Buscar

Avaliação do curso: Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular. Da Nova escola gratuito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 - Assinale a alternativa que NÃO completa a seguinte afirmação: "Ao longo dessa trilha, foi possível apresentar 12 brincadeiras. Com base no que você leu nos textos e assistiu nos vídeos sobre os modos de brincar, pode-se afirmar que essas brincadeiras contribuem predominantemente para que as crianças desenvolvam"
 O ritmo, a melodia e a musicalidade.
 O registro convencional de notação musical.
 O uso da voz, musicalmente, e os sons corporais.
Você acertou! Esta alternativa NÃO completa a frase acima, já que o curso não se propõe ensinar a grafia musical (notas musicais, claves, pautas etc.).
Parte superior do formulário
QUESTÃO 2 - Assinale a alternativa que NÃO completa a seguinte afirmação: "Considerando que as brincadeiras cantadas fazem parte do universo infantil, organizar momentos na rotina da sala de aula com essas brincadeiras possibilita que o aluno": Assinale a alternativa incorreta.
 Adquira disciplina comportamental e obediência servil ao professor.
 Vivencie, na rotina da sala de aula, momento descontraídos de humor e alegria em grupo.
 Aprimore os movimentos corporais como lateralidade, coordenação motora, temporalidade e desenvolva o ritmo.
Você acertou! Esta alternativa NÃO completa a frase acima, já que as brincadeiras permitem que os alunos explorem livremente suas capacidades corporais e cognitivas e se tornem crianças reflexivas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
QUESTÃO 3 - Entre as alternativas abaixo, qual aponta o aspecto INCORRETO para o desenvolvimento das crianças ao serem trabalhadas as brincadeiras cantadas?
 Competitivo, em busca de alcançar sempre o melhor resultado possível.
 Cognitivo, pelo trabalho com ritmo, melodia e outras características da música em si.
 Emocional, pois a criança pode vivenciar diversos papéis, imaginar personagens e trazer à tona seus medos, angústias, alegrias, vergonha, timidez.
Você acertou! Esta alternativa é a INCORRETA porque em nenhum momento os alunos são incentivados a valorizarem aspectos como ganhar ou perder.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
QUESTÃO 4 - Selecione a alternativa INCORRETA sobre o porque é importante apresentar para as crianças as brincadeiras cantadas da tradição do nosso povo e de outros povos.
 Para manifestarem preferências entre culturas distintas e poderem, futuramente, optar por se aproximarem ou não de determinadas tradições.
 Para que as crianças tenham a oportunidade de viver uma sensação de permanência e pertencimento, criando um ambiente de respeito às diferenças.
 Para que as crianças, quando crescerem, façam o papel de disseminadores do patrimônio lúdico da humanidade.
Você acertou! Esta é a alternativa INCORRETA, já que a importância das brincadeiras apresentadas no curso é permitir com que os alunos conheçam a diversidade cultural e a valorizem.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
QUESTÃO 5 - O que fazer quando as crianças ficam dispersas e não se envolvem nas propostas de brincadeiras cantadas? Assinale a alternativa INCORRETA.
 É natural que nem todas as crianças estejam atentas no primeiro contado com a proposta. Porém, o contato constante das crianças com essas situações permitirá, gradativamente, que elas passem a se envolver naturalmente.
 Na primeira vez em que se apresenta uma brincadeira cantada é normal que nem todos participem. A regularidade desse comportamento pode indicar o professor não tenha escolhido uma brincadeira adequada para a faixa etária.
 É possível separar a turma entre os que desejam participar daqueles que não desejam, evitando que os demais sejam desestimulados a brincar. Vale dividi-los em espaços diferentes para que a atividade seja realizada normalmente.
Você acertou! A alternativa assinalada é INCORRETA porque as crianças não devem ser separadas. Pelo contrário, devem ser incluídas e ouvidas. Além disso, o professor precisa estar aberto para, eventualmente, mudar a brincadeira caso veja que ela não está funcionando com a turma.
Parte inferior do formulário

Outros materiais