenção das atividades ajustadas aos requisitos dinâmicos dos mercados. Sobre as principais características necessárias às cadeias de suprimentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Modelos fixos, apoiados em modelos burocráticos e impor sua visão.
	 b)
	Ser sensível ao mercado virtual, processos integrados e ser baseada em redes.
	 c)
	Processos individuais, baseados em manuais e rotinas e desconsiderar o mercado.
	 d)
	Impor suas práticas e modelos, privilegiar seus objetivos individuais e não ter visão sistêmica.
	7.
	As empresas estão constantemente buscando melhorar seus rendimentos. O mesmo acontece na logística, existindo uma série de fatores que podem aprimorar a integração interna da atual cadeia de suprimentos de uma organização, fatores que se vinculam com a cadeia de suprimentos externa da organização. Assim, podem-se apresentar alguns elementos que darão apoio na procura desta integração. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É fundamental reduzir o tempo nos processos como um todo, apesar de que isso pode representar um custo de oportunidade maior.
(    ) Deve-se observar como aprimorar a visibilidade dos fluxos da cadeia de suprimentos, tanto internos como externos à empresa.
(    ) Deve-se economizar, apesar de que isto possa levar à ampliação do tempo dos processos.
(    ) Deve-se determinar um gerenciamento dinâmico que possa integrar a logística como um sistema.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Vários fatos e acontecimentos importantes trazem a percepção da rapidez com que evoluiu e as expectativas com o que temos explorado a logística. Sabe-se que cada fase traz o sentimento acerca dos seus limites e do quão impactante é sua superação e sua evolução para a indústria de bens e serviços. Com essa evolução, surgem inovações contribuindo e permitindoque o ser humano desfrute das ferramentas oferecidas por ela, a fim de buscar eficiência e eficácia. Diante deste contexto e considerando a logística depois da Revolução Industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Após a década de 1970, o mercado observou um crescimento na área da logística. Questões básicas da logística já haviam se estabelecido no mercado de maneira objetiva para a sua aplicação nas empresas, as quais beneficiaram-se desta área para poderem melhorar sua competitividade.
(    ) Dos anos 1970 em diante, as empresas passaram a buscar inovações em aspectos como na redução de custos, no fluxo da produtividade e na qualidade de bens e serviços.
(    ) Entre os anos 1940 e 1990, as empresas tinham o seu maior foco no cliente, sendo que essa perspectiva modificou a forma de gerir a empresa. Assim, os processos logísticos passaram a ter seu foco apenas nos produtos e na produção.
(    ) Antes dos anos 1950, as atividades logísticas eram divididas em departamentos, ou seja, não havia uma definição bem estabelecida como ocorre atualmente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	A logística vem se adaptando para um novo contexto global. Hoje, o foco não é somente na "produção em larga escala ou massa", a indústria, além de fazer produção em larga escala, precisa desenhar e desenvolver a "produção customizada ou individualizada", com parâmetros o sistemas de produção enxuta. Este novo contexto de produção do século XXI demanda de estoques mínimos, e de entregas tanto fragmentadas como frequentes. Tal mudança somente foi possível com o avanço da tecnologia no suporte à logística, o qual permitiu maior velocidade, flexibilidade e confiabilidade. Entre esses avanços, podemos considerar que:
	 a)
	O foco no treinamento em recursos humanos com pouco uso da tecnologia é necessário para os centros logísticos que demandam de grande volume de estoques de container próximos aos portos.
	 b)
	Os centros de distribuição com esteiras de baixa velocidade sem direcionamento e chaveamento servem para melhorar a qualidade do transporte de grandes equipamentos e máquinas.
	 c)
	Os intercâmbios eletrônicos de dados e sistema de código de barras vêm sendo de grande apoio para esses avanços.
	 d)
	Os centros de distribuição com melhores sistemas de informação ajudam aos serviços logísticos que, aliás, demandam de maior mão de obra.
	10.
	No contexto histórico aconteceram quatro grandes mudanças ou revoluções na Logística. Estas grandes mudanças tiveram um impacto muito forte no que tange ao desenvolvimento da área de Logística em si e inclusive de seus profissionais. Sendo assim, analise as sentenças a seguir: 
I- Uma das consequências da Quarta Revolução foi o impacto crescente no comércio entre indústrias do tipo. Aumento cada vez maior no comércio que vem se observando nos modelos de comércio internacional dos grandes polos econômicos e comerciais da dinâmica econômica.
II- A Primeira Revolução seguiu um padrão pontual de mudança estrutural, observando-se a diminuição gradativa de barreiras ao transporte e comércio entre lugares distantes. 
III- De modo geral, a causa da Segunda Revolução logística foi determinada pelas dificuldades no sistema de transações para o comércio internacional, em função dos grandes descobrimentos da época.
IV- Com o início da Revolução Industrial, culminou também a Terceira Revolução Logística, pois nesta começou o uso sequencial e coordenado do recurso humano, levando ao surgimento de grandes volumes e capacidades produtivas, precisando-se de um grande apoio logístico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais