Buscar

Seminário Interdisciplinar Introdução à Pesquisa - socialização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jonathan dos Santos Dobrachinsky (1762131)
	
	Disciplina:
	Seminário Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa (MOB100)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:454597) ( peso.:3,00)
	Prova:
	12323149
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo a UFPR (2001, p. 29), citação pode ser compreendida como a utilização de partes de textos publicadas ou apresentadas por um autor consultado, que fornece subsídio ou ilustração ao assunto tratado por você. No Brasil, quem fixa as normas relativas às referências é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Neste contexto, diferencie citação direta de citação indireta. 
FONTE: UFPR. Normas para apresentação de documentos científicos. Curitiba: UFPR, 2001.
	Resposta Esperada:
Na citação direta transcrevemos as palavras do autor, sem alterações. É uma citação textual. Na citação indireta se expressa a ideia ou o pensamento de um determinado autor, através de nossas próprias palavras.
	2.
	O art. 184 do Código Penal configura como crime de plágio o uso indevido da propriedade intelectual de outro. Já o art. 299 define plágio como crime de falsidade ideológica. Em ambos os casos, o autor que se sentir prejudicado, por ter sua obra plagiada, poderá entrar na justiça com ação indenizatória. Disserte sobre o plágio acadêmico em artigos científicos.  
FONTE: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10615003/artigo-184-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940>. Acesso em: 12 ago. 2018.
	Resposta Esperada:
É uma prática que deve ser combatida no meio acadêmico. Além de ser configurada como crime, a prática de plágio configura desonestidade e falta de ética e compromete a produção científica de qualidade. Atualmente, há ferramentas importantes que podem detectar e combater o plágio, como programas específicos disponibilizados na internet e com acesso livre.
Parte inferior do formulário

Outros materiais