Buscar

Geometria (MAT50)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Geometria (MAT50)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512356) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20797576
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Pense num paralelepípedo retângulo cujas dimensões são iguais a 4 cm, 4 cm e 12 cm. Qual é o volume desse paralelepípedo, em centímetros cúbicos?
	 a)
	É de 154.
	 b)
	É de 192.
	 c)
	É de 144.
	 d)
	É de 172.
Anexos:
FORMULÁRIO: GEOMETRIA - 2019
	2.
	A construção das pirâmides exigiu conhecimentos avançados de matemática e muitas pedras. Das cem pirâmides conhecidas no Egito, a maior (e mais famosa) é a de Quéops, única das sete maravilhas antigas que resiste ao tempo. Para uma réplica desta pirâmide, que tem a base quadrangular e é feita de acrílico, sua altura foi reduzida para 9 cm e a base tem um perímetro de 20 cm. Assinale a alternativa que apresenta o volume desta pirâmide:
	 a)
	400 cm³.
	 b)
	75 cm³.
	 c)
	225 cm³.
	 d)
	1 200 cm³.
	3.
	Na matemática existem os axiomas, que são verdades que não necessitam ser provadas. Com relação aos axiomas, temos os que dizem respeito às retas e idealizam a classificação de segmentos de retas. A ilustração a seguir apresenta um prisma trapezoidal com vários segmentos de retas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta somente segmentos que são reversos ou consecutivos ao segmento AB:
	
	 a)
	AF, CH, BC e FG.
	 b)
	BG, EF, AD e CH.
	 c)
	CD, EH, AD e DE.
	 d)
	DE, AD, BG e CD.
	4.
	Uma construção tem sua base no formato da figura apresentada a seguir. As medidas representadas na figura estão em metros. Quantos metros quadrados há de área construída?
	
	 a)
	Possui 36.
	 b)
	Possui 45.
	 c)
	Possui 38,5.
	 d)
	Possui 40,5.
	5.
	Um poliedro é chamado convexo em relação a uma de suas faces, se está todo contido no mesmo semiespaço determinado por esta mesma face. Num poliedro convexo de 10 arestas, o número de faces é igual ao número de vértices. Quantas faces tem esse poliedro?
	 a)
	Tem 10 faces.
	 b)
	Tem 6 faces.
	 c)
	Tem 8 faces.
	 d)
	Tem 4 faces.
A
	6.
	Com o desenvolvimento dos axiomas, surgem os postulados que, se provados verdadeiros, são considerados teoremas. "Por dois pontos distintos passa apenas uma reta". Este é o primeiro postulado do livro de Euclides, "Os Elementos". Considere os vértices do cubo a seguir. Qual a posição relativa entre a reta que passa pelos vértices E e F, e a reta que passa pelos vértices C e B?
	
	 a)
	Reversas.
	 b)
	Coincidentes.
	 c)
	Concorrentes.
	 d)
	Paralelas.
	7.
	Conhecer a quantidade de pessoas em um determinado local é importante para o poder público, pois assim poderá planejar o policiamento, estimar a necessidade real de profissionais das diversas áreas - médicos, enfermeiros, bombeiros, infraestrutura, e ainda quantidade de copos de água, ambulância e outros benefícios. Um empresário possui um espaço retangular de 55 m por 36 m para eventos. Considerando que cada metro quadrado é ocupado por 3 pessoas, a capacidade máxima de pessoas que esse espaço pode ter é:
	 a)
	5940 pessoas.
	 b)
	2970 pessoas.
	 c)
	8281 pessoas.
	 d)
	3960 pessoas.
	8.
	Saber antecipadamente algumas fórmulas em matemática proporciona uma rapidez na resolução de problemas. Em geometria, o uso de fórmulas é muito comum, seja na determinação da área, do volume e de outros elementos. Dentro desta perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diagonal do quadro é determinada pelo seu lado multiplicado pela raiz quadrada de 2.
(    ) A quantidade de diagonais que partem de um dos vértices de um polígono convexo é determinado pelo número de vértices subtraído de dois.
(    ) Um hexágono possui sempre 6 triângulos equiláteros, portanto, basta determinar a área de um deles e multiplicar este resultado por seis para obtermos a área total do hexágono.
(    ) A altura do triângulo equilátero é determinada pela multiplicação do seu lado pela raiz quadrada de 3 e dividido por dois.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Para deixar melhor organizado as ideias e pensamentos sobre as posições relativas entre pontos, retas, planos e espaço, o estudo da geometria de posição ajuda o indivíduo a reconhecer estas posições e a determinar o nome que a representa. Com base apenas na posição entre duas retas, sobre os possíveis nomes destacados, analise as opções a seguir: 
I- Concorrentes.
II- Secantes.
III- Tangentes.
IV - Reversas.
V - Paralelos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I, IV e V estão corretas.
	10.
	Seja AG uma diagonal de um cubo e AC a diagonal da base. Ao ligar A, C e G, obtemos um triângulo de área igual a 2 vezes a raiz quadrada de 2. Com base nisto, qual é o valor da aresta do cubo que proporciona tal consequência?
	 a)
	4.
	 b)
	5.
	 c)
	2.
	 d)
	3.
	11.
	(ENADE, 2012) Em uma circunferência de centro O e raio 3, traça-se uma corda AB tal que cos (AÔB) = -7/9. Considerando que AC é um diâmetro dessa circunferência, quais são as medidas dos segmentos AB e BC, respectivamente?
	
	 a)
	Item III.
	 b)
	Item IV.
	 c)
	Item I.
	 d)
	Item II.
	12.
	(ENADE, 2017) Considere duas pirâmides, uma de base triangular e outra de base quadrada, ambas com a mesma altura e a mesma área da base, apoiadas em um plano "a". Assumindo que qualquer plano de corte "B", paralelo a "a", determina nos dois sólidos seções de mesma área, pode-se concluir que a relação entre o volume V da pirâmide de base triangular e o volume W da pirâmide de base quadrada é:
	 a)
	4V = 3W.
	 b)
	2V = W.
	 c)
	3V = 4W.
	 d)
	V = 2W.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

148 pág.
Caderno 2 - 1º ano NEM

Centro Integrado De Aracruz - Sesi

User badge image

gleison magnago

4 pág.
Avaliaçao Final - Geometria

Escola Indigena Manoel Francisco Dos Santos

User badge image

Raiane Silva

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes