Buscar

AVA2 - Linguagem, comunicação e discurso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Aluna: Núbia Marly de Oliveira Teixeira 
Matrícula: 20202300870
AVA 2 – Linguagem, Comunicação e Discurso
A partir da tirinha apresentada, pesquise sobre o assunto e elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre leitura, destacando os seguintes conceitos: 
a) A importância da leitura para a formação do indivíduo e da sociedade. 
b) O prazer de ler. 
A importância da leitura é inquestionável, porém, de nada adianta se o leitor não compreender o que está sendo passado. É por isso que é de extrema importância que se crie um hábito de leitura desde os primeiros anos de vida, que ocorre através do incentivo dos pais, professores e pessoas próximas da criança. O hábito da leitura gera um alto poder de conhecimento, interpretação e compreensão para o leitor, e através dele é possível conhecer culturas, viver novas experiências e explorar o mundo. 
Quando se trata de educação é indiscutível a importância da leitura, pois ela auxilia na formação do indivíduo como pessoa, profissional, cidadão. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (censo 2010), cerca de 20% da população brasileira é considerada analfabeta funcional, o que retrata um grande problema no país. Tal problema é gerado através da precariedade do ensino público e o descaso quanto ao apoio à criação do hábito da leitura. 
A cada nova leitura, o conhecimento do leitor é expandido e seu repertório de palavras é ampliado. A leitura exercita o cérebro, e com a maior compreensão e interpretação de textos adquirimos habilidades maiores na escrita. Além disso, aguça a criatividade, senso crítico, conhecimento, imaginação, raciocínio e comunicação. 
Para além disso, a leitura é algo prazeroso, que segundo estudos, reduz o estresse e ao mesmo tempo estimula reflexões. Durante a leitura, as atividades cerebrais como memória, concentração e criatividade são estimuladas naturalmente. 
O hábito da leitura gera uma melhora nos relacionamentos sociais, pois com ele o conhecimento é ampliado e há sempre assunto para conversar e compartilhar com outras pessoas. Inclusive, a leitura ajuda a desenvolver empatia, já que faz com que o leitor se identifique e se envolva com os sentimentos e emoções de personagens.
Segundo a ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda: “Um país rico é um país de leitores”.
Bibliografia 
https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?view=noticia&id=1&idnoticia=1233&busca=1&t=educacao-melhora-ainda-apresenta-desafios 
https://cidadeverde.com/noticias/285010/descubra-por-que-ler-livros-reduz-o-estresse#:~:text=Uma%20pesquisa%20da%20Universidade%20de,livra%20daquilo%20que%20causa%20estresse. 
http://www.palmares.gov.br/?p=22163#:~:text=%E2%80%9CUm%20pa%C3%ADs%20rico%20%C3%A9%20um,sintetiza%20o%20esp%C3%ADrito%20da%20campanha.&text=Segundo%20Ana%20de%20Hollanda%2C%20os,%C3%A0%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%2C%20sa%C3%BAde%20e%20moradia.

Outros materiais