Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE EMPREENDEDORISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-As habilidades e os saberes de um empreendedor alcançam um leque muito extenso, mas é extremamente gratificante quando se observam os resultados delimitados serem alcançados com êxito. Neste sentido, classifique V ou F:
( F ) A compreensão do empreendedorismo advém da inovação e mudança, ele é capaz de influenciar o crescimento econômico, não indicado nos primeiros anos da organização.
( F ) O conceito de empreendedorismo pode ser definido como uma atividade para dar início, manter e desenvolver um negócio em seus anos iniciais.
( F ) Criar é a palavra-chave, Criam-se oportunidades, sem assumir riscos calculados.
( V ) Empreendedorismo é a necessidade de realizar, partindo do pressuposto de que as pessoas possuem o desejo e a oportunidade.
( V ) Empreendedorismo é avaliado como o ato de criar uma organização econômica inovadora, baseando-se em propósitos de lucro ou crescimento, em que pode haver o risco e a incerteza.
2-Dentro do plano de negócios, deve ser desenvolvida a etapa da análise de mercado. A análise de mercado envolve quatro aspectos: o setor de atividade e segmento de mercado, os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Sobre essa análise, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O setor de atividade é composto por quatro principais atividades, sendo eles agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
( V ) O estudo do cliente deve englobar informações como: onde moram, qual a faixa etária, gênero, tamanho da família, com o que trabalham e quanto ganham, grau de escolaridade, estilo de vida.
( F ) No estudo dos concorrentes, é importante fazer uma análise sobre aqueles que já oferecem o produto para que se possa copiar.
( V ) O estudo dos fornecedores deve ser feito entre todos que fornecerão insumos ou algum tipo de material ou serviço.
3-No plano financeiro, que compõe o plano de negócio, temos o detalhamento dos recursos necessários para o desenvolvimento do negócio. É nesse item que é analisada a viabilidade financeira do negócio. Sobre o plano financeiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O investimento total se refere a quanto dinheiro será necessário investir para montar o seu negócio.
( V ) Na receita é estimado quanto venderá do produto ou serviço, levando em conta a capacidade produtiva da sua empresa.
( V ) Nos custos devem constar todos os custos fixos e variáveis que envolvem seu negócio.
( V ) Na demonstração de resultados do exercício, é apresentado quanto empresa terá de lucro ou prejuízo.
( V ) Indicadores de viabilidade servem para identificar- se o negócio é financeiramente viável ou não antes de colocá-lo em prática.
4-Conseguir um financiamento para um novo negócio em nosso país nem sempre é tarefa fácil. Este é um dos motivos pelos quais, antes de buscar um financiamento, o empreendedor brasileiro investe suas economias pessoais ou solicita empréstimos de amigos e parentes. Sobre as fontes de financiamento, analise as sentenças a seguir:
I-Empresas de pequeno porte, quando possuem uma ótima rede de contatos, por vezes conseguem financiamentos junto a fornecedores ou clientes. CORRETA
II-No Brasil são muito comuns os ´´investidores anjos``, que são pessoas jurídicas que financiam valores com juros bem competitivos. ERRADA
III-Os programas de financiamento do governo brasileiro são voltados apenas a empresas de micro e pequeno porte, ficando as médias e grandes empresas com poucas opções de financiamento. ERRADA
IV-O microcrédito tem como objetivo atender que pequenos empreendedores tenham acesso ao crédito, estimulando a atividade produtiva e a geração de emprego e renda em meio à população mais carente. CORRETA
5-Quando se abre um negócio, nem sempre se tem domínio em todas as áreas. É comum precisarmos de ajuda, sendo esta chamada de assessoria. A assessoria é um serviço que o empreendedor pode contratar para ajudá-lo a tomar algumas decisões acerca do seu negócio e, também, quando a empresa já está funcionando. Sobre as formas de assessoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Incubadoras são instituições sem fins lucrativos que amparam empresas com alto grau de inovação no estágio inicial.
( V ) Uma assessoria contábil pode ajudar o empreendedor a realizar diversas etapas do plano de negócios, como no enquadramento tributário.
( F ) O SEBRAE é um instituo internacional que oferta um programa de seis meses para os empreendedores que têm seu projeto selecionado.
( F ) Endeavor é a principal entidade brasileira de apoio às micro e pequenas empresas.
6-Para abrir um negócio, é preciso investir dinheiro. Para conseguir esses recursos, existem alguma opções de financiamento quando o empreendedor não dispõe de recursos próprios. Sobre as opções de financiamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Família e amigos.
II-Investidor anjo.
III-Capital semente.
IV-Capital venture.
V-Programas do governo brasileiro.
( II ) São pessoas físicas e ainda não são muito comuns em nosso país devido à ausência de incentivos por parte do governo.
( I ) São a forma mais comum para iniciar um negócio.
( III ) É a fase de investimentos que vem comumente após o investidor anjo.
( V ) Um dos programa mais comuns do governo é o do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
( IV ) Este termo é usado normalmente para descrever todas as classes de investidores de risco.
7-O sumário deve conter muitos aspectos importantes, desde o título das seções e subseções do plano de negócios ao respectivo número de página. Essa parte do plano de negócios faz com que o leitor consiga localizar facilmente a seção de seu interesse, além de deixar o plano organizado, causando boa impressão. No sumário são apresentados os principais aspectos do plano de negócios. Sobre essa seção, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) É uma seção importante, pois apresenta ao leitor os principais aspectos abordados no plano de negócio.
( ) Deve apresentar somente os dados do empreendimento.
( ) Deve ser apresentada ao final do documento com um anexo.
( ) Deve ser a primeira etapa a ser escrita do plano.
8-Um item é muito importante para a composição do plano de negócio. Neste item são descritos os 4 Os do composto de marketing: produto (ou serviço), praça, preço e propaganda/promoção. A seção do plano de negócios que contém essas informações é:
( ) Sumário executivo.
( X ) Plano de marketing.
( ) Aspectos legais.
( ) Plano financeiro.
9-No plano estratégico, podemos desenvolver a análise SWOT. Com essa ferramenta são analisados tanto o ambiente interno da organização como o ambiente externo. A partir dessa análise, é possível verificar o que é preciso desenvolver de estratégias para determinado mercado, bem como melhorar possíveis pontos fracos. Sobre a análise SWOT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Ameaça.
II-Oportunidade.
III-Ponto fraco.
IV-Ponto forte.
( II ) Novas tecnologias. Concorrentes com dificuldades.
( I ) Novas tecnologias, quando a empresa não faz uso delas. Produto substituto.
( IV ) Baixos custos de produção. Pioneirismo e inovação.
( III ) Altos custos de produção. Empresa não inovadora.
10-Além de proporcionar uma melhor visualização da ideia do empreendedor, o plano de negócios possui diversos outros objetivos, além da mera descrição do negócio. É uma ferramenta que ajuda o empreendedor a colocar a sua ideia no papel e deixá-la clara para prováveis investidores.
I-O plano de negócios te por objetivo garantir um financiamento junto ao governo brasileiro. ERRADA
II-O plano de negócios tem por objetivo verificar a viabilidade financeira da empresa. CORRETA
III-O plano de negócios tem por objetivo monitorar o dia a dia da empresa e tomar ações corretivas, quando necessário. CORRETA
IV-O plano de negócios tem por objetivo apresentar vagamente a ideia do empreendedor para fins burocráticos de abertura da empresa. ERRADA
11-O
plano financeiro é de suma importância no plano de negócios, pois através deste é que o empreendedor conseguirá visualizar a viabilidade financeira do seu negócio. Sobre o plano financeiro, analise as sentenças a seguir:
I-O plano de negócios deve ser adequado ao plano financeiro até que o mesmo se torne viável. ERRADA
II-No plano financeiro deve ser provisionado o salário dos colaboradores e o pró-labore. CORRETA
III-O plano financeiro precisa apenas ser elaborado quando o empreendedor objetiva conseguir um financiamento junto a bancos. ERRADA
IV-O plano financeiro deve apresentar o ponto de equilíbrio de negócio e conter uma projeção das vendas. CORRETA
12-Incubadoras são "empresas" que abrigam e apoiam micro e pequenas empresas inovadoras nas primeiras etapas de sua vida. Sobre as características e objetivos das incubadoras, classifique V ou F:
( F ) As incubadoras são entidades públicas que prestam consultoria a micro e pequenos empreendedores na elaboração do plano de negócios.
( F ) As incubadoras auxiliam médias e grandes empresas na prospecção de novos produtos e sua colocação no mercado.
( V ) As incubadoras fomentam o empreendedorismo através de ações de fortalecimento e preparação de pequenas empresas antes de sua colocação no mercado.
( F ) As incubadoras têm como principal objetivo facilitar o acesso de pequenos empresários a financiadores e investidores.
13-As franquias, processo no qual se transfere o direito de uso de uma determinada marca, são negócios comerciais que estão em ampla expansão pelo mundo. Sobre alguns aspectos inerentes às franquias, classifique V ou F:
( V ) Royalties é o pagamento de parte do faturamento em contrapartida à cessão de uso da marca de determinada franquia.
( V ) Franqueado é a pessoa física ou jurídica que compra o direito de explorar uma patente ou marca, fazer uso de seus produtos/serviços e partilhar do conhecimento prévio do negócio.
( F ) Franqueador é a pessoa física autorizada a fazer uso da marca cedida por um terceiro.
( V ) Como exemplos de franquias podemos citar a Cacau Show, O Boticário e a Fisk Idiomas.
14-O Instituto Endeavor Brasil tem por finalidade promover o desenvolvimento do empreendedorismo em nosso país, através da implantação de programas que obtêm sucesso em outros países. Sobre as principais atividades do Instituo Endeavor, classifique V ou F:
( V ) O instituto assessora empreendedores desde a concepção até o aprimoramento do negócio.
( F ) Auxilia empreendedores que fecharam seu negócio na parte burocrática relacionada ao fechamento da empresa.
( V ) Procura formar alianças com universidades para promover e fortalecer a prática empreendedora.
( V ) Fomentar o interesse de investidores pelo empreendedorismo, aproximando-os dos novos empreendedores.
15-Um plano de negócios pode ser escrito por diversos motivos: abertura, expansão ou manutenção de um negócio. Essa informação deve constar dentro do plano de negócios para que o leitor saiba a finalidade do plano. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a seção do plano de negócios em que deve constar a finalidade do plano de negócios:
( ) Sumário.
( X ) Descrição da empresa.
( ) Plano financeiro.
( ) Análise estratégica.
16-Antes de se pensar no plano de negócios, é preciso na concepção do negócio. Nessa etapa, é preciso verificar o que realmente se quer e se o negócio é efetivamente uma oportunidade. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Antes de abrir um negócio, é preciso ver se é, de fato, uma oportunidade. CORRETA
II-As oportunidades estão no mercado para serem encontradas, porém não é possível analisá-las e aproveitá-las. ERRADA
III-Uma ideia de negócio não é necessariamente uma oportunidade. CORRETA
17-Um plano de negócios bem escrito e detalhado pode ser considerado o cartão de visitas do empreendedor, pois pode auxiliá-lo a conseguir um sócio ou financiamento para o negócio. Sobre as seções que compõe o plano de negócios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Mercado e competidores.
II-Marketing e vendas.
III-Análise estratégica.
IV-Plano financeiro.
( IV ) Seção na qual o empreendedor conseguirá verificar se o negócio é ou não é viável.
( III ) Nesta seção devem ser analisados os pontos fortes e pontos fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças do mercado.
( II ) Apresenta as características do produto, a política de preços, a comunicação para a promoção do produto e a distribuição, para que o consumidor tenha acesso ao produto
( I ) Deve traçar o perfil dos consumidores e dos concorrentes.
18-Segundo Dornelas (2012), o empreendedor deve avaliar a oportunidade que tem em mãos, para evitar despender tempo e recursos em uma ideia que, talvez, não agregue tanto valor ao negócio nascente ou já criado. Para se empreender, é preciso seguir conceitos, práticas e realidade, sempre pensando no sucesso da empresa ou na criação do novo negócio. É preciso identificar a oportunidade e, nesse sentido, o autor apresenta um guia com alguns fatores que devem ser analisados paras saber se uma ideia é uma boa oportunidade. Sobre critério e atratividade de alto potencial, analise as sentenças a seguir:
I-Necessidade dos clientes: identificadas, receptíveis, atingíveis. CORRETA
II-Estrutura do mercado: competição consolidada, mercado maduro ou em declínio. ERRADA
III-Necessidade de capital inicial: baixa a moderada. CORRETA
IV-Envolvimento com o negócio: apenas interesse financeiro. ERRADA
FONTE: DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio d Janeiro: Elsevier, 2012.
19-O processo de intraempreendedorismo acontece no ambiente interno da organização, sem ter a necessidade de criar um novo negócio. É o processo de desenvolvimento de seus colaboradores, assim é possível que os colaboradores façam com que suas ideias se realizem. Segundo Lozinsky (2010, p.53), "Uma pessoa motivada por alcançar objetivos desafiantes pode demonstrar que seu trabalho e o de seus colegas ou subordinados representa a melhor prática". Quais são as características dos intraempreendedores?
FONTE: LOZINSKY, Sergio. Implementando empreendedorismo na sua empresa: experiências e ideias para criar uma organização empreendedora (Intrapreneurship). São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.
( ) Assumir altos riscos sozinho; trabalhar sozinho; centralizador.
( ) Realização de sonhos pessoais; ser indiferente; estilo de gerente-chefe.
( ) Evita trabalhar em equipe; centralizador; evita capacitação dos colaboradores.
( X ) Liderança, criatividade, enfrentar dificuldades.
20-O empreendedor necessita avaliar várias vertentes no início de um novo negócio. Após identificar as necessidades do negócio, observar deficiências e tendências, analisar a "moda" do mercado no seu ramo específico, entre outros, o empreendedor precisa, segundo Dolabela (2008), identificar e avaliar novas oportunidades. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos que devem ser considerados na busca por uma oportunidade:
FONTE: DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão em Plano de Negócio, como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
( ) Satisfação dos clientes, concepções complexas.
( X ) Concebidas pela intuição; identificação desafiadora.
( ) Fácil identificação; uso de técnicas específicas.
( ) Falta de intuição; geralmente são programadas.
21-Nem sempre o empreendedor alcança o sucesso tão facilmente como se imagina. O índice de mortalidade entre as micro e pequenas empresas é elevado em nosso país. Todavia, existem algumas estratégias com as quais os empreendedores podem aumentar as suas chances de sucesso. Sobre essas técnicas, analise as sentenças a seguir:
I-O planejamento e o controle constante aumentam as chances de a empresa dar certo. CORRETA
II-O empreendedor que trabalha sozinho, centralizando o trabalho e as decisões, é aquele que possui mais chances do sucesso.
ERRADA
III-Mais chances tem o empreendedor que constantemente aprimora a sua rede de contatos. CORRETA
IV-O sucesso do empreendimento é mais garantido quando o empreendedor investe apenas recursos próprios no negócio. ERRADA
22-O plano de negócios é composto por algumas seções que tem o objetivo de apresentar as informações em uma sequência lógica. Sobre as seções do plano de negócios, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência de apresentação das informações dentro do plano de negócios:
( ) Plano financeiro - marketing e vendas - produtos e serviços.
( X ) Sumário executivo - descrição da empresa - plano financeiro.
( ) Marketing e vendas - mercado e competidores - descrição da empresa.
( ) Descrição da empresa - análise estratégica - sumário executivo.
23-Ao finalizar o plano de negócios, este será de grande utilidade para o empreendedor, pois servirá como um documento que poderá ser utilizado para diversos objetivos. Sobre o destino do plano de negócios, classifique V ou F:
( V ) Ele servirá para negociações com fornecedores.
( F ) Ele é um documento indispensável para se conseguir o CNPJ da empresa.
( F ) Ele deve ser anexado e registrado com o contrato social.
( V ) Ele auxilia na comunicação interna da empresa.
24-Ao elaborar o seu plano de negócios, o empreendedor deve tomar alguns cuidados para que este fique o mais próximo possível da realidade. Isto garante que, ao final, ele não tenha surpresas desagradáveis e que realmente enxergue a realidade do mercado. Sobre a elaboração do plano de negócios, analise as sentenças a seguir:
I-O plano de negócios jamais deve ser elaborado em softwares, pois eles não são confiáveis e deixam o plano muito sucinto. ERRADA
II-Depois de finalizado, todo o plano de negócios deve ser revisado, tanto o conteúdo como a ortografia. CORRETA
IIII-O plano de negócios não deve ser persuasivo, pois ele é um mero documento necessário para fins burocráticos. ERRADA
IV-Ao escrever o plano de negócios, o empreendedor deve levar em conta o público para o qual irá apresentá-lo para definir seu tamanho e conteúdo. ERRADA
25-No mundo atual, com a constante evolução do mercado de trabalho, os empreendedores necessitam de uma boa dose de criatividade, que faz com que o gestor se volte para o futuro, criando inovações com o intuito de estar ao nível de concorrência desejado no mercado. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns recursos básicos para desenvolver a criatividade:
( ) Ser introvertido, estudar e atualizar-se sozinho.
( ) Não dividir novas ideias com outras pessoas, desenvolvê-las sozinho.
( ) Aprofundar seus conhecimentos em um assunto específico.
( X ) Ler sobre assuntos diversificados e sobre tendências de mercado.
26-A inovação vai muito além do que apenas criar um novo produto, serviço ou marca. Para que algo seja inovador, precisa oferecer um diferencial, uma vantagem para o consumidor. Portanto, nem toda mudança é uma inovação. Para que um produto ou serviço seja considerado inovador, ele precisa atender a alguns critérios. Diante desse contexto, classifique V ou F:
( V ) Um produto é inovador quando nele é incorporada uma nova tecnologia.
( V ) A inovação acontece quando há a abertura de um novo nicho de mercado.
( F ) O produto/serviço é inovador quando é lançado no mercado com um preço menor.
( V ) O produto/serviço, quando posicionado para novos usuários, é inovador.
27-Para abrir um novo negócio ou mesmo expandir, o plano de negócios tem um papel muito importante. É usado para conhecer as oportunidades e as ameaças vindas do ambiente externo. Com relação ao plano de negócios, analise as sentenças a seguir:
I-É necessário para que a empresa seja legalizada. ERRADA
II-Contribui parra angariar recursos com bancos ou investidores. CORRETA
III-É importante para verificar a viabilidade da oportunidade. CORRETA
28-O plano de negócios é uma excelente ferramenta de planejamento de um novo negócio, que auxilia o empreendedor desde a concepção do novo negócio até o monitoramento constante da empresa em funcionamento. Sobre as seções que formam um plano de negócios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Sumário.
II-Sumário executivo.
III-Descrição da empresa.
IV-Produtos e serviços.
( II ) É considerada a seção mais importante e apresenta uma síntese de todo o conteúdo do plano de negócios.
( IV ) Deve conter uma análise do ciclo de vida dos produtos/serviços e seus diferenciais com relação à concorrência.
( I ) Facilita a localização da seção desejada pelo leitor.
( III ) Nesta seção é necessário que o empreendedor apresente a finalidade do plano e também a equipe gerencial.
29-O empreendedorismo social possui características distintas do empreendedorismo de negócios; é um fenômeno muito antigo, porém somente agora começa a ser difundido no Brasil. Sobre o conceito de empreendedorismo social, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O empreendedorismo social é aquele que permite a abertura de empresas em países e regiões subdesenvolvidos.
( ) O empreendedorismo social é aquele que não adota o conceito de inovação, pois copia empreendimentos já existentes na sociedade.
( ) O empreendedorismo social tem o objetivo de criar empresas para empregar exclusivamente indivíduos que correm riscos na sociedade.
( X ) O empreendedorismo social tem o objetivo de resolver problemas que levam a sociedade a correr riscos, como a pobreza e a exclusão social.
30-A inovação é o caminho mais certo para promover o empreendedorismo. Pessoas e empresas inovadoras são aquelas que mais facilmente conseguem identificar e usar oportunidades nos negócios. Sobre a inovação, analise as sentenças a seguir:
I-Considera-se inovação quando a empresa introduz mudanças na sua estrutura e processos. CORRETA
II-Considera-se uma inovação quando a empresa se posiciona de uma maneira diferenciada no mercado. ERRADA
III-Inovação é a mesma coisa que invenção, e é assim chamada quando se aplica a produtos. ERRADA
IV-A inovação pode acontecer desde a produção até a distribuição da mercadoria. CORRETA
31-O empreendedorismo feminino merece ser estudado devido à ascensão e à importância da mulher no mercado de trabalho. Ações empreendedoras promovidas por mulheres têm suas peculiaridades quando comparadas com empreendimentos masculinos. Sobre o empreendedorismo feminino, classifique ou F:
( V ) Uma das razões que levam as mulheres a empreender é a realização de se tornarem independentes.
( F ) Historicamente, as mulheres empreendem mais do que os homens.
( V ) A intuição é apontada como uma característica diferenciada da mulher empreendedora.
( V ) A mulher é mais flexível e consegue resolver várias coisas conjuntamente, enquanto o homem é mais focado.
32-Assim como o empreendedorismo representa a abertura de um novo negócio, eel pode também acontecer dentro de empresas já existentes. Essa forma de empreendedorismo acontece quando as organizações criam um clima favorável para o desenvolvimento da criatividade e inovação de seus colaboradores. Qual é o nome que recebe o empreendedorismo quando acontece dentro das organizações?
( ) Empreendedorismo colaborativo.
( ) Empreendedorismo funcional.
( X ) Empreendedorismo corporativo.
( ) Empreendedorismo social.
33-O termo empreendedorismo não é somente utilizado para a concepção de um novo negócio, ele pode ser usado também em outras situações. Um exemplo é o empreendedorismo social, conceito utilizado quando se procura resolver dificuldades sociais. Sobre os diferenciais do empreendedorismo social, classifique V ou F:
( F ) O empreendedorismo social tem o foco no mercado.
( F ) O empreendedorismo social visa ao lucro e à ascensão de seus administradores.
( V ) O desempenho do empreendedorismo social é medido pelo impacto que causa numa sociedade.
( V ) Enquanto o empreendedorismo privado é individual, o empreendedorismo social é coletivo.
34-O planejamento
é a primeira das quatro funções da administração, que são, além do planejamento, a organização, a direção e o controle. Ela ocupa a primeira posição devido à sua importância dentro do processo administrativo, pois qualquer atividade empresarial, antes de tudo, deve ser planejada. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-O planejamento é importante, não apenas para a abertura de um novo negócio, mas durante todas as etapas e vida organizacional. CORRETA
II-O planejamento é importante somente quando ocorrerá o lançamento de um novo produto. ERRADA
III-O planejamento é importante somente quando a empresa deseja conquistar um novo nicho de mercado. ERRADA
35-O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento que pode ser usada em todos os tipos e tamanhos de empresa, para quem vai abrir o negócio ou para quem já está no mercado. Os autores Schneider e Branco (2012) detalham sobre o uso do plano de negócios nos mais diferentes tipos de negócios. Sobre esses tipos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I-Pequenas, médias e grandes empresas: cada ramo de atividade possui especificidades que devem ser colocadas no plano de negócios, tornando-o essencial para as empresas de qualquer setor. ERRADA
II-Indústria, comércio e serviço: independentemente do tamanho da empresa que se pretende abrir, o planejamento detalhado é muito importante. ERRADA
III-Empresas nascentes, consolidadas ou em reestruturação: todas precisam de um plano de negócios e em qualquer estágio do ciclo de vida de uma empresa, pois permite a sustentação do sonho ao longo do tempo. CORRETA
FONTE: SCHNEIDER, E.I.; BRANCO, H.J. C. A caminhada empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade. Curtiba: InterSaberes, 2012.
36-Antes de abrir seu próprio negócio, é comum que o empreendedor procure por alguma forma de financiamento para tornar seu sonho realidade. Mesmo que em nosso país haja poucas opções, existem algumas formas e organizações pelas quais ele pode conseguir o valor para iniciar seu negócio. Sobre as opções de financiamento disponíveis ao empreendedor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Financiamento de familiares e amigos.
II-Investidores anjos.
III-Programas do governo.
IV-Sebrae.
( III ) O FINEP e o BNDES são exemplos desse tipo de financiamento.
( I ) Na maioria das vezes, é a única fonte de recursos à qual o pequeno empreendedor tem acesso para iniciar seu negócio.
( IV ) Presta consultoria às empresas, apresentando as principais linhas de crédito existentes.
( II ) Investidor para aplicar e fazer render mais o seu capital.
37-Uma das etapas do plano de negócios deve conter as estratégias referentes ao preço, produto, praça e promoção. Estes itens são de suma importância para entender onde e como este produto irá se posicionar no mercado. Qual é a seção do plano de negócios em que devem constar essas informações?
( ) Produtos e serviços.
( ) Mercado e competidores.
( ) Análise estratégica.
( X ) Plano de marketing.
38-Planejamento é uma etapa essencial em qualquer atividade. Ao conhecer uma nova empresa, o plano de negócios é a etapa de planejamento do empreendimento. Referente a essa fase, classifique V ou F:
( V ) O plano de negócios pode ser de três tipos: completo, resumido e operacional.
( F ) A seção mais importante do plano de negócios é o sumário, pois facilita ao leitor encontrar mais facilmente a seção desejada.
( V ) O plano de negócios é o cartão de visitas para o empreendedor que deseja solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras.
( F ) A elaboração de um plano de negócios somente é válida quando o empreendedor deseja conseguir um financiamento com capitalistas de risco.
39-O Sebrae é uma instituição privada que apoia, sob a forma de consultoria, os novos empreendedores brasileiros. Foi uma das entidades pioneiras em nosso país a prestar este tipo de serviço e incentivar o empreendedorismo. Sobre o Sebrae, classifique V ou F:
( F ) O Sebrae auxilia grandes empresas a realizarem o planejamento financeiro.
( V ) O Sebrae atende a empreendedores antes, durante e depois da abertura do seu negócio.
( V ) O Sebrae oferece aos empreendedores, além de uma ampla gama de serviços, diversos cursos na área de gestão de empresas.
( F ) O Sebrae é uma instituição governamental que presta assessoria às empresas que estão para cessa as atividades devido a problemas diversos.
40-Sabemos que na análise SWOT são analisados os agentes macro e microambientes, para determinar os desafios que a empresa encontrará no mercado. Esta análise é necessária para estabelecer estratégias para o aproveitamento dos aspectos positivos e minimização dos problemas que podem ser causados pelos aspectos negativos. Sobre a análise SOWT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Ameaça.
II-Oportunidade.
III-Ponto fraco.
IV-Ponto forte.
( I ) Aumento dos impostos.
( III ) Elevados custos de fabricação.
( II ) Abrandamento nas regulamentações.
( IV ) Diferencial competitivo.
41-O franchising é uma opção de negócio para pessoas que desejam ser empreendedoras. As franquias possuem algumas características diferenciadas dos negócios próprios, porém também exigem do proprietário as características empreendedoras como qualquer outro negócio. Sobre as franquias, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Franquias são empresas em funcionamento, abertas por pessoas experientes (franqueadores), que vendem essas empresas para indivíduos (franqueados) que desejam abrir um negócio, porém não querem passar pela burocrática etapa da constituição da empresa.
( X ) Franquias são licenças nas quais trabalham em conjunto dois sujeitos: detentor da marca (franqueador) e o explorador da marca (franqueado).
( ) Franquias são empresas que prestam consultoria para pequenas empresas em diversas áreas. Como novas tecnologias, marketing, recursos humanos, entre outros.
( ) Franquias são todas as empresas de pequeno porte que necessitam de um espaço muito restrito para instalação de sua estrutura.
42-A seção do plano de negócios intitulada “Produtos e Serviços” é importante para que se estabeleça e se conheça mais profundamente os produtos/serviços que a empresa irá ofertar para seus futuros clientes. É uma seção primordial que garante ao leitor do plano de negócios entender o que vai ser comercializado. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a informação que obrigatoriamente deve constar nessa seção:
( X ) Deve apresentar os diferenciais dos produtos/serviços oferecidos.
( ) Deve apresentar um estudo sobre o custo de produção do produto/serviço.
( ) Deve apresentar uma análise sobre os concorrentes que possuem produtos/serviços similares.
( ) Deve conter informações sobre preço, praça e promoção dos produtos/serviços.
43-Na seção “Análise Estratégica” do plano de negócios, o empreendedor deve mostrar que conhece bem o ambiente interno da organização e também o externo. Para deixar claro ao leitor este aspecto, ele deve focar o conteúdo dessa seção em quatro principais itens. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses elementos:
( ) Ambiente interno, ambiente externo, ambiente organizacional e ambiente cooperativo.
( ) Competidores, fornecedores, clientes e acionistas.
( ) Recursos materiais, recursos não materiais, recursos humanos e recursos ambientais.
( X ) Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
44-O plano de negócios é ferramenta indispensável ao individuo que deseja transformar o sonho do negócio próprio em realidade. Através do plano, ele tem a possibilidade de melhor visualizar sua empresa e medir os riscos do novo negócio. Sobre o plano de negócios, classifique V ou F:
( V ) O plano de negócios também possui sua utilidade em empresas já em funcionamento, pois auxilia na comunicação do negócio para o público interno.
( V ) Planos de negócios podem ser elaborados em softwares específicos criados com o fim de auxiliar os empreendedores.
( V ) O plano
de negócios ajuda o empreendedor a tomar decisões e monitorar o cotidiano de sua empresa.
( F ) O plano financeiro é uma seção opcional, pois os valores relativos ao novo negócio são possíveis de estimar somente após a abertura do negócio.
45-Quando um indivíduo opta pelo empreendedorismo como meio de alavancar sua carreira, ele precisa estar ciente das vantagens e desvantagens dessa escolha. Ele deve colocar esses prós e contras na balança e analisar muito bem se é realmente o que ele deseja. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma vantagem na hora de ter o próprio negócio:
( ) Não correr riscos elevados.
( X ) Realizar o sonho pessoal e trabalhar com o que se gosta.
( ) Ganhar um alto salário sem precisar trabalhar horas extras.
( ) Ter mais tempo disponível para a família e momentos de lazer.
46-Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Dentro desse contexto, classifique V ou F:
( F ) A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
( F ) A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
( V ) A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
( V ) A administração deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros.
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
47-Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo SEBRAE e pelo Instituo Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), de cada 100 brasileiros que começam um negócio próprio, 71 são motivados por uma oportunidade de negócio. Com relação à identificação de oportunidades, analise as sentenças a seguir:
I-Os empreendedores, além de identificar uma oportunidade, também sabem aproveitá-las. CORRETA
II-Os empreendedores utilizam informações e conhecimento para identificar oportunidades. CORRETA
III-Os empreendedores são exímios observadores e percebem mais os problemas do que as oportunidades. ERRADA
IV-Os empreendedores são identificadores de oportunidades, com habilidades para consumir uma visão partindo do nada. CORRETA
FONTE: Disponível em: HTTP://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/03/brasil-e-o-numero-1-em-ranking-de-empreendedorismo.html. Acesso em: 24 nov. 2016.
48-O novo empreendedor deve conhecer os trâmites sobre o registro de marcas, pois é importante que a marca por ele criada seja protegida de cópias. Sobre a marca, sinal distintivo da empresa, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A marca tem o objetivo de reconhecer legalmente a propriedade e o uso de uma invenção.
( ) O registro de marca e o registro de patente são a mesma coisa; a primeira é utilizada para produtos, enquanto a segunda é utilizada para serviços.
( ) O registro da marca deve ser feito obrigatoriamente pelo empreendedor no momento da abertura do negócio, na junta comercial da sua cidade.
( X ) A marca permite ao cliente identificar seu negócio, pois através dela é possível diferenciar visivelmente determinado negócio de seus concorrentes.
49-Um dos destaques da Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2009 é o crescimento do empreendedorismo no Brasil. Pesquisas demonstram que o Brasil vem galgando posições, sendo apontado como um dos países mais empreendedores do mundo. Com relação aos fatores que contribuíram para o crescimento do empreendedorismo no Brasil, classifique V ou F:
( F ) A implantação, desde o período da colonização, de uma cultura voltada para o empreendedorismo.
( V ) A abertura econômica do país que teve início a partir da década de 1990.
( V ) O fornecimento de subsídios e incentivos por parte do governo, a fim de incentivar a criação de empresas.
( V ) A criação de entidades como SEBRAE que prestam suporte aos pequenos empresários.
FONTE: Disponível em: HTTP://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/jose-dornelas/2015/04/06/brasil-e-o-pais-mais-empreendedor-do-mundo-mas-falta-inovacao.htm. Acesso em: 24 nov. 2016.
50-Umas das formas de empreender, sem ser dono de um negócio, é dentro da própria empresa em que se trabalha. Esse processo é chamado de intraempreendedorismo. Sobre o intraempreendedor, classifique V ou F:
( F ) Quando se trata do intraempreender, verifica-se que os objetivos estão atrelados às atribuições corporativas.
( F ) Um dos aspectos é desenvolver e criar valor para melhor aplicar os recursos.
( V ) O intraempreendedor, apesar de empreender, não precisa necessariamente ter conhecimento sobre a empresa em que trabalha.
( F ) As pessoas que trabalham para uma organização devem se limitar a desenvolver as tarefas do seu cargo.
51-A criatividade, a inovação e o empreendedorismo andam lado a lado, pois, sem as duas primeiras, o processo empreendedor não acontece de maneira adequada. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Apenas uma ideia nova não é inovação; para ser concretizada, ela precisa se tornar viável e ser aplicada, o que é papel do empreendedor. CORRETA
II-Toda ideia torna-se uma inovação, basta o empreendedor colocá-la no papel e transmiti-la para seu público. ERRADA
III-Quanto mais intensa e difícil de copiar, mais vantagens competitivas a inovação gera para a empresa. CORRETA
IV-Para uma empresa ser inovadora, esta precisa ocorrer em diferentes setores, deve ser de diferentes tipos e deve ser intensa. CORRETA
52-(ENADE, 2015) Muitos empreendedores no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atuam. O interessante é que muitos empreendimentos pequenos conseguem destaque devido a uma oportunidade percebida pelo empreendedor fundador. Por mais que existam inúmeros empreendimentos fundados dessa maneira, grande parte desses empreendedores não possuem conhecimento técnico necessário para elaborar novas estratégias no futuro. Certas oportunidades exigem nível maior de visão mercadológica e atitudes técnicas. Nesse contexto, recursos podem ser utilizados como ferramentas de gerenciamento, tal como a matriz de análise SWOT.
FONTE: Disponível em: HTTP://www.administradores.com.br. Acesso em: 26 jul. 2015.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir, sobre a análise SWOT.
I-É uma técnica de análise de ambiente interno e externo comumente empregada no planejamento estratégico para avaliar o posicionamento da organização e sua capacidade competitiva. CORRETA
II-Funciona como um guia na definição de plano de ações para eliminar os riscos e assegurar o sucesso de ações para eliminar os riscos e assegurar o sucesso da empresa. É recomendada para aprofundar o conhecimento sobre o negócio e para análise contextual. ERRADA
III-É uma ferramenta para análise de cenário, utilizada como base para gestão e planejamento estratégico de corporações e empresas. Entretanto, devido à sua simplicidade, pode ser utilizada para outros tipos de análise de cenário, como na criação de um site. CORRETA
IV—Na análise do ambiente interno, deve-se identificar variáveis que não estão sob controle da organização e que podem comprometê-la. As ameaças podem envolver a perda de um profissional chave para o negócio, bem como estar relacionadas a fatores econômicos, políticos, ambientais e legislativos. ERRADA
53-(ENADE, 2013) Um empreendedor deseja montar um food truck, automóvel que comercializa comida, ou seja, restaurante sobre rodas que leva a consumidores cozinhas itinerantes, oferecendo pratos elaborados a preços acessíveis. Para tanto, buscou na Matriz BCG (Boston Consulting Group) – representada na figura a seguir –
uma ferramenta de tomada de decisão e estratégia de vendas, para, a partir de análises e informações, escolher o produto em que irá investir. Considerando a relação entre produto escolhido e a respectiva estratégia de venda, o empreendedor deve ponderar que:
( ) Os produtos dos tipos vaca leiteira e estrela têm pequena participação no mercado, embora apresentem grande potencial de crescimento e atinjam público diversificado, sendo, portanto, aconselhável o investimento em sanduíches ou comida asiática.
( ) Os produtos do tipo abacaxi, como os comercializados em docerias, tem reduzido potencial de crescimento, apesar de apresentarem grande participação no mercado e serem bem conhecidos por clientes.
( ) Os produção e a comercialização de sanduíches requerem alto investimento e apresentam baixa perspectiva de retorno, pois trata-se de produto que se classifica como do tipo vaca leiteira.
( X ) Os investimentos em pizzas e massa artesanais – produtos do tipo ponto de interrogação – têm grande potencial de crescimento, ainda que apresentem pequena participação no mercado no início do negócio.
54-Segundo Hisrich (2004), existe um processo empreendedor, que tem como foco garantir que a empresa ou produto idealizado consiga ser posto em prática, passando por menos riscos de não ser bem-sucedido. Sobre a sequência e que ocorrem as etapas deste processo, ordene os itens a seguir:
I-Desenvolver o plano de negócios.
II-Determinar e captar os recursos necessários.
III-Gerenciar a empresa criada.
IV-Identificar e avaliar a oportunidade.
FONTE: HISRISCH, Robert D; PETERS Michael P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
( X ) IV - I - II - III
( ) IV - III - II - I
( ) I - IV - III - II
( ) I - III - IV - II
55-Ao analisar a história e o surgimento do empreendedorismo entendemos que a terminação empreender foi utilizada pelo economista Richard Cantillon (1755), e tem i seu significado com base na palavra risco. A esse respeito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Idade Média.
II-Século XVII.
III-Século XVIII.
IV-Século XIX e XX.
( III ) Neste período, houve a diferenciação das palavras capitalista e empreender, início da industrialização.
( II ) Aqui podemos destacar a escolha entre os termos: assumir os riscos e empreendedorismo. Destacam-se os preços prefixados.
( IV ) Neste cenário, os gerentes e os administradores passam a ser confudidos com os empreendedores.
( I ) Neste momento, determinava-se o responsável pelo gerenciamento de amplos projetos de produção.
56-Muitas características apresentadas por Dolabela (2008) são natas , porém outras precisam ser desenvolvidas, mas dificilmente serão encontradas na totalidade em apenas um indivíduo. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DOLABELA, F. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
( ) A liderança e o comprometimento é organizar e planejar a atividades, procurando cumpri-las sempre.
( X ) Riscos calculados é uma das qualidades mais importante do empreendedor de sucesso, pois desponhe a coragem de enfrentar as dificuldades.
( ) Aproveitar oportunidades pode vir da experiência prática, de informações obtidas em publicações especializadas, em centros de tecnologia e outras fontes, como clientes, fornecedores e mesmo a concorrência.
( ) Busca de informação e conhecimento reúne a percepção da oportunidade para um novo negócio sendo prático da iniciativa.
57-O empreendedor é uma pessoa que deve possuir uma ampla rede de relacionamentos e saber onde buscar auxílio quando encontra alguma dificuldade. Para isto, estão à sua disposição diversas entidades que podem prestar assessoria para o seu negócio. Sobre as assessorias para empreendedores, analise as sentenças a seguir:
I-As assessorias jurídica e contábil são exclusivas para empresas de médio e grande porte. ERRADA
II-O Sebrae é uma entidade que presta consultoria a micro e pequenos empresários. CORRETA
III-As incubadoras estimulam o empreendedorismo através de apoio estrutural, técnico e consultivo. CORRETA
IV-Universidades e institutos de pesquisa podem assessorar novos negócios, principalmente no aspecto de transferência de novas tecnologias. CORRETA
58-A riqueza de uma nação é medida por sua capacidade de produzir os bens e serviços necessários ao bem-estar da população. Acreditou-se que o ,melhor recurso para solucionar graves problemas socioeconômicos pelos quais o Brasil passou foi a liberação da criatividade dos empreendedores (DEGEN, 1989). Esses empreendedores necessitam possuir algumas características pessoais. Sobre essas características, analise as opções a seguir:
I-Ser ousado. CORRETA
II-Saber correr riscos calculados. CORRETA
III-Ser visionário. CORRETA
IV-Ser focado em seu objetivo próprio. ERRADA
FONTE: DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989.
59-A seção "Descrição da empresa" do plano de negócios é bastante importante, pois nela será apresentado um resumo do empreendimento, incluindo o objetivo do plano e o ramo de atuação da empresa. Referente às demais informações que devem constar nessa seção, analise as sentenças a seguir:
I-Nessa seção, o empreendedor deve informar se o plano de negócios é para um novo negócio, para uma expansão da empresa ou para aquisição. CORRETA
II-Essa seção deve conter os membros da equipe gerencial e um organograma detalhado dos cargos existentes na empresa. CORRETA
III-Essa seção deve apresentar os principais concorrentes da nova empresa e os clientes em potencial. ERRADA
IV-Nessa seção serão apresentadas a localização da nova empresa e detalhes sobre sua infraestrutura. CORRETA
60-Para Chiavenato (2012), empreendedores são aqueles que aprendem a transformar sonhos em realidade, oportunidades em ações decisivas, metas e objetivos em resultados concretos e boas ideias em ofertas de produtos e serviços inovadoras. Acredita-se que existem três causas principais, que movem o empreendedorismo. Sobre essas causas, analise as seguintes afirmativas:
I-A natureza humana: alguns estudos mostram que os empreendedores têm necessidade de autorrealização. CORRETA
II-O papel do empreendedor na economia, uma vez que ele provoca amplas mudanças e gera empregos. CORRETA
III-A estrutura econômica mundial, em função da participação e do papel ue a pequena e média empresa desempenham. CORRETA
IV-Rota comercial do Oriente: percursos da compra e venda de mercadorias. ERRADA
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. Barueri: Manole, 2012.
61-Para que o novo empreendimento tenha sucesso, é preciso que o empreendedor siga alguns processos. Este processo faz com que ele conheça a viabilidade do negócio, tenha risco e, por consequência, mais chance de ser bem-sucedido. É o processo que detalha todas as etapas do novo empreendimento e muito conhecimento no ambiente empreendedor. Este documento que descreve a oportunidade de negócio é:
( ) A captação de recursos.
( ) O gerenciamento da empresa.
( ) A identificação de oportunidades.
( X ) O plano de negócios.
62-O Brasil buscou se estruturar e apoiar o empreendedorismo com diversos programas de incentivo. Em situações como a de ensino de empreendedorismo, pode até mesmo ser comparado aos Estados Unidos. Sobre esses programas, classifique V ou F:
( V ) Os programas Softex e Gênesis, criados em 1990, apoiam atividades empreendedoras ligadas a softwares em universidades.
( V ) O programa do Governo Federal, Brasil Empreendedor, buscou dar capacitação a milhões de empreendedores.
( V ) Empretec e Jovem Empreendedor do Sebrae buscam o desenvolvimento do empreendedor e melhorar seu desempenho.
( V ) Cursos das universidades que se dedicam ao ensino do empreendedorismo.
63-Empreender, principalmente em momentos de crise, torna-se uma alternativa para muitos brasileiros,
mas não basta sonhar, é preciso colocar no papel a ideia e que esta traga retorno para o empreendedor. Para colocar em prática, é preciso identificar oportunidades, criar novos negócios ou novos mercados. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza o empreendedorismo:
( X ) Assumir riscos calculados: criar valor; identificar oportunidades.
( ) Assumir riscos: buscar informações; não criar valor.
( ) Assumir riscos não calculados; não buscar informações; identificar oportunidades.
( ) Assumir incertezas; aceitar o fracasso; trabalhar em equipe.
64-Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
( ) Neste princípio, os empreendedores pensam de uma forma alternativa no que diz respeito a essa advertência, para transformá-la em oportunidade.
( ) Neste princípio, os empreendedores tratam esses imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
( ) Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido.
( X ) Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém.
65-A inovação pode ser radical, quando algo totalmente novo é lançado ou incremental, quando mudanças são feitas a partir de algo já existente. Para Wang e Ahmed (2004), a inovação pode ocorrer com a introdução de novos produtos para o mercado, ou abertura de novos mercados, através da cominação de orientação estratégica com o comportamento inovador e processo. Sobre os tipos de inovação que o autor traz, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Inovação de produto.
II-Inovação de mercado.
III-Processo de inovação.
IV-Inovação comportamental.
V-Capacidade de inovação estratégica.
( II ) Nova abordagem que as empresas fazem em determinado nicho de mercado.
( I ) Grau de novidade e significância relacionado ao novo produto colocado no mercado.
( III ) Novo método de produção com novas tecnologias.
( V ) Gerenciar objetivos organizacionais e melhor utilização de recursos.
( IV ) Quando vem de forma individual ou em equipes, gera um ambiente catalisador de inovação.
FONTE: WANG, C. L.; AHMED, P. K. he development and validation of the organizational innovativeness construct using confirmatory actor analysis. European Journal of Innovation Management, 7(4), 303-313, 2004.
66-A classificação do porte das empresas em micro, pequena, me´dia ou grande pode ser a partir de critérios qualitativos e quantitativos. No caso do quantitativo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae - utiliza o critério referente ao número de colaboradores para classificar o porte das empresas. Sobre esse critério de número de colaborados para a indústria, associe os itens utilizando o código a seguir:
I-Microempresa.
II-Empresa de pequeno porte.
III-Empresa de médio porte.
IV-Empresa de grande porte.
( III ) De 100 a 499.
( I ) Até 19.
( II ) De 20 a 99.
( IV ) Acima de 499.
67-Uma pesquisa mercadológica contribui para colher informações relacionadas ao negócio que se pretende abrir. Esta pode ser feita através de dados primários ou secundários. Sobre as fontes primárias e secundárias, analise as sentenças a seguir:
I-Os dados primários são informações já coletadas e organizadas por instituições públicas ou privadas. ERRADA
II-Os dados secundários devem ser a primeira opção do empreendedor, pois têm menor custo. CORRETA
III-Os dados secundários são normalmente de fácil acesso, disponibilizados na internet. CORRETA
IV-Os dados secundários são organizados normalmente por empresas especializadas e terão algum custo para o empreendedor. ERRADA
68-O plano de negócios é um documento formal, composto por algumas seções. Esssas seções apresentam os principais pontos a seguir para que o negócio possa obter sucesso. Sobre a ordem das principais seções, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Sumário executivo; aspectos legais; análise de mercado; plano de mercado; plano operacional; plano financeiro; plano estratégico.
( ) Análise de mercado; sumário executivo; aspectos legais; plano de mercado; plano financeiro; plano estratégico; plano operacional.
( ) Aspectos legais; sumário executivo; plano estratégico; análise de mercado; plano de mercado; plano operacional; plano financeiro.
( ) Aspectos legais; análise de mercado; sumário executivo; plano de mercado; plano operacional; plano financeiro; plano estratégico.
69-O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I-A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo. CORRETA
II-Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, mas o plano de negócios não será diferente. ERRADA
III-Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade. CORRETA
70-A patente é um título de propriedade temporária. Ela é obtida quando se tem uma invenção ou modelo de utilidade outorgado pelo Estado, aos inventores ou autores u outras pessoas físicas ou jurídicas que detêm o direito da criação. Sobre as patentes, analise as sentenças a seguir:
I-Aconselha-se ao interessado que, antes de efetuar o depósito, na classe (atividade) em que pretende registrar seu produto ou serviço, faça a busca prévia pela marca. ERRADA
II-A perda da patente pode ocorrer pela inobservância do disposto no art. 217 da Lei de Propriedade Industrial. ERRADA
III-A patente dá o direito ao inventor ou ao detentor da patente o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. CORRETA
71-Quando falamos de plano de negócio, podemos identificar três tipos na literatura: o plano de negócios completo, o resumido e o operacional, que são utilizados conforme a necessidade de cada empreendedor. Sobre os tipos de planos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I-Plano de negócios completo é utilizado quando o empreendedor precisa de um investimento alto. CORRETA
II-No plano de negócios resumido são apresentados os objetivos micro do negócio, com foco em informações específicas. ERRADA
III-Plano de negócios operacional é mais usado para uso interno na organização. CORRETA
IV-Plano de negócios operacional contribui para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estabelecidos. CORRETA
72-Uma startup é uma empresa que possui elevado potencial de crescimento, além de ser extremamente inovadora. Existem alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração por empreendedores que desejam abrir uma empresa de alto impacto, ou seja, uma startup. Sobre as startups e os aspectos a serem considerados para sua abertura, analise as entenças a seguir:
I-Antes de abrir o negócio, é necessário avaliar minuciosamente o mercado (consumidores e concorrentes) e também ouvir opiniões sobre o negócio. CORRETA
II-Startups são pequenos negócios que podem ser montados apenas a partir da ideia do empreendedor, não necessitam ser colocados no papel, ou seja, não necessitam de um plano de negócios. ERRADA
III-Velocidade e flexibilidade são dois
aspectos fundamentais para este tipo de negócio se tornar competitivo no mercado. CORRETA
IV-Este modelo de negócio pode crescer amplamente num mercado regional ou nacional, porém dificilmente evolui para um mercado internacional. ERRADA
73-Para ter acesso a crédito, o empreendedor deve ser muito bem informado, valendo-se de sua rede de contatos para verificar qual a melhor forma de captação de recursos para seu negócio. Podemos destacar como sendo as principais fontes de financiamento de patrimônio: economias pessoais, capitalistas de risco, indivíduos abastados (anjos) e o mercado de títulos. Sobre o capital de risco, analise as sentenças a seguir:
I-Várias organizações com capital de risco fornecem assistência gerencial a empresas que estão iniciando suas atividades, auxiliando em outras necessidades financeiras posteriores. CORRETA
II-O capital de risco é derivado de investimentos de pessoa física, um capitalista de risco que possui dinheiro e procura alternativas para obter melhor rendimento para seu dinheiro. ERRADA
III-Capital de risco geralmente é associado àquelas corporações ou sociedades que operam como grupos de investimento, caracterizado pela grande gama de origens de capital. CORRETA
IV-Capital de risco não se enquadra em investimentos utilizados como apoio nos negócios, tendo como origem participações acionárias. ERRADA
74-Depois de finalizado o plano de negócios, este serve como um cartão de visitas para o empreendedor que busca por recursos para colocar seu negócio em prática. Sobre a possibilidade de financiamentos em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O empreendedor pode optar por um programa ofertado pelo governo brasileiro, possui uma variedade de opções específicas para cada tipo de empreendimento.
( ) As taxas de juros normalmente são muito acessíveis em nosso país, porém o empreendedor deve tomar cuidado ao solicitar financiamento junto a organizações idôneas.
( ) Empreendedores brasileiros não necessitam de muitos recursos para seus negócios, pois a maioria consegue montar sua empresa apenas com a economia pessoal.
( X ) Em nosso país não é muito fácil conseguir financiamentos, e o empreendedor deve ter muito cuidado ao escolher a melhor opção para captar recursos.
75-Em nosso país, não é muito fácil conseguir financiamentos, porém todo empreendedor deve ter sua "carta na manga", como, por exemplo, a sua rede de conatos pessoais, tornando possível identificar a opção de financiamento ou a captação de recursos mais propícia para o seu negócio. Entre as principais fontes de financiamento para novos negócios podemos citar as economias pessoais ou de familiares, acionistas, bancos, entre outros. Sobre as principais fontes de financiamento de patrimônio, analise as sentenças a seguir:
I-Empréstimos requisitados de amigos e parentes são normalmente uma fora de financiamento rápido e, às vezes, são a única opção disponível. CORRETA
II-O anjo é um capitalista de risco que procura investir seu dinheiro onde consegue uma melhor rentabilidade. Nisso pode-se incluir novos negócios. CORRETA
III-Os capitalistas de risco são organizações que fazem investimentos apenas e pequenos e novos negócios. ERRADA
IV-O Brasil é um dos países onde temos mais facilidade de conseguir financiamentos para o patrimônio de nossas empresas. Está entre as economias mais aquecidas do mundo. ERRADA
76-Muito se fala sobre o tema empreendedorismo , porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos ou verdades do empreendedorismo, classifique V ou F:
( V ) Mito: empreendedores já nascem prontos para o sucesso.
( F ) Realidade: empreendedores assumem riscos altíssimos e desnecessários.
( F ) Realidade: empreendedor que possui capital tem sucesso garantido no seu negócio.
( V ) Mito: os empreendedores trabalham sozinhos.
77-O plano de negócios deve ser bem organizado, de forma que seja atraente ao leitor e também contenha todas as informações relativas a novo negócio. Sobre as seções do plano de negócios, classifique V ou F:
( F ) As informações iniciais, como nome, endereço da empresa e identificação dos proprietários, devem constar nos anexos do plano de negócios.
( F ) O sumário executivo, principal seção do plano de negócios, deve focar num resumo do plano financeiro.
( V ) Os ambientes interno e externo são analisados profundamente na seção Análise Estratégica.
( V ) Elementos como nicho de mercado, tendências de mercado e análise de concorrentes são analisados na seção Mercado e Competidores.
78-O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento indispensável para qualquer empreendedor e que não pode faltar para a abertura de um negócio, pois minimiza as chances de ocorrerem erros e aumenta as chances de sucesso futuro. Sobre planejamento, analise as sentenças a seguir:
I-Entre dois negócios que possuem os mesmos recursos humanos e materiais, aquele que planejar suas ações com antecedência será melhor sucedido. CORRETA
II-O planejamento é uma ação seguida pelas etapas de organização, liderança e controle. CORRETA
III-A falta de planejamento é um dos maiores motivos do fechamento de empresas no primeiro ano de existência. CORRETA
IV-O planejamento serve apenas para provisionar recursos materiais. Recursos humanos não são mensuráveis, nem planejáveis. ERRADA
79-Dentro da própria empresa, é o empreendedor que apresenta a habilidade de manter naturalmente a inovação sistemática, no negócio, fazendo com que ele se torne competitivo. A dificuldade de se implementar projetos pessoais e profissionais faz com que as empresas procurem desenvolver comportamentos empreendedores. Essa dificuldade é decorrente de algumas variáveis. Sobre essas variáveis, classifique V ou F:
( ) Definição clara do que se fazer.
( ) Independência do apoio de outros.
( ) Planejamento das ações.
( ) Condições ambientais e favoráveis.
V F V V
V F V F 
F V V V 
V F F F 
80-No Brasil existe uma série de leis que se referem a miro e pequenas empresas, no sentido de interver um tratamento diferenciado em questões relativas às áreas fiscais, administrativas, trabalhistas etc. O Simples, por exemplo, é um regime tributário diferenciado para as MPEs. Sobre o Simples, qual o requisito utilizado por esse sistema para classificar o porte das empresas?
( X ) Faturamento bruto.
( ) Atividade desenvolvida pela empresa.
( ) Número de funcionários.
( ) Investimento inicial.
81-O intraempreendedorismo ocorre quando o processo empreendedor se desenvolve internamente, ou seja, dentro da organização. Dessa forma, independente do porte da organização, ela pode estimular e desenvolver ações empreendedoras com seus empregados. Com relação à geração e à retenção de profissionais intraempreendedores nas organizações, analise as sentenças a seguir:
I-Incentivar o intraempreendedorismo dentro da organização faz com que a empresa se torne mais burocrática e menos competitiva. ERRADA
II-Quando a empresa proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de fazer com que suas ideias se realizem, o intraempreendedorismo ganha força. CORRETA
III-Os intraempreendedores fazem toda a diferença dentro da organização, todavia oferecer premiações faz com que a ação empreendedora seja desestimulada. ERRADA
IV-O estímulo ao intraempreendedorismo se concretiza quando a empresa oferece patrocínio e liberdade de ação. CORRETA
82-Para Hashimoto (2006), o administrador novo não possui a considerada essência do empreendedorismo. Essa essência são três elementos que qualificam a pessoa como empreendedora quando são apresentados juntos, e quando sozinhos são considerados características que qualquer empresário possui. Dentro deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três elementos que levam o empresário a ser considerado um empreendedor.
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade
através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
( ) Risco, autonomia e busca de informações.
( ) Inovação, busca de informações e identificar oportunidades.
( X ) Inovação, risco e autonomia.
( ) Risco, identificar oportunidades e não buscar informações.
83-As discussões sobre as características dos empreendedores sempre são levantadas na literatura. Muitas empresas buscam desenvolver essas características nas pessoas porém dificilmente uma pessoa vai apresentar todas as características juntas. Sobre as características dos empreendedores, analise as sentenças a seguir:
I-Eles têm visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida, e o mais importante, têm a habilidade de implementar seus sonhos. CORRETA
II-Eles se sentem inseguros, não sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator que impede o seu sucesso. ERRADA
III-Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto. CORRETA
IV-São muito dedicados e chegam a comprometer o relacionamento com amigos, com a família até mesmo com a própria saúde. CORRETA
84-O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, analise as sentenças a seguir:
I-Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto. CORRETA
II-Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças. CORRETA
III-Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados. CORRETA
IV-Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência. ERRADA
85-Sempre existe o questionamento se o gestor e o empreendedor têm as mesmas características. Há uma comparação entre os gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos, seu modo de agir e de ver os negócios se diferencia em vários aspectos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-Gerentes tradicionais: valorizam a promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritório, auxiliares e poder corporativo. CORRETA
II-Empreendedores autônomos estão entre os gerentes tradicionais e os empreendedores, dependendo da urgência em atingir o cronograma autoimposto e corporativo. ERRADA
III-Empreendedores corporativos: nenhuma preocupação com símbolos de status tradicionais. CORRETA
86-A cultura, os valores e as normas das organizações empreendedoras diferem das organizações tradicionais. Sobre os valores e as normas das organizações empreendedoras, analise as sentenças a seguir:
I- A organização empreendedora é hierárquica, com linhas de autoridade e de responsabilidade. ERRADA
II- A organização empreendedora possui instruções e mecanismos de controle estabelecidos. CORRETA
III- A organização empreendedora possui uma estrutura organizacional plana, com várias redes, equipes, patrocinadores e mentores. CORRETA
IV- A organização empreendedora estabelece um clima de confiança e discussão para facilitar as relações das visões e objetivos da organização. ERRADA
87-Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Sheperd (2009) apresentarem o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, classifique V ou F:
( V ) Princípio da colcha de retalhos:princípio de açãoorientado por meios e não metas.
( V ) Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
( V ) Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
( F ) Princípio da limonada: neste caso, a tônica é confiar e trabalhar com pessoas como primeiro acionador de oportunidades e não perder tempo investigando fatores externos ao indivíduo.
( F ) Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
FONTE: HISRICH, Robert d.; PETERS, MIchael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
88-Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre a dimensão controle de recursos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D., PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
( ) Para o empreendedor, o foco está na posse ou emprego de recursos necessários.
( X ) Para o empreendedor, o foco está no uso episódico ou aluguel dos recursos necessários.
( ) Para o administrador, o foco está no uso episódico ou aluguel dos recursos necessários.
( ) Tanto o empreendedor quanto o administrador focam na posse ou emprego de recursos necessários.
89-No Brasil, o movimento do empreendedorismo teve maior força a partir da década de 90, pois antes se ouvia muito pouco a respeito. O Sebrae se tornou referência no assunto no Brasil, dando apoio às empresas menores e qualificação aos empreendedores. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O Sebrae contribui na busca de informações para abertura do negócio e até mesmo consultoria para os problemas pontuais do negócio.
( ) O Sebrae contribui para as empresas, mas tem pouco foco no desenvolvimento do empreendedor.
( ) O foco do Sebrae está em contribuir com grandes empresas.
( ) O Sebrae tem como principal objetivo levar software para o gerenciamento das atividades dos empreendedores.
90-O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que os diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, analise as sentenças a seguir:
I-O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente. ERRADA
II-O empreendedor corporativo não se preocupa com status tradicionais, almeja a independência, enquanto o gerente é mais preocupado com símbolos de status. CORRETA
III-O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente. CORRETA
IV-O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhos. ERRADA
91-O plano de negócios é estruturado a partir de várias seções, entre elas o sumário executivo. O conteúdo do sumário executivo deve ser apresentado em forma de texto corrido, sem subseções, da maneira mais lógica possível. Deve abranger algumas informações importantes, sendo elas dados do empreendimento, visão geral do negócio, dados dos empreendedores, recursos. Sobre essas informações, analise as setenças a seguir:
I-Nos dados do empreendimento, devem constar nome fantasia, razão social, endereço, forma jurídica, enquadramento tributário, visão, missão e valores. CORRETA
II-Na visão geral do negócio, deve constar uma explanação completa de cada um dos itens descritos nos plano de negócios. ERRADA
III-Nos dados dos empreendedores, deve constar um breve currículo dos empreendedores, com formação, cursos específicos, experiência profissional e atribuições. CORRETA
IV-Nos
recursos, uma descrição de quanto dinheiro é necessário para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde se pretende conseguir os recursos necessários. CORRETA
92-Antes de colocar o negócio no papel, é importante conhecer o mercado, pois ele dirá muito sobre o negócio ser ou não uma oportunidade. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Sobre a pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Através da informação colhida pela pesquisa de mercado, já se garante o sucesso do novo empreendimento
( ) Não é necessário para os tipos de negócio, pois nem todos têm grau de incerteza.
( ) Apresenta resultados sobre a demanda, como suas características, tamanho e tendências, mas não sobre os concorrentes.
( X ) É a busca por informações, a compilação, o processamento, o relato e a interpretação das informações de mercado.
93-Depois de você pensar no seu negócio e fazer a análise dos pontos positivos e negativos, é o momento de pensar no planejamento. Essa ferramenta busca formalizar as ações para que seja possível alcançar os objetivos. Sobre o planejamento, analise as sentenças a seguir:
I-O planejamento diminui o impacto das mudanças que acontecem no ambiente externo à empresa. CORRETA
II-Existem nas empresas dois tipos de planejamento, o formal e o informal, sendo ambos igualmente eficientes. ERRADA
III-O planejamento permite ao empreendedor estruturar o negócio e verificar a sua viabilidade. CORRETA
IV-Quando o negócio que se pretende abrir é pequeno, o planejamento não se faz necessário, sendo aplicável apenas para grandes empresas. ERRADA
94-Apresentar a análise SWOT da nova empresa é fundamental para proceder com a análise estratégica, que tem como principal objetivo, os riscos intrínsecos ao negócio. Sobre a análise de SWOT, analise as sentenças a seguir:
I-A análise do ambiente externo identifica as forças e as fraquezas associadas ao negócio. ERRADA
II-As forças macroambientais são estudadas para melhor atender o ambiente interno da organização. ERRADA
III-As oportunidades e as ameaças representam os fatores externos à organização. CORRETA
IV-A análise SWOT faz uma verificação dos fatores internos e externos que podem afetar a organização. CORRETA
95-Quando se vai abrir o negócio, é importante analisar os pontos positivos e negativos que o negócio pode oferecer. Esta fase preliminar da concepção do negócio é uma fase muito importante e deve ser feita com zelo. Dentro deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I-É muito importante avaliar as oportunidades, pesar os prós e os contras antes de efetuar e decidir por planejar e abrir o negócio. CORRETA
II-Após a etapa de concepção do negócio, é preciso ir para a próxima etapa, que é a dos recursos. ERRADA
III-Após a etapa de concepção do negócio é preciso ir para a próxima etapa, que é o do planejamento do negócio. CORRETA
96-No ambiente complexo e dinâmico no qual atuamos hoje em dia, o planejamento é a ferramenta para reduzir a incerteza das mudanças que acontecem no meio. Uma maneira de ajudar nesse processo é o empreendedor se organizar e planejar suas atividades, a partir de prazos e monitoramento do alcance de cada objetivo traçado. Dessa forma, o futuro empresário estará monitorando o próprio desempenho e revisando suas metas, se for necessário. Sobre o planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
( ) No planejamento informal, tudo é colocado no papel para que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento do caminho a seguir.
( ) No planejamento formal, as metas estão a nossa cabeça, pouca coisa é colocada no papel.
( ) Um negócio, quando é planejado, terá as mesmas chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
( X ) O planejamento busca determinar de forma antecipada quais são os objetivos e o que deve ser feito para atingi-los de maneira eficiente e eficaz, minimizando os recursos e aumentando o rendimento.
97-Uma das seções mais importantes e mais difíceis ao elaborar o plano de negócios é a seção intitulada Análise de Mercado, pois dela dependem toas as estratégias de mercado que serão adiante pensadas. Sobre essa seção do plano de negócios, analise as sentenças a seguir:
I-Nessa seção deve ser feito um estudo sobre o ciclo de vida dos produto/serviços. ERRADA
II-Nessa seção devem ser analisados os 4 Ps (preço, praça, produto e promoção). ERRADA
III-Nessa seção deve ser feita uma análise detalhada do setor no qual se pretende ingressar e as tendências desse setor. CORRETA
IV-Nessa seção deve ser feita apenas a análise dos pontos fortes e fracos da organização. ERRADA
98-A seção "Sumário Executivo" do plano de negócios é bastante importante, pois nela será apresentado um resumo do Plano de Negócio, é a primeira parte a ser lida e fará com que o leitor entenda do que se trata o negócio. Referente às demais informações que devem constar nessa seção, analise as sentenças a seguir:
I-Deve conter os dados do empreendimento, como o nome fantasia, a razão social, o endereço, a forma jurídica, bem como a visão, a missão e os valores. CORRETA
II-Deve conter os dados dos empreendedores com um breve currículo com cursos e experiência profissional. CORRETA
III-Deve apresentar de forma detalhada os principais concorrentes da nova empresa e os clientes em potencial. ERRADA
IV-Deve apresentar os recursos necessários para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde pretende conseguir os recursos necessários. CORRETA
99-Plano de negócios é, em outras palavras, a construção do documento que visa estudar e desenvolver estratégia de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Na criação de diversos planos de negócio, ramificamos em duas criações: a primeira mental, onde o plano é criado na memória para posterior aplicação, e a segunda, concreta onde o plano é desenvolvido e praticado. Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A elaboração do plano de negócios faz com que o empreendedor aprofunde as estratégias de negócio de sua empresa, visando mais clareza e compreensão do seu próprio negócio, garantido gestão empresarial de sucesso.
( ) Serve apenas para estabelecer uma comunicação eficaz, não importando quais públicos serão atingidos.
( ) Os empreendedores que preparam planos de negócios excelentes têm o sucesso da empresa, garantindo melhoria nos processos de produção.
( ) O plano de negócios não auxilia no desenvolvimento do negócio, deixando a estrutura organizacional engessada, perdendo a flexibilidade e inovação.
100-No desenvolvimento do Plano de Negócios, a sua estrutura é formada por várias etapas, que permitem ao empreendedor colocar sua ideia no papel, e ao leitor entender o uqe o empreendedor pretende conceber. Dentro dessa estrutura, uma importante etapa é o Sumário Executivo. Assinale a alternativa CORRETA que descreve essa etapa:
( ) É o que reflete em números e valores tudo o que foi apresentado e proposto com metas.
( ) Contém o título de todas as seções do plano, subseções e as respectivas páginas.
( ) Analisa o nicho de mercado onde a empresa está atuando e suas tendências de consumo, fornecedores, e entre outros.
( X ) É a mais importante seção do Plano de Negócios e deve expressar uma forma do que será mostrado, preparando o leitor e fazendo com que ele tenha interesse e atenção.
101-O plano de negócios é um documento fundamental para o empreendedor que deseja abrir seu próprio negócio e que possui a consciência de que esta é uma ferramenta que reduz a chance de erros que podem levar ao fracasso do negócio nos primeiros anos de existência. Diversos são os objetivos de um plano de negócios, porém alguns se destacam. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um objetivo do plano de negócios:
( ) O principal objetivo do plano de negócios é expor a estrutura da empresa para os funcionários.
( ) O plano de negócio é uma mera formalidade documental que os bancos solicitam para a abertura de contas ou financiamentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais