Buscar

Citações Introdução à pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
	INTRODUÇÃO À PESQUISA
Elinelma da Silva Santos Araújo¹
Fernando
Tatiane
 Vanessa da Silva Santana 
Dimitre Anunciação Oliveira²
	
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pesquisa “[...] é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer tratamento cientifico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais” (LAKATOS; MARCONE, 2003 apud BONAT, 2009, p. 155).					 
Segundo Bittar (2003, p. 131 apud BONAT, 2009, p. 9), [...] pesquisa é o procedimento prático de produção de conhecimento [...] e, por esse motivo, não se encontra alheia aos acontecimentos sociais e políticos. Isso significa que sempre que estamos pesquisando, analisamos e compreendemos os dados utilizados para responder a um questionamento, e essa análise e interpretação levam em consideração todo o arcabouço cultural, religioso, moral, ideológico e político que possuímos.
Dessa forma, podemos entender que o ato de pesquisar é um procedimento de busca e conhecimentos que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos (GIL, 2002 apud BONAT, 2009, p. 10).
 
REFERÊNCIAS BONAT, Debora. Metodologia da pesquisa. 3. Ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5Eesvwncx6sC&printsec=frontcover&dq=introducao+a+pesquisa+lakatos&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiGhoKgmeHpAhV-GrkGHQJRAdwQ6AEIXzAH#v=onepage&q=introducao%20a%20pesquisa%20lakatos&f=true Acesso em: 01 junho. 2020.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (ADG2450) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Outros materiais