Buscar

Instalação eletrica _tarefa _A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TAREFA - 1 - 1º BIMESTRE
								 
	NOTA 
	Componente Curricular: Instalação elétrica 
	Professores: 
	ALUNO(A): 
	RGM:
	CURSO/TURMA: 
	DATA: 15/05/2020
	
Instruções:
1. Digitar o nome completo e seu RGM nesta folha, obrigatoriamente;
2. Leia atentamente as questões. O entendimento dos enunciados das questões é fundamental à avaliação;
3. A entrega desta tarefa deve ser feita na plataforma Canvas;
4. A data limite de entrega está informada na plataforma Canvas;
5. Não alterar a ordem das questões;
6. As repostas da questão devem ser digitadas no formato arial, tamanho 9, logo abaixo do texto da respectiva questão;
7. Obs: para escrever frações clicar em inserir e depois clicar em equação
1.Em uma instalação eletrica, quando devemos utilizar o transformador monofásico ?
Resposta: Nas instalações elétricas, utiliza-se transformador monofásico quando necessita-se fazer a transformação da energia elétrica fazendo redução ou aumento da tensão elétrica (que é sempre alternada). 
Fazemos isso quando temos algum equipamento eletrônico com tensão diferente da fornecida no local, então para ligar ele, precisamos fazer essa transformação, seja aumentando ou reduzindo, por exemplo passando de 220V para 110V.
2.Em um transformador monofásico ideal, que parâmetro o define como sendo transfromador elevador de tensão ou transformador abaixador de tensão ? 
Resposta: O transformador é constituído por um núcleo e por duas bobinas. O núcleo do transformador é feito de um material altamente imantável, e as bobinas são compostas por um número diferentes de espiras, isoladas eletricamente entre si, chamadas de primária e secundária. A primária é a bobina que recebe a tensão da rede, e a secundária é a bobina em que sai a tensão transformada, ou seja, com um valor diferente. O valor a qual a tensão será apos sair do transformador está diretamente ligado ao numero de espiras que cada bobina possui. No caso de um transformador elevador de tensão o número de espiras da segunda bobina é maior do que o número de espiras da primeira bobina. E no transformador abaixador, o número de espiras da segunda bobina é menor do que o número de espiras na primeira bobina.
3. Em um transformador monofásico ideal, qual a aplicação para o caso em que a tensão do primário em igual a tensão do secundario ? 
Resposta: Esse transformador é chamado de isolador, e é vastamente utilizado em circuitos eletrônicos. Ele consegue isolar a tensão do enrolamento secundário da tensão do enrolamento primário, através de um isolamento físico, que existe entre os enrolamentos, o que reduz a quantidade de ruídos no isolamento secundário. Basicamente os transformadores isoladores transferem energia ou potência elétrica de um circuito para outro, através da indução do campo magnético gerado pela bobina primária e normalmente os valores variam de corrente e tensão, ou atuam modificando os valores de impedância elétrica. E é bastante utilizado na área de áudio e vídeo para a melhoria desses equipamentos em relação aos ruídos de interligação de chassis e cabos. 
4.Um transformador monofásico ideal, em seu enrolamento primário é aplicado 120 V e circula uma corrente elétrica de 500 mA. No seu enrolamento secundário verifica-se a tensão de 20 V . Calcular o valor da corrente elétrica no secundário.
Resposta:
5.Um transformador monofásico ideal, em seu enrolamento primário há 100 espiras, é aplicado 220 V. No seu enrolamento secundário verifica-se a tensão de 110 V. Calcular:
a) o número de espiras no enrolamento secundário.
Resposta
b) relação de transformação
a>1 significa que é um transformador abaixador de tensão
6.Um transformador monofásico ideal, sua potencia é igual a 10 KVA. No enrolamento primário é aplicado 2400 V e obtem-se nNo enrolamento secundário 120 V. Determine
a) a relação de transformação
Resposta
b) a máxima corrente elétrica no secundário
Resposta
1

Outros materiais