Buscar

Gestao Educacional 2

Prévia do material em texto

1 A educação é um direito social e reconhecido em lei. Sobre a Educação, a Constituição Brasileira de 1988 reconhece:
A - Escolas de tempo integral para famílias nas quais os responsáveis trabalhem mais de 8 horas diárias.
B - Inclusão dos alunos com necessidades especiais, dando insignificância à formação dos professores para o atendimento aos mesmos.
C - O direito de toda criança à sua entrada no Ensino Fundamental no ano em que completa 6 anos de idade, bem como à sua permanência em todo Ensino Fundamental, Médio e Superior.
D - O direito de todo cidadão à educação, visa garantir que todos, sem exceção, tornem-se capazes de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais terão maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação.
E - O direito dos professores de escolher sua turma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, independente da formação acadêmica.
2 É um documento lançado pelo MEC, em 1998, que serve de base para a elaboração de projetos pedagógicos, tendo como principal função contribuir com políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil, apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. A qual documento a descrição se refere:
A - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
B - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
C - Parâmetros Curriculares Nacionais.
D - Primeiro Plano Nacional de Educação.
E - Referencial Curricular para a Educação Infantil.
3 Ressalta-se a importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual ela está inserida. Por dialética, podemos entender:
A - Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola, dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade.
B - Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.
C - Concepção de entender a realidade como resultado de um processo isolado que não sofre influências do meio.
D - Método de perguntas e respostas para corroborar os ensinamentos do professor.
E - Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator isolado dentro apenas de uma situação.
4 O PNE propõe objetivos para elevação do nível de escolaridade da população brasileira, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis e a redução das desigualdades. Os objetivos e metas desse plano somente poderão ser alcançados se ele for concebido como:
A - Plano de apoio Municipal.
B - Plano de Escola.
C - Plano de Estado.
D - Plano de Governo.
E - Plano de Ministério.
5 Para Alarcão (2001), é fundamental que a escola desempenhe intensamente um conjunto de ações e funções para além de instruir e avaliar. A autora destaca, em especial, o "orientar". Sob tal cenário, a orientação em prol da qualidade do ensino consiste:
A - No aspecto de coordenação pedagógica, é papel da coordenadora da escola orientar os alunos para a vocação que terão futuramente, propondo ações com a família.
B - No aspecto de coordenação psicológico, é papel dos consultores psicológicos a orientação perante a vocação.
C - No aspecto vocacional, pois o aluno deve sair da escola já com a profissão futura definida e estruturada.
D - Nos aspectos científicos e tecnológicos do conhecimento humano, sem preocupar-se com as questões culturais e sociais.
E - Nos aspectos pedagógicos, vocacionais e sociais, de acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, não só durante o tempo letivo, mas também fora dele.
6 Leia o fragmento da música a seguir: “Eu nasci pra ser livre, como o vento que passa... Como os peixes que nadam, sem problema qualquer. Descobri que ser livre não tem preço, é de graça; E, ser livre é poder de quem sabe o que quer”. (José Augusto Cabral) O trecho da música de José Augusto Cabral é um bom exemplo para relatar a palavra liberdade na historicidade do ser humano. Aspectos estes que geraram consequências na construção da escola ao longo do tempo. A frase "aprendia-se para a e por meio da vida" sobre a construção histórica da escola, pode ser interpretada da seguinte maneira:
A - As comunidades ao longo dos tempos não souberam organizar-se em grandes sociedades.
B - Nas comunidades primitivas, a aprendizagem não era garantida, pois todos eram livres e não precisavam participar nas funções sociais do grupo.
C - Nas comunidades primitivas, as crianças também tinham suas obrigações e as mesmas ensinavam os mais velhos.
D - Nas comunidades primitivas, os adultos deixavam as crianças livres, pouco ou quase nada lhes foi ensinado, as crianças aprendiam somente experienciando.
E - Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.
7 O Estado tem a responsabilidade de implantar e monitorar ações voltadas à garantia de diretos fundamentais do ser humano. A educação é um deles. Consequentemente, a implantação de leis e diretrizes é determinante para a organização e gestão da educação. Neste sentido, a LDB 9394/96 trouxe avanço significativo, com base:
A - No princípio de favorecer o ensino médio como entrada para a Universidade.
B - No princípio de igualdade, liberdade e injustiça social.
C - No princípio de mais escolas, mais materiais e idade certa.
D - No princípio do direito universal à educação para todos.
E - No sentido de ampliar as parcerias entre entidades públicas e privadas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes