Buscar

APOL 1,2 Metodologia se edc física

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere o seguinte trecho de texto: 
“As abordagens pedagógicas [...] têm em comum o objetivo de romper com o paradigma anterior, o da aptidão física e do rendimento, bem como de buscar uma prática pedagógica que contemple as múltiplas dimensões do ser humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FINCK, S. C. M. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 65. 
Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre as tendências para o ensino da Educação Física após a década de 80, relacione os elementos a seguir às suas respectivas características.  
(1) Desenvolvimentista
(2) Construtivista
(3) Crítico-superadora
(4) Cultural 
( ) Os aspectos motor, psicológico e social do comportamento humano estão interligados.
( ) Valoriza a educação pelo movimento a fim de que o aluno vivencie experiências corporais, de diferentes formas.
( ) Jogos, esportes, lutas, danças e ginástica são conteúdos da disciplina de Educação Física e devem estar contextualizados historicamente.
( ) As aulas devem estar relacionadas ao que a criança traz de sua experiência, considerando o jogo e o brinquedo elementos centrais para a aprendizagem.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	C
	4 – 1 – 3 – 2
Você acertou!
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o fragmento de texto:
“Basquetevôlei: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, trocará passes, usando somente os fundamentos do voleibol (toque, manchete, levantamentos, saques, cortadas), tentando como objetivo fazer cestas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Educação Física: coordenação. Jogos pré-desportivos. http://educacaofisicabb.blogspot.com/2011/06/jogos-pre-desportivos.html. Acesso em 18 jun. 2019.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e a prática de Basquetevôlei, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	C
	O jogo pré-desportivo apresentado é semelhante ao vôlei e ao basquete, com variações, é adequado para as aulas de Educação Física, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental.
Você acertou!
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia a seguinte passagem de texto:
“É importante destacar que o estudo dos diversos estágios de aprendizagem motora é relevante, visto que, a partir da análise do comportamento motor do estudante, pode-se identificar em que fase o aprendiz se encontra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, S. M. et al. Aprendizagem e controle motor. Sobral: Faculdades Inta, 2016, p. 41. http://md.intaead.com.br/geral/aprendizagem-e-controle-motor/pdf/APREDIZAGEM%20E%20CONTROLE%20MOTOR.pdf. Acesso em 18 jun. 2019.
Conforme a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática, assinale a alternativa que apresenta as três áreas do conhecimento relacionadas ao comportamento motor:
Nota: 10.0
	
	D
	controle motor, desenvolvimento motor e aprendizagem motora
Você acertou!
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Atente para o seguinte trecho de texto:
“Os conteúdos são apresentados segundo sua categoria conceitual (fatos, conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes). Os conteúdos conceituais e procedimentais mantêm uma grande proximidade, na medida em que o objeto central da cultura corporal de movimento gira em torno do fazer, do compreender e do sentir com o corpo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 19. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em 21 jun. 2019.
De acordo com este trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática  quais  são cinco os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para as aulas de Educação Física? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	esporte, lutas, jogos (e/ou brincadeiras), ginástica e dança.
Você acertou!
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere a seguinte afirmação: 
“Acreditamos que as referidas abordagens [críticas] apontam perspectivas para o ensino de forma crítica, reflexiva e comprometida e que podem contribuir para a formação integral dos alunos, a fim de que possam vir a usufruir do conhecimento vivenciado na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FINCK, S. C. M. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 38. 
Levando em consideração a afirmação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência histórico-crítica, de acordo com Castellani Filho, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	D
	Considera o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver sua autonomia
Você acertou!
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Para Bracht [...], a proposta crítico-superadora tem como base fundamental a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por Dermeval Saviani e colaboradores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA NETO, J. F. da; MOTA, M. R. Tendências pedagógicas no ensino da Educação Física. Universitas Humanas, v. 12, n. 1-2, jan./dez., 2015, p. 89-103. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1030/954. Acesso em 18 jun. 2019. p. 94.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência crítico-superadora, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	B
	O conhecimento deve ser inserido numa dimensão social, contextualizada historicamente.
Você acertou!
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere o seguinte trecho de texto:
“É preciso lembrar que, no âmbito da Educação Física, a psicomotricidade influenciou a perspectiva construtivista-interacionista na questão da busca da formação integral, com a inclusão das dimensões afetivas e cognitivas ao movimento humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 23. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em 21 jun. 2019.
Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre as características da abordagem metodológica construtivista-interacionista para a Educação Física escolar, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	E
	os jogos e brincadeiras são essenciais às aulas e explorados nas mais diversas possibilidades, a partir de propostas cada vez mais complexas e desafiadoras; 
Você acertou!
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Atente para a seguinte citação:
“A aprendizagem motora é entendida como as alterações no interior do corpo que motivam a competência da pessoa na produção de uma ação. Vale salientar que o grau de aprendizagem motora do indivíduo evolui com o treino e é induzido pela análise de níveis seguros da performance motora do sujeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, S. M. et al. Aprendizagem e controle motor. Sobral: Faculdades Inta, 2016, p. 19.http://md.intaead.com.br/geral/aprendizagem-e-controle-motor/pdf/APREDIZAGEM%20E%20CONTROLE%20MOTOR.pd. Acesso em 18 jun. 2019.
Conforme essa citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o controle motor, assinale a alternativa que apresenta as quatro fases de seu funcionamento:
Nota: 10.0
	
	B
	mobilidade – estabilidade – mobilidade controlada – habilidade
Você acertou!
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Atente para o seguinte extrato de texto:
“A Educação Física [...] se inseriu no currículo escolar, passando de uma disciplina puramente prática, para uma disciplina com a responsabilidade de participar [...] do processo de formação integral do aluno. Os professores deveriam trabalhar não somente com os aspectos biológicos e com o movimento humano, mas também com os valores morais e com os de ordem emocional e psicológica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA NETO, J. F. da; MOTA, M. R. Tendências pedagógicas no ensino da Educação Física. Universitas Humanas, v. 12, n. 1-2, jan./dez., 2015, p. 89-103. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1030/954. Acesso em 18 jun. 2019. p. 90.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática, assinale a alternativa que expõe corretamente como deve ser a construção da proposta de Educação Física no projeto político e pedagógico de uma escola:
Nota: 10.0
	
	B
	interdisciplinar ou transdisciplinar.
Você acertou!
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte trecho de texto:
“Darido [...] evidencia de maneira didática as diferenças presentes nas abordagens pedagógicas na Educação Física e esclarece [...] que as abordagens coexistem e, dependendo do período histórico em que estão inseridas, tentam suplantar a anterior”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA NETO, J. F. da; MOTA, M. R. Tendências pedagógicas no ensino da Educação Física. Universitas Humanas, v. 12, n. 1-2, jan./dez., 2015, p. 89-103. https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1030/954. Acesso em 18 jun. 2019. p. 99.
Considerando o trecho de texto apresentado e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre as abordagens para as aulas de Educação Física, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
(1) Abordagem desenvolvimentista
(2) Abordagem psicomotricista
(3) Abordagem dos jogos cooperativos
( ) Considera a ação pedagógica baseada na relação entre os aspectos afetivo, motor e cognitivo, por meio da ludicidade.
( ) Os conteúdos devem respeitar a sequência de desenvolvimento da criança.
( ) O professor deve levar os alunos à resolução de problemas, de ordem motora, cognitiva ou afetiva. O resultado deve sempre considerar o bem coletivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
2-1-3
VOCE ACERTOU
Questão 1/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de questionar, de levantar dúvidas, de pesquisar e (re)criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e (re)construções do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, M. B. dos; ROYER, M. R.; DEMIZU, F. S. B. Metodologia de Ensino por projetos: levando a prática para o ensino de Ciências. Educere, 2017. p. 14054 –14069. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdf. Acesso em 14 jun. 2019. p. 14058.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre ensino por projetos, sabemos que existem etapas para elaboração de um projeto para as aulas de Educação Física, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
(1) Planejamento
(2) Preparação
(3) Execução
(4) Avaliação
 
(  ) Nesse momento, verifica-se, também por meio de diálogo com os alunos, o que aprenderam, os pontos positivos e o que pode ser melhorado .
(  ) É preciso deixar tudo pronto para a execução, realizando tarefas como compra de material, treinamento dos professores, divulgação, sistematização das atividades.
(  ) O professor deve levantar informações a respeito do que pretende fazer, respondendo às questões: o quê, por quê, como, quem, quando, onde, quanto?
(  ) Deve-se colocar em ação o que foi definido, as atividades planejadas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Atente para a passagem de texto a seguir:
“[De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são exemplos de] jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol, rebatida, drible, bobinho, dois toques)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 38. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em 21 jun. 2019.
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre os jogos pré-desportivos, próprios para as aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	D
	ocorre a familiarização com as peculiaridades de diferentes esportes
Você acertou!
A alternativa d é a correta, pois as características dos  jogos pré-desportivos são: [1] possuem características muito próximas dos esportes; [2] a execução dos movimentos (deslocamentos, lançamentos, dribles com bola, etc.)  “são muito próprios das modalidades esportivas”;[3] levam a criança à “familiarização com as peculiaridades de diferentes esportes”, contribuindo para que aprendam a forma de jogar de cada modalidade; [4] não há rigor em relação às regras; [5] podem ser adaptados, modificados, [6] conforme a necessidade do professor, [7] as características dos alunos, [8] as condições do espaço físico e [9] dos materiais disponíveis, etc. (livro-base, 160-161).
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Analise o seguinte fragmento de texto:
“O professor de Educação Física tem se utilizado de diversos meios para levar aos alunos oportunidades de atividades diversificadas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 220.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o uso de materiais alternativos nas aulas de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	D
	Os materiais reciclados são excelente recurso para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, mas não se deve substituir o material industrializado pela carência de condições de obtê-los.
Você acertou!
A alternativa d está correta, pois desse modo, "estaríamos cerceando o direito da criança ter contato com materiais de melhor qualidade e também negando a ela o material adequado — meios essenciais para o desenvolvimento das aulas. A ideia é pensar que há, para além dos materiais fabricados pela indústria, outras possibilidades". (livro-base, p.220)
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere o fragmento de texto: 
“A condição dos espaços físicos interfere na aprendizagem e no desenvolvimento das propostas curriculares na escola; portanto, os espaços físicos devem ser planejados para facilitar a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação,caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 224
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta corretamente o modo que se deve pensar o planejamento de um espaço na escola:
Nota: 10.0
	
	C
	 As condições desse espaço - quantidade e qualidade - interferem no desempenho escolar.
Você acertou!
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Analise o fragmento de texto:
“O brinquedo para a criança é a possibilidade de aproximar-se de algo concreto, como ser um médico, um professor, um motorista, um astronauta ou qualquer outra profissão ou personagem da vida real ou da ficção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 209.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o brinquedo e sua ressignificação: transformando experiências em símbolos, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Para que a criança possa explorar o brinquedo, ela não pode estar à mercê de regras ou princípios de utilização
Você acertou!
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte fragmento do texto:
“Gonzales e Santos [...] comentam que, quando o brinquedo é explorado, os alunos conseguem atribuir novos significados a ele e, consequentemente, a seu universo lúdico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 213-214
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre os três momentos do emprego do brinquedo na Educação Física, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	D
	Exploração e vivência; ressignificação das regras e organização; planejamento de jogos e gincanas
Você acertou!
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Considere o fragmento de texto: 
“Em uma escola, a falta de material não é uma questão exclusiva da Educação Física. Porém, considerando o universo de práticas necessárias para o desenvolvimento de seu conteúdo, as aulas dessa disciplina estão entre as mais afetadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 215-217.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre os materiais utilizados nas aulas de Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A criança precisa manipular diferentes objetos, de diferentes tamanhos, texturas e cores.
Você acertou!
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Analise o seguinte fragmento de texto:
“O professor, em sua ação pedagógica, pode utilizar os jogos como ferramenta didática. Uma classificação que nos ajuda a identificar o conteúdo apropriado, conforme as características dos alunos, é a de Piaget [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SILVA, M. R.  Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 152-153
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a classificação de Piaget na utilização de jogos como ferramenta didática, relacione os estágios  a seguir com as respectivas faixas etárias ligadas a eles:
(1) Estágio sensório-motor
(2) Estágio pré-operatório
(3) Estágio operatório concreto
(4) Estágio operatório formal
(  ) 6-11 anos
(  ) 11 anos até a fase da vida adulta
(  ) 0-2 anos
(  ) 2-6 anos
Agora, assinale sequência correta:
Nota: 10.0
	
	D
	3 - 4 - 1 - 2
Você ACERTOU
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o trecho de texto a seguir:
“A palavra projeto deriva do latim projectus e significa algo como um jato lançado para frente [...], desenvolvimento da capacidade de antecipar ações, de eleger [...] metas [...] e de lançar-se em busca [delas]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, U. F. de. Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores. Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56), maio/ago., 2008, p.193-204. http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a14v19n2.pdf. p.197.
Conforme os trechos de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o ensino por projetos, assinale a alternativa que apresenta corretamente todas as etapas necessárias para elaboração de um projeto em Educação Física:
Nota: 10.0
	
	B
	planejamento – preparação – execução – avaliação.
Você acertou!
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino da Educação Física
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Várias das considerações de Dewey [...] permanecem como base da metodologia de ensino por projetos. Uma delas diz respeito ao papel do aluno: ‘um autêntico projeto encontra sempre seu ponto de partida no impulso do aluno'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, M. B. dos; ROYER, M. R.; DEMIZU, F. S. B. Metodologia de Ensino por projetos: levando a prática para o ensino de Ciências. Educere, 2017. p. 14054 –14069. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23884_11929.pdf. Acesso em 14 jun. 2019. p. 14057. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o ensino por projetos nas aulas de Educação Física, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	C
	Planejamento, preparação, execução e avaliação são etapas para elaboração de projetos.
Você acertou!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes