Buscar

Av2 - Letramentos e Alfabetização 100% correto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) Leia a seguir uma das habilidades requeridas para o Ensino Médio pela BNCC.
Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
Fonte: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 ago. 2018.
A partir da leitura, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A escola deve se preocupar em trabalhar o letramento crítico com os alunos, assim como está especificado na habilidade descrita da BNCC.
PORQUE
II. É a partir do desenvolvimento do letramento crítico que os alunos aprendem a respeitar e promover os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
2) Uma das habilidades da BNCC, referente ao Ensino Médio, afirma que o aluno do Ensino Médio deve: empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e combatendo situações de preconceito linguístico.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2018.
A partir desse contexto, podemos afirmar que o professor no Ensino Médio deve
a) continuar trabalhando com os letramentos múltiplos e os gêneros textuais, assim como no Ensino Fundamental.
3) Leia o trecho a seguir, da BNCC para o Ensino Médio.
"Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Essa competência específica indica que, durante o Ensino Médio, os jovens devem desenvolver uma compreensão e análise mais aprofundadas e sistemáticas do funcionamento das diferentes linguagens. Além disso, prevê que os estudantes possam explorar e perceber os modos como as diversas linguagens se combinam de maneira híbrida em textos complexos e multissemióticos, para ampliar suas possibilidades de aprender, de atuar socialmente e de explicar e interpretar criticamente os atos de linguagem".
Fonte: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 ago. 2018.
A partir da leitura do trecho, podemos dizer que a BNCC espera que os alunos do Ensino Médio reconheçam as diversas formas de linguagem, ou seja, eles devem estar inseridos em um contexto de:
b) multiletramentos e letramentos múltiplos.
4) Leia alguma das habilidades da BNCC sobre o ensino de Língua Portuguesa nos primeiros anos do fundamental.
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Fonte: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.
A partir da leitura dos trechos da BNCC, analise as afirmativas a seguir.
I. Os diferentes gêneros textuais estão presentes na BNCC e devem estar presentes no cotidiano escolar dos alunos com a mesma importância, desde os gêneros do cotidiano até o mais acadêmicos.
II. A finalidade dos textos devem ser também consideradas no trabalho com gêneros textuais, levando em consideração que o letramento é considerar as funções sociais da escrita.
III. A ajuda do professor ainda é fundamental nos primeiros anos do ensino fundamental, sendo ele um dos responsáveis por inserir o aluno no mundo do letramento.
Agora, assinale a alternativa correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas
5) Nas habilidades apresentadas na BNCC (2018), referentes ao ensino de língua portuguesa para o terceiro ano do ensino fundamental, tem-se que o estudante deve ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Deve-se também planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
A partir da leitura dessa habilidades, podemos perceber que:
a)o aluno já deve apresentar autonomia em relação à leitura e compreensão, porém cabe ao professor trabalhar com o letramento

Outros materiais