A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
prova de Organização do Trabalho Pedagógico na Sala de Aula

Pré-visualização | Página 1 de 3

Organização do Trabalho Pedagógico na Sala de Aula: Planejamento, Metodologia e Avaliação (DES04)
(Avaliação da Disciplina)
Aluno(a): Kleper Klei Romano Mata Junior (2500892)
Parte superior do formulário
	1.
	– Quando se trata de elaborar provas escritas, sejam elas discursivas ou objetivas, é importante que o professor siga alguns passos para que o material que esteja produzindo venha ao encontro de seus objetivos propostos. Sobre cuidados ao elaborar provas escritas, é VERDADEIRO afirmar:
 ( v) Utilizar provas discursivas apenas para avaliação da aprendizagem relativa a conteúdos complexos, ou seja, avaliar aquilo que outras provas não são capazes de medir, como raciocínio analítico, capacidade de síntese e julgamento de valor.
 (F ) É pertinente retirar frases completas de livros ou apostilas ao elaborar provas discursivas ou objetivas, porque eles são os materiais de apoio dos estudantes.
(F ) Convém comunicar aos alunos quando uma prova será feita, sendo desnecessário mencionar o conteúdo a ser estudado promovendo um efeito surpresa.
(V ) As questões das provas devem ser apresentadas com clareza e precisão, evitando questões como “Escreva tudo o que sabe...” ou “Qual sua opinião...”, pois as questões devem ser apoiadas em evidências, não em sentimentos pessoais.
(V ) Elaborar as provas de maneira que possam ser resolvidas dentro do tempo previsto em aula, proporcionando tempo suficiente para o estudante refletir, organizar as respostas e, se for o caso, redigi-las.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
	A)
	A sequência correta é V – F – F – V- V
	B)
	A sequência correta é V – V – F – F – V.
	C)
	A sequência correta é F – V – V – F – F.
	D)
	A sequência correta é F – F – V – V – F.
Parte inferior do formulário
	2.
	Os objetivos educacionais constituem o elemento central do plano de ensino e deles derivam todos os demais componentes. Redigir objetivos requer do professor habilidade em escolher verbos que exponham claramente e com pertinência os conhecimentos, habilidades e atitudes que se desejam atingir. A taxionomia de Bloom visa contribuir na redação dos objetivos. Segundo as contribuições de Benjamin Bloom e seus colaboradores, relacione os domínios a serem trabalhados com os níveis que se desejam atingir em cada um deles, relacionando igualmente com alguns verbos adequados para elaboração de objetivos em cada domínio:
I – Domínio Cognitivo (conhecimentos e habilidades)
II – Domínio Afetivo (habilidades e atitudes)
III – Domínio Psicomotor (habilidades)
( ) Níveis de Imitação, Manipulação, Precisão, Articulação, Naturalização.
( ) Níveis de Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese, Avaliação.
( ) Níveis de Receptividade, Resposta, Valorização, Organização, Caracterização por um valor ou complexo de valores
( ) Utilizar verbos como: identificar, interpretar, demonstrar, distinguir, formular, criticar.
( ) Utilizar verbos como: aceitar, acompanhar, apreciar, organizar, rejeitar.
( ) Utilizar verbos como: reproduzir, operar, refinar, reorganizar, construir.
A sequência CORRETA da relação é:
	A)
	A sequência correta é I – II – III – II – I – III.
	B)
	A sequência correta é II – III – I – III – II – I.
	C)
	A sequência correta é III – I – II – I – II – III.
	D)
	A sequência correta é III – II – I – II – III – I.
	3.
	A avaliação pode ser entendida como diagnóstica, formativa e somativa. É importante que estejam vinculadas, conjugadas uma a outra para garantir um sistema de avaliação mais eficiente, justo, e que permita a efetiva configuração do processo ensino-aprendizagem. Relacione cada tipo de avaliação a sua definição e / ou função:
I - Avaliação Diagnóstica
II - Avaliação Formativa
III - Avaliação Somativa
( ) Tem o objetivo de avaliar os alunos ao longo do processo, sendo uma estratégia para verificar se os alunos estão atingindo os objetivos propostos.
( ) É a avaliação que conclui, que fecha um período, um curso, uma disciplina.
( ) Aplicada com o objetivo de conferir o que os alunos já sabem sobre determinada disciplina, assunto ou tema.
( ) Permite orientar o trabalho do professor, levando-o a explorar os canais de dificuldades, motivando os alunos a buscarem conhecimento.
( ) Totaliza os resultados obtidos durante o percurso – através das avaliações formativas – e apresenta uma média atingida pelo aluno.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:
	A)
	A sequência correta é  I – III – II – I – II.
 
	B)
	A sequência correta é II – II – III – I – III.
	C)
	A sequência correta é II – III – I – II – III.
	D)
	A sequência correta é III – II – I – III – I.
	4.
	Sobre o perfil de professores e alunos do Ensino Superior assinle (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS :
( ) O professor de Ensino Superior precisa ter uma visão de mundo, de ser humano, de ciências e de educação compatível com as características de sua função.
( ) Além de conhecer os conteúdos que vai lecionar, o professor de Ensino Superior precisa planejar situações didáticas, reconhecer e empregar recursos didáticos, e ainda valer-se da teoria para orientar a sua prática e a avaliação dos alunos.
( ) A grande maioria dos alunos de Ensino Superior tem entre 17 e 21 anos. As diferenças pessoais e características pessoais são comuns sendo desnecessário ao professor levar em consideração este aspecto ao preparar seus planos de ensino.
( ) Saber o que alunos pensam acerca do curso que escolheram frequentar e quais são suas aspirações profissionais são constatações que permitem ao professor estabelecer estratégias e táticas para trabalhar em sala de aula.
A sequência CORRETA é:
	A)
	V – F – V – F
	B)
	V – V – F – V
	C)
	 F – F – V – F
	D)
	F – V – F – V
	5.
	As provas escritas podem ser divididas em provas discursivas e objetivas. Segundo o que foi apresentado no caderno de estudos, relacione algumas definições e características pertinentes a cada uma delas.
I – Prova Discursiva
II – Prova Objetiva
( ) É aquela na qual o professor elabora uma série de questões, ou apenas uma, para que o aluno formule com suas palavras respostas que visem atender aos objetivos definidos pela questão.
( ) É aquela na qual o professor elabora uma série de questões com diferentes alternativas como possibilidades de respostas, mas apenas uma delas é entendida como correta.
( ) Tem questões que tendem a avaliar o raciocínio lógico dos alunos, sua capacidade de analisar, hierarquizar e sintetizar ideias, justificar opiniões amparadas nas teorias ou assuntos estudados, e ainda permitem que o aluno manifeste sua criatividade e originalidade ao responder às questões.
( ) Permite rapidez na resposta e exatidão na correção, possibilitando que qualquer pessoa a aplique e a corrija, pois não exige explicações antes de sua aplicação e, como apresenta uma chave de correção fechada, não é necessário que o próprio professor faça a correção.
( ) É adequada quando a turma é pequena e o prazo para elaboração da prova é menor do que aquele para a sua correção.
Assinale a alternativa que indica a relação CORRETA
	A)
	A sequência é II – I – II – I – II .
	B)
	A sequência é II – I – II – I – I.
	C)
	A sequência éI – II – I – II – II.
	D)
	A sequência é I – II – I – II – I.
	6.
	A aula expositiva é uma das estratégias mais utilizadas pelos professores no ensino superior. Mas, como qualquer outra estratégia de ensino, tem suas limitações e vantagens, sendo pertinente em alguns momentos e não recomendada em outros. Considerando que o sucesso da aula expositiva depende quase exclusivamente do professor, complete as sentenças com as palavras mais adequadas para seu sentido CORRETO, segundo o que foi apresentado no caderno de estudos:
Uma boa aula expositiva depende de habilidades específicas do professor, como ___________________, ficando atento ___________________, a sua expressão corporal e mantendo __________________ com os alunos. Depende também de seu empenho em ___________________, agregando a ela ___________________, desenvolvendo nos alunos uma atitude permanente