Buscar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE educação física licenciatura
	Disciplina: Fundamentos da Educação
	Tarefa: Portfólio Ciclo 2
	Nome: Victor Hugo Molinari Pinheiro
	RA: 8116267 
	Turma:DGEFL2001MARA4O
Portifólio Ciclo 2
Descrição da atividade
Leia atentamente o texto a seguir:
“Havia uma rivalidade entre os deuses e os heróis humanos, o que, por sua vez, forçava o homem a superar-se, a tornar-se um deus e a concorrer com eles. Era uma religião que necessitava do “homem-herói”. À base desse paradigma heroico da existência humana, em que o herói preferia a morte após uma luta sangrenta coroada pela glória do que a existência feliz, a educação toma inspiração. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega. Temos de notar que esse modelo propiciava a formação do lado subjetivo do homem, todavia, essa formação de excelência traria também para o Estado enorme benefício, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu Estado” (CORRÊA, 2013, p. 42).
Considerando o trecho acima citado, para realizar esta atividade você deve:
1) Retomar a leitura sobre a educação homérica e compreender a relação dela com a religiosidade grega.
2) Pesquisar o universo dos mitos gregos (não somente os citados na Ilíada e na Odisséia) e, dentre eles, escolher um que, em sua opinião, descreve apropriadamente o processo de superação do indivíduo, ou seja, o que narra a transformação da pessoa em herói
3) Elaborar e postar no Portfólio um texto que contenha:
a) nome do mito escolhido;
b) breve resumo do mito;
c) explicação sobre a relação que pode ser estabelecida entre o mito escolhido e os pressupostos básicos da educação homérica;
d) referências dos textos pesquisados.
Este texto deve ter até duas laudas e apresentar a seguinte formatação: formato A4, margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm, espaço entre linhas de 1,5 cm e fonte Times New Roman ou Arial no tamanho 12.
3- a) O nome do mito escolhido:
Aquiles
b) Um breve resumo deste mito:
Aquiles já possuía uma longa história mesmo antes de nascer. Ele era filho de Peleu, rei dos mirmidões, com uma ninfa, chamada Tétis. Uma profecia grega dizia que, um dos filhos de Tétis teria mais importância e grandeza que o seu próprio pai. O que fez com que Zeus e Poseidon, que disputavam a posse da ninfa, desistissem dela, obrigando-a a casar-se com Peleu.
Tétis temia que Aquiles, assim como seus outros irmãos, morresse precocemente. Então, ela o levou até o Hades (mundo inferior), para que o banhasse nas águas do rio Estige, onde Aquiles se tornaria imortal.
Ao afundá-lo nas águas do rio mágico, Tétis o segurou pelo calcanhar, o que fez com que esta parte do seu corpo não fosse coberta pela proteção das águas do rio, tornando-o vulnerável.
Até hoje utilizamos a expressão "calcanhar de Aquiles" quando nos referimos ao ponto fraco de alguém. Até mesmo em anatomia, é citado o "tendão de Aquiles", quando nos referimos ao tendão calcâneo, que liga o osso do calcanhar à musculatura na parte posterior das pernas.
c) Explicação sobre a relação que pode ser estabelecida entre o mito escolhido e os pressupostos básicos da educação homérica;.
Os deuses eram representa dos com semelhança dos homens. Como a educação homérica propiciava a formação do lado subjetivo do homem e ainda tinham a virtude como um conceito fundamental, esse paralelo pode ser feito com a narrativa de Aquiles, visto que o fator “herói ” que esteve associado a ele, nos mostra que estava sendo um modelo a ser seguido , pois as atitudes que lhe são se paralela com aquelas propostas como conceitos para a educação no período homérico.
Aquiles 
Disponível em : <https://www.todamateria.com.br/aquiles/>Acesso em 14 maio.2020.

Outros materiais