Buscar

Prova de Psicologia Social 2º Semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rodrigo Cristiano Oliveira dos Santos (1950799)
	Disciplina:
	Psicologia Social (PSI43)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:638798) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	15764417
Parte superior do formulário
	1.
	A vertente sócio-histórica compreende a adolescência como um processo em construção, que pode ocorrer de maneiras diferentes, dependendo da pessoa que está vivenciando tal processo e a da sociedade da qual faz parte. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v ) Esta compreensão não nega as mudanças biológicas, mas as entende também como significadas histórica e socialmente. 
(v ) A adolescência é produto da história de vida do sujeito, que pertence a um grupo social, a uma cultura, da qual recebe influência e sobre a qual age dialeticamente.
(V    ) Cada sujeito vivencia a adolescência à sua maneira, dependendo de suas interações sociais, do desenvolvimento de seus interesses, de suas necessidades e da significação que as mudanças biológicas têm ou tiveram.
(  f  ) Há uma série de características que compõem a adolescência. Para avançar para a fase adulta, o sujeito precisa passar por todas elas, como, por exemplo, a chamada crise da adolescência, caso contrário, não desenvolverá saudavelmente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FONSECA, Débora Cristina; OZELLA, Sérgio. As concepções de adolescência construídas por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Interface (Botucatu), Botucatu, v. 14, n. 33, jun.  2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 out. 2012.
	
	a) V - V - V -F.
	
	b) F - V - F -F.
	
	c) V - F - F -V.
	
	d) F - F - V -V.
	 
	 
	2.
	Orlandi e Toneli (2005) realizaram um estudo sobre o fenômeno da paternidade na adolescência. Em sua pesquisa mencionaram a contribuição dos autores Levandowski e Piccinini (2002), que partem do pressuposto de que nem sempre a paternidade na adolescência acarreta consequências funestas para os jovens, como geralmente é apontado pela literatura acadêmica. Indubitavelmente, os jovens encaram dificuldades na tarefa de ser pai; entretanto, quando recebem apoio de sua família e da família de sua namorada, tais dificuldades tornam-se mais brandas. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A adolescência consiste em um fenômeno psicológico e social, constituído histórica e culturalmente. 
II- O conceito de adolescência é único e de caráter universal, isto é, pode ser aplicado em todos os países do globo terrestre. Trata-se do período que demarca o final da infância, que corresponde aos 12 anos de idade e perdura até os 16 anos de idade, independente do gênero.
III- O termo adolescência foi inaugurado no século XX, referindo-se ao período de transição entre a infância e a adultez. 
IV- Tanto o momento quanto a maneira como ocorre a transição entre infância e adultez variam de acordo com o contexto social em que o adolescente está inserido. 
Assinale a alternativa CORRETA: FEITO
FONTE: ORLANDI, Renata; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Sobre o processo de constituição do sujeito face à paternidade na adolescência. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 11, n. 18, dez.  2005. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682005000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 out. 2012.
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	3.
	Sá, Curto, Bordin e de Paula realizaram uma pesquisa intitulada "Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo", em 2009. Esses autores constataram que a violência doméstica é um dos fatores mais relevantes para a manutenção do comportamento antissocial, enquanto fatores atinentes à violência urbana relacionam-se ao surgimento do comportamento antissocial. Tendo em vista o comportamento antissocial, analise as seguintes sentenças:
I- Os meios de comunicação de massa apresentam inúmeras opções de entretenimento; assim, pouco abordam temas relativos à agressão e à violência.
II- O ambiente familiar e uma comunidade violenta parecem ser modelos para a manutenção e o desenvolvimento de comportamentos violentos.
III- Uma maneira de prevenir comportamentos antissociais é estimular sentimentos como empatia e altruísmo.
IV- Fatores políticos não interferem nos comportamentos antissociais. Estes geralmente são desencadeados por distúrbios orgânicos ou doenças mentais. Raramente injustiças sociais estão por trás da realização de crimes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: SÁ, Daniel Graça Fatori de et al. Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo. Psicologia: teoria e prática. São Paulo, v. 11, n. 1, jun. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872009000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 out. 2012.
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	Uma das teorias interacionistas defende que o desenvolvimento intelectual da criança ocorre em quatro períodos. Cada um deles é diferenciado pelo que de melhor a criança consegue realizar. Sobre estes períodos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As operações formais acontecem no último estágio. Neste, sobrevém o aprofundamento da criança nas relações sociais.
	
	b) O terceiro período é denominado de operações concretas. Neste, a capacidade mental regride para logo em seguida voltar renovada.
	
	c) O pós-operatório é o segundo período. Neste, vários aspectos neurofisiológicos se estabilizam.
	
	d) O primeiro período é chamado de sensório-motor. Neste, a percepção está direcionada aos movimentos.
	 
	 
	5.
	Um dos temas relacionados à adolescência é a sexualidade. As pesquisas acerca da iniciação sexual têm revelado que, com o passar do tempo, ela tem ocorrido mais cedo. Por exemplo, as pesquisas da década de 90 apontavam que a primeira relação sexual acontecia entre 15 e 17 anos. Quanto às pesquisas mais recentes, aplicadas em 2007 em quatro capitais do Brasil, têm apresentado que a iniciação sexual dos jovens de nível socioeconômico baixo está ocorrendo por volta dos 13 anos (CERQUEIRA-SANTOS, 2010). Sobre a sexulidade e a adolescência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O início da adolescência é demarcado, nas meninas, pelo aparecimento da menarca, que costuma ocorrer aos 11 anos, atualmente. Por isso, pode-se afirmar que a adolescência é um fenômeno universal, que se dá no mesmo período em todos os países, e que a sexualidade deve ser considerada nos seus aspectos biológicos.
(    ) A adolescência engloba mudanças físicas, mas estas devem ser significadas na cultura e na dinâmica sociocultural. Afinal, estas mudanças são biopsicossociais, e se referem à maturação sexual, à busca pela identidade adulta e à autonomização frente aos pais.
(    ) Em nossa cultura, a sexualidade é perpassada por tabus. Muitos pais têm dificuldades para conversar sobre esse assunto com os filhos adolescentes. Assim, a sexualidade torna-se uma incógnita para o adolescente, que se vê diante de dúvidas, preconceitos, moralismos, desejo e repressão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CERQUEIRA-SANTOS, Elder et al. Gravidez na adolescência: análise contextual de risco e proteção. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 15, n. 1, mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 out. 2012.a) F - V - V.
	
	b) V - F - F.
	
	c) V - V - F.
	
	d) F - F - V.
	 
	 
	6.
	Na psicologia, a nomenclatura desenvolvimento diz respeito ao seguimento sistemático e alterações que acontecem com o ser humano no decorrer de sua trajetória. O termo sistemático ocorre pelo fato de estas alterações consistirem, de certa maneira, uniformizadas e de modo até mesmo previsível. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As alterações que o ser humano sofre do seu nascimento até sua morte não fazem parte do seu desenvolvimento. 
(    ) A área do desenvolvimento humano se atém às alterações estáveis e não às mudanças corriqueiras de temperamento, como humor e demais comportamentos. 
(    ) A área do desenvolvimento humano somente se atém às mudanças triviais que o ser humano tem, abrindo mão das alterações permanentes.
(    ) A área do desenvolvimento humano se atém, da mesma maneira, às mudanças estáveis e  corriqueiras do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	7.
	No Brasil, atualmente, a infância tem sido considerada como uma fase do ciclo vital, em que as crianças passam grande parte do seu tempo brincando e em atividades escolares. Sobre a infância, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) As crianças são seres passivos, que ficam aguardando que outros as eduquem. Para estarem preparadas para a escolarização precisam frequentar a educação infantil.
	
	b) A obra de Philippe Ariès, intitulada "História social da criança e da família", desvela que a infância é um fenômeno perpassado por aspectos sociais e históricos, e não apenas um fenômeno natural.
	
	c) Há autores procurando desconstruir o conceito reducionista de infância, que se limita a compreendê-la como um tempo de passagem para a vida adulta. Eles propõem que se estude a criança numa perspectiva histórica, social e cultural.
	
	d) As crianças são atores sociais, protagonistas da sua história e possuem a capacidade de pensar de forma crítica e reflexiva. Estabelecem trocas e interações e colaboram para a transformação da sociedade.
	 
	 
	8.
	Os instrumentos psicológicos sofrem mudanças qualitativas no decorrer do desenvolvimento humano. A ocasião em que as questões externas são substituídas pelas internas é, provavelmente, a mudança mais importante. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os aspectos mentais da realidade são considerados os principais intercessores na relação do sujeito com o mundo.
	
	b) O momento no qual o sujeito aprende o significado de um determinado objeto é conhecido como representação corporal.
	
	c) Os aspectos mentais que se sobrepõem aos elementos do mundo real são reconhecidos como processo de externalização.
	
	d) As reproduções mentais não conseguem fazer a ligação entre o abstrato e o real.
	 
	 
	9.
	Atualmente, a violência urbana tem atingido índices elevados, e são cada vez mais raras situações em que ocorrem ajuda ao próximo; afinal, o individualismo e o egoísmo têm se sobressaído. Desta forma, a psicologia social tem intensificado seus estudos acerca do comportamento pró-social e do altruísmo. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Altruísmo explicita qualquer ato que beneficia alguém, sem acarretar benefícios para o altruísta; pelo contrário, comumente envolve algum custo pessoal para aquele que presta ajuda. 
(    ) Quando uma pessoa põe em risco a sua própria vida, visando salvar alguém que esteja em perigo, sem tencionar receber alguma recompensa, está comportando-se de maneira altruísta.
(    ) Enquanto que a agressão tem base fundamentalmente social, o altruísmo é uma característica inata, transmitida hereditariamente. Infelizmente não pode ser desenvolvida nas pessoas que nascem sem essa tendência.
(    ) A empatia está relacionada ao altruísmo, já que a preocupação empática por outra pessoa leva a uma motivação verdadeiramente altruísta para ajudá-la.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	10.
	O processo de desenvolvimento ocorre no indivíduo do nascimento até sua morte. Entretanto, é inegável que a infância é uma fase importante para o desenvolvimento do indivíduo. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) Fatos ocorridos no período da infância causam impactos importantes na composição do sujeito.
(   f ) Os primeiros anos de vida de uma pessoa não são considerados importantes, pois geralmente, quando adultos, não é possível recordar.
(  f  ) A importância dada à infância é um acontecimento relativamente antigo; atualmente essa importância vem diminuindo.
(  f  ) Atualmente, as crianças são consideradas inferiores se comparadas com os adultos e, no geral, não recebem maior atenção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - F - F.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando