A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
prova de Aprendizagem Cooperativa

Pré-visualização | Página 1 de 3

Aprendizagem Cooperativa (POE15)
(Avaliação da Disciplina)
Aluno(a): Kleper Klei Romano Mata Junior (2500892)
Parte superior do formulário
	1.
	No decorrer da história da educação várias especulações, conceitos, concepções e tendências surgiram com o intuito de construir e reconstruir uma nova face da educação, sendo necessária a renovação pedagógica dos conteúdos ensinados e suas abordagens, dessa forma será possível alcançar a liberdade, autonomia, criatividade e cidadania do sujeito.
 
Nesse sentido, o educador deve oferecer mais do que os direitos à cidadania de uma formalidade jurídica.
 
Diante do leque de possibilidades da cooperação, que benefícios esta metodologia pode oferecer? 
	A)
	Proporcionar condições para que o aluno pertença a algo, conquiste a individualidade e seja atuante no mundo e na sua própria trajetória. 
	B)
	Proporcionar situações coletivas onde os alunos aprendam como tirar proveito dos demais e assim estará mais bem preparado para o mercado de trabalho. 
	C)
	Baseada na educação bancária, cabe ao professor transmitir todo o conhecimento para os alunos, estes “estão vazios”, e irão reproduzir este conhecimento.
	D)
	Proporcionar conhecimentos teóricos e jurídicos suficientes para que o sujeito esteja informado e consiga emprego para sua sobrevivência.
Parte inferior do formulário
	2.
	A aprendizagem cooperativa ajuda os alunos a desenvolverem a capacidade de trabalharem com o grupo no intuito de colaborar com o aprendizado. Assim, os alunos desenvolvem habilidades como organização, planejamento, flexibilidade, liderança, além de aprender a ouvir e a compartilhar, envolvendo-se muito mais com a classe.
 
Levando em consideração as habilidades desenvolvidas com a aplicação da aprendizagem cooperativa, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
 
(  ) Os alunos participam ativamente da equipe.
(  ) Expressam suas ideias aos outros membros do grupo.
(  ) Ouvem os outros membros do grupo.
(  ) Assumem responsabilidades perante os objetivos da equipe.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
	A)
	V – V – V – V. 
	B)
	V – F – V – F.
	C)
	V – F – F – F. 
	D)
	F – F – F – V.
	3.
	Frequentemente surgem situações em que a escola, tendo que ensinar cada vez mais e mais, acaba por educar menos e menos. A escola, muitas vezes sem perceber, tem reforçado demasiadamente valores como: ser o melhor, colocar o foco no resultado e não no processo e na qualidade, objetivar a derrota do oponente ao invés da melhora do desempenho, reforçando assim, atitudes e posturas competitivas.
 
BROTTO, F. O. jogos cooperativos. Santos: Re-Novada, 1999.
 
Assinale a alternativa que apresenta questões válidas para o sucesso de um projeto cooperativo: 
	A)
	Está associado ao envolvimento do mediador com a proposta de libertação, de autonomia e de busca incessante de novos rumos para a sociedade. E não apenas a transmissão de conhecimentos. 
	B)
	Está associado a formação de vencedores, de sujeitos que deverão se sobressair e para isso necessita incentivar a rivalidade e a exploração dos seus semelhantes.
	C)
	Está associado a máxima transmissão de conhecimentos para que os alunos possam vencer na vida, seja em concursos, vestibulares e nas mais diversas situações que exigir conhecimento teórico. 
	D)
	Está associado a criação de responsabilidades nos educandos a fim de criar a consciência de que cada um tem seu papel e suas obrigações, ou seja, deve-se preocupar apenas com o seu trabalho.
	4.
	Um dos desafios incumbidos a educação diz respeito à construção de uma sociedade mais justa de modo que cabe a mesma a formação de cidadãos que possam intervir de modo crítico e construtivo no seu meio. Assim, temos que pensar em metodologias que incentivem o aluno permitindo a construção do conhecimento como parte do desenvolvimento do potencial de cada um.
 
Nesse sentido, analise a seguinte asserção-razão:
 
A formação de alunos fundamentada em uma concepção pedagógica baseada na aprendizagem cooperativa pode oferecer maiores chances de sucesso.
 
PORQUE
 
Uma concepção pedagógica baseada na aceitação e no sucesso possui uma chance muito maior de desenvolver uma saudável autoimagem e uma adequada autoestima.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	A)
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda afirmação é falsa. 
	B)
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda afirmação é verdadeira.
	C)
	As duas afirmações são verdadeiras e mantêm relação entre si.
	D)
	As duas afirmações são verdadeiras, porém não mantêm relação entre si. 
	5.
	Durante os estudos, vimos várias concepções sobre aprendizagem.
 
Dito isso, assinale a alternativa que apresenta qual seria uma concepção válida para a aprendizagem:
	A)
	A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire novos conhecimentos sempre de modo passivo.
	B)
	A aprendizagem é o processo de mudança adaptativa pela qual os indivíduos passam resultante de uma evolução física.  
	C)
	A aprendizagem é uma modificação durável na capacidade ou no comportamento do indivíduo na qual ele adquire informações, habilidades e atitudes.
	D)
	A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo aprende novos conhecimentos a partir da experiência e esses conhecimentos são imediatamente esquecidos.  
	6.
	Eu aprendo\ tu aprendes\ ele aprende\ nós aprendemos\ vós aprendeis\ eles aprendem.
 
Mas o que seria aprender? Segundo o caderno de estudos, assinale a alternativa que melhor define o conceito de aprender:
	A)
	Aprender é adquirir conhecimento sobre determinado assunto, aplicá-lo e provavelmente esquecê-lo imediatamente. 
	B)
	Aprender é acumular conhecimentos teóricos, seja por leitura ou em sala de aula, para vestibulares e concursos – sem aplicação na vida.
	C)
	Aprender é acumular conhecimentos teóricos em sala de aula e resolver os problemas que não exijam interpretação.
	D)
	Aprender é mais que acumular conhecimentos; é assimilar significados e significantes, é perceber sua própria transformação e descobrir o mundo.  
	7.
	A aprendizagem cooperativa vem ao encontro da necessidade de buscarmos uma nova proposta metodológica em relação ao ser humano e as perspectivas do mesmo como sujeito da sua própria história.
 
Sobre a aprendizagem cooperativa, analise a seguinte asserção-razão:
 
Apesar de ser comum na aprendizagem cooperativa que os alunos trabalhem juntos, esta estrutura se diferencia do trabalho em grupo.
 
PORQUE
 
Na aprendizagem cooperativa todos são participativos pois está estruturada de tal forma que um aluno não pode se aproveitar dos esforços de um colega.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
	A)
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda afirmação é falsa. 
	B)
	As duas afirmações são verdadeiras, porém não mantêm relação entre si. 
	C)
	As duas afirmações são verdadeiras e mantêm relação entre si. 
	D)
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda afirmação é verdadeira.
	8.
	As práticas tradicionais concentram-se nos estudantes como receptores, nas metodologias conteúdistas e na transmissão de conhecimento. Esta abordagem promove a competição e a concorrência. Assim, as escolas precisam transformar suas concepções tradicionais a fim de atender aos interesses dos educandos.
 
Nesse sentido, analise a seguinte frase:
 
Apesar do princípio clássico da cooperação no contexto educativo não ser algo recente, pode ser a redescoberta do verdadeiro sentido da educação, porque...
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
	A)
	A aprendizagem cooperativa desenvolve a liderança e assim desenvolve os verdadeiros líderes para que estes se destaquem e recebam mais atenção por parte do educador.  
	B)
	A aprendizagem cooperativa visa a interlocução, a dialética, a construção de conhecimentos próprios e o trabalho coletivo para atingir um objetivo comum, sem que nenhum sujeito possa se aproveitar dos esforços de um colega.  
	C)
	A aprendizagem cooperativa valoriza o trabalho em grupo e assim está inserida