Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE METODOLOGIA E CONTEUDOS BASICOS DE LINGUA PORTUGUESA E MATEMATICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	É urgente à educação reverter o ensino pautado em procedimentos mecânicos, sem nenhum significado, para um ensino que apresente objetivos e metodologias adequadas que atendam à realidade dos alunos. Para isso, é necessário que o professor planeje suas aulas, pois o planejamento é uma peça fundamental para alcançar objetivos. Disserte sobre a importância do planejamento durante as aulas de matemática.
	Resposta Esperada:
É importante o professor planejar as suas aulas, para alcançar os objetivos e os resultados propostos.
O planejamento deve permitir ajustes ao longo do semestre, à medida que os objetivos são alcançados. É necessário verificar se o aluno compreendeu os conteúdos de matemática, para avançar nos conteúdos novos. O planejamento deve atender a todos os alunos da classe, independente das dificuldades apresentadas por eles. Diante disso, o professor consegue identificar quais serão as necessidades de aprendizagem.
É preciso trabalhar conteúdos relacionados com os assuntos do dia a dia, contextualizando-os para que façam relação com os conteúdos ensinados.
Ao planejar as atividades, o professor deve ter claro que imprevistos podem ocorrer e por isso a importância da flexibilidade do planejamento.
	2.
	As funções da linguagem são características atribuídas à linguagem determinadas de acordo com a finalidade e o objetivo da comunicação. Elas foram caracterizadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982), em 1960 no ensaio "Linguística e Poética". As funções dividem-se da seguinte maneira: Função Referencial, Função Emotiva, Função Poética, Função Fática, Função Conativa e Função Metalinguística. Disserte sobre as características de três funções.
	Resposta Esperada:
- Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. 
- Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. 
- Função conativa ou apelativa: o objetivo é influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). 
- Função metalinguística: refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código. 
- Função fática: o objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.
- Função poética: o objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos.

Outros materiais