A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Educação Ambiental Avaliação II - Individual FLEX

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O tema Meio Ambiente foi incluído nas orientações curriculares do Ministério da Educação como um tema transversal que permeia toda a prática educacional. Levando em consideração este aspecto, o que o tratamento dos Temas Transversais propõe?
	 a)
	Impõe a elaboração de projetos como forma de esforço conjunto e complementar e proporciona direção e durabilidade nas atividades pedagógicas da escola.
	 b)
	Incentiva maior proximidade da escola com a comunidade, rompendo com o seu isolamento em relação às questões social, econômica e ambiental.
	 c)
	Promove a interdisciplinaridade, o pensamento simplista e reducionista, promovendo o isolamento das questões social, econômica e ambiental.
	 d)
	Exclui a dimensão da formação crítica e participativa, fechando-se para a vida ao fazer a conexão dos conteúdos de ensino com problemáticas relevantes.
	2.
	A Educação Ambiental é uma área que explora diversos conteúdos, projetos, ações que buscam estar inseridos em três esferas: a social, a ambiental e a econômica. Sobre a que ou a quem ela deve ser oferecida, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Apenas aos interessados, por meio de cursos de extensão baseados em conceitos que são fundamentais para desenvolver projetos ambientais.
	 b)
	No sistema regular de ensino público, a quem se garante o acesso gratuito a cursos especializados.
	 c)
	Em todos os níveis de ensino público ou privado, a fim de estabelecer parcerias e relações com a problemática ambiental.
	 d)
	Aos acadêmicos que estão cursando o nível superior, pois somente eles serão capazes de desenvolver ações ambientais.
	3.
	Muitas das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos diretamente ligados à questão ambiental. Ensinar e aprender Educação Ambiental faz parte do processo de construção do conhecimento para compreender a sua realidade e atuar sobre ela. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A alternativa em trabalhar com a temática Meio Ambiente traz a necessidade de aquisição de conhecimento e informação por parte dos professores para que se possa desenvolver um trabalho adequado com os estudantes de forma transdisciplinar.
PORQUE
II- O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de auxiliar os estudantes a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As assserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	As assserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	4.
	Cada professor pode contribuir decisivamente ao explicitar os vínculos de sua área com as questões ambientais, por meio de uma forma própria de compreensão dessa temática, de exemplos abordados sobre a ótica de seu universo de conhecimentos e pelo apoio teórico-instrumental de suas técnicas pedagógicas. Entre os conteúdos, os procedimentos merecem atenção especial, pois são um ?como fazer? que se aprende fazendo, com orientação organizada e sistemática dos professores. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Destacam-se dentro desses conteúdos alternativas variadas de expressão e divulgação de ideias e sistematização de informações.
(    ) Destacam-se dentro desses conteúdos técnicas de pesquisa em fontes variadas de informação.
(    ) Destaca-se dentro desses conteúdos a análise crítica das informações veiculadas pelos diferentes canais de comunicação.
(    ) Destaca-se dentro desses conteúdos a identificação das instituições públicas e organizações da sociedade civil, exceto as atividades de acompanhamento em ONGs.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	A proposta do desenvolvimento sustentável se complexifica com o próprio entendimento sistêmico da questão ambiental. Sua implementação engloba múltiplas dimensões, dentre elas:
	 a)
	Política, financeira e estrutural.
	 b)
	Social, cultural e do meio ambiente.
	 c)
	Social, estrutural e do meio ambiente.
	 d)
	Intelectual, histórica e política.
	6.
	Quais os princípios ecológicos necessários para que o educador integre os conteúdos de ensino à perspectiva ecológica?
	 a)
	Harmonia, equilíbrio, monoculturas e sistemismo.
	 b)
	Interdependência, sustentabilidade, fluxo de energia e diversidade.
	 c)
	Fluxo de energia, diversidade, aumento do capital e sustentabilidade.
	 d)
	Interdependência, sustentabilidade, equilíbrio harmônico e monoculturas.
	7.
	A transversalidade constitui, conforme Yus (1998, p. 21), ?numa forma de entender o tratamento de determinados conteúdos educativos que não fazem parte das disciplinas ou áreas clássicas do saber e da cultura?. O que pressupõe o tratamento dos temas transversais? Analise as seguintes sentenças:
I- Interdisciplinaridade, pensamento complexo e holístico.
II- Elaboração de projetos como forma de fragmentação e durabilidade nas atividades pedagógicas da escola.
III- Formação crítica e participativa, fazendo a conexão dos conteúdos de ensino com problemáticas relevantes do contexto do educando. 
IV- Integração curricular constituída a partir do diálogo entre educadores.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YUS, Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	A Educação Ambiental necessita estar voltada aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes de cuidado e valor com o meio ambiente. Ela precisa estar inserida nos diferentes níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os estudantes. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conseguir promover o fortalecimento da cidadania, responsabilidade e a solidariedade ambiental não são princípios ambientais.
	 b)
	A Educação Ambiental tem por objetivo explorar os recursos naturais sem promover o equilíbrio ambiental.
	 c)
	Os professores de diferentes áreas dos saberes não necessitam realizar atividades ambientais pois a educação ambiental cabe somente ser trabalhada pelo professor de Biologia ou Geografia.
	 d)
	Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos voltados à preservação e ao uso sustentável, possibilitando a dimensão transversal.
	9.
	Uma forma de trabalhar as questões ambientais é discutir e refletir com os estudantes as situações que acontecem no cotidiano. A Educação Ambiental precisa ser trabalhada de forma transversal voltada aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes de cuidado e valor com o meio ambiente. Ela precisa estar inserida nos diferentes níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os estudantes. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A escola necessita promover momentos de interação, como oficinas pedagógicas, teatros, visitas técnicas e projetos sociais e ambientais para motivar o cuidado com o meio ambiente.
	 b)
	Os professores de diferentes áreas dos saberes não necessitam realizar atividades ambientais, pois a educação ambiental cabe ser trabalhada pelo professor de Biologia, Pedagogia ou Geografia.
	 c)
	A escola tem como responsabilidade transmitir informações e não cabe a ela discutir e refletir as questões sociais e ambientais. Essa situação cabe ao setor público.
	 d)
	Conseguir promover o fortalecimento da cidadania, responsabilidade social e ambiental e a solidariedade não são princípios ambientais.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.