Buscar

Exercicio do Conhecimento

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática e de Ciências
	Avaliar
	0,6 de um máximo de 1,0(60%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“A utilização dos materiais manipuláveis oferece uma série de vantagens para a aprendizagem das crianças. Podemos destacar:
• propicia um ambiente favorável à aprendizagem, pois desperta a curiosidade das crianças e aproveita seu potencial lúdico;
• possibilita o desenvolvimento da percepção dos alunos por meio das interações realizadas com os colegas e com o professor;
• contribui com a descoberta (redescoberta) das relações matemáticas subjacente em cada material;
• é motivador, pois dar um sentido para o ensino da Matemática. O conteúdo passa a ter um significado especial;
• Facilita a internalização das relações percebidas”. (SARMENTO, 2012).
Algumas possibilidades metodológicas também utilizam materiais manipuláveis, como: jogos, uso da calculadora, entre outros. Porém, destacarei um material pedagógico manipulável que é forte aliado do professor no desenvolvimento do trabalho em educação matemática: “Esse material destina-se a atividades que auxiliam a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. Ele faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori (1870-1952). Parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação que discentes aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta.” (SOUZA, 2011, pg.46). De acordo com os estudos realizados na disciplina, indique abaixo sobre qual o material pedagógico está sendo abordado:
Escolha uma:
a. Material Dourado;
Gabarito: Os materiais manipuláveis, ao serem utilizados adequadamente, podem favorecer a diminuição nos processos puramente mecânicos, proporcionando ao aluno a oportunidade de construir e vivenciar situações de raciocínios, observação e construção de procedimentos de cálculo, formas diversificadas de pensar e perceber a realidade, atribuindo significado aos conteúdos e aos conceitos matemáticos. Dessa forma, a educação matemática favorece o desenvolvimento do pensar e do atuar, construindo habilidades, valores e atitudes que ampliam a visão de mundo e a construção do conhecimento matemático. Os materiais manipuláveis favorecem a construção e a vivência de atividades matemáticas escolares, em que não há espaço para uma matemática pronta e acabada, privilegiando a memorização sem compreensão, mas contribui para a construção e apropriação, pela criança, de um conhecimento dinâmico, significativo, que lhe permita compreender e intervir na realidade. Diante disso, a utilização adequada de materiais manipuláveis passa a ser fundamental na prática pedagógica do educador, uma vez que ensinar e aprender matemática consiste em perceber o significado e o sentido de cada conteúdo matemático e a aplicação nos diferentes contextos sociais. O material dourado foi criado por Maria Montessori, médica italiana (1879-1952). Ela desenvolveu o trabalho de construção e apropriação do Sistema de Numeração Decimal (SND), suas propriedades e operações, por pessoas que apresentavam dificuldades de aprendizagem em matemática. O material dourado é utilizado, principalmente, para desenvolver o trabalho com: o Sistema de Numeração Decimal; as operações fundamentais; o desenvolvimento de algumas habilidades, como: observação, comparação, percepção, autonomia, criatividade, raciocínios lógicos, entre outras; a percepção entre o simbólico e o manipulável; a resolução de problemas. Além disso, o material dourado pode favorecer a concentração, o interesse, o raciocínio lógico, desenvolver a inteligência e a imaginação criadora, pois a criança, por natureza, está sempre predisposta ao jogo.
b. Ábaco;
c. Blocos lógicos;
d. Sólidos Geométricos;
e. Quadro valor lugar;
Feedback
A resposta correta é: Material Dourado;.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um quarto de toda a vida da Terra pode ser encontrado debaixo de nossos pés. A biodiversidade do solo abrange micro-organismo (aqueles visíveis apenas pelo microscópio, como fungos e bactérias), microfauna (tamanho inferior a 0,1mm, como nematoides e tardígrados), mesofauna (invertebrados com largura entre 0,1 e 2mm, inclusive ácaros e colêmbolos), macrofauna (com largura do corpo de 2 a 20mm, inclusive formigas, cupins e minhocas) e megafauna (que têm mais de 20mm de largura, inclusive mamíferos que vivem no solo, como as toupeiras).
Esses organismos subterrâneos influenciam a estrutura física e a composição química dos solos. Eles são essenciais para permitir e regular processos ecossistêmicos essenciais, como o sequestro de carbono, as emissões de gases de efeito estufa e a absorção de nutrientes pelas plantas. Eles representam um repositório para possíveis aplicações médicas, bem como novos controles biológicos de patógenos e pragas. (Fonte pesquisada: WWF. Planeta Vivo: relatório 2018. Disponível em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/lpr_2018_summary_portugues_digital.pdf. Acesso em: 09/12/2019).
Observe com atenção a imagem a seguir. Preste atenção aos detalhes e procure entender como o texto anterior se relaciona com a imagem.
Tendo em vista que a escola é um dos espaços importantes para o aprender e que aprender significa transformação, analise as afirmativas a seguir e considere apenas as verdadeiras.
I. A metodologia tradicional de educação garante o acesso ao conhecimento, mas deixa de contribuir com a formação de um pensamento crítico a respeito da relação com o ambiente.
II. O desenvolvimento de projetos pode ser um caminho interessante para o acesso ao conhecimento sobre o ambiente, pois tem por base a pesquisa e a troca de informações entre os alunos.
III. A educação ambiental para o contexto atual tem desafios a vencer como o uso dos meios tecnológicos em sua metodologia e a falta de informação e conhecimento a respeito.
IV. Por conter conhecimentos que envolvem os seres vivos indica-se que a educação ambiental seja tratada na disciplina de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e em Biologia no Ensino Médio.
V. A percepção e compreensão do ambiente natural exige um desenvolvimento cognitivo elevado, por isso, a educação ambiental está presente a partir do Ensino Médio.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, II e III
b. I e V apenas
c. II, IV e V
d. I, III e V
GABARITO: A alternativa correta é I, II e III. A metodologia para a educação ambiental, independente da faixa etária necessita ser variada respeitando os diferentes estilos de aprendizagem levando em conta que é preciso desenvolver as capacidades de observação, questionamento, pesquisa, organização do conhecimento e sua aplicação em situações cotidianas, assim como o espírito crítico. A educação ambiental pode ocorrer em qualquer faixa etária desde que respeitadas as características das fases do desenvolvimento do indivíduo. Possui caráter interdisciplinar e transversal de modo que não se recomenda a inclusão dela na forma de disciplina. Um dos seus desafios é a inclusão da tecnologia como uma de suas formas metodológicas.
e. II, III e IV
Feedback
A resposta correta é: I, II e III.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A maioria das plantas que florescem é são polinizadas por insetos, e outros animais, e pelo vento. Estima-se que a proporção de espécies de plantas selvagens polinizadas por animais aumente de uma média de 78% nas comunidades de zonas temperadas para 94% nas comunidades tropicais. Em termos taxonômicos, os polinizadores são um grupo diverso, que abrangem mais de 20.000 espécies de abelhas, muitos outros tipos de insetos (por exemplo, moscas, borboletas, mariposas, vespas e besouros) e até mesmo vertebrados, como alguns pássaros e morcegos. A maioria dos polinizadores é selvagem, mas algumas espécies de abelhas podem ser manejadas, como as abelhas de mel (Apis mellifera, Apis cerana), alguns abelhões e algumas abelhas solitárias.
(Fonte de pesquisa: WWF. Planeta Vivo:relatório 2018. Disponível em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/lpr_2018_summary_portugues_digital.pdf. Acesso em: 09/12/2019)
Diante desta informação e dos estudos a respeito do ensino de ciências, leia atentamente as afirmativas que seguem e considere apena (s) a (s) verdadeira (s).
I – Uma das competências necessárias ao cidadão do século XXI é a capacidade de reconhecer a relação de dependência que possui com os demais seres vivos ou não-vivos que compõem o ambiente.
II – O ensino de Ciências desenvolve-se em torno da relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico, pois a criança traz consigo vivências anteriores.
III- O conteúdo polinização destina-se a alunos já desenvolvidos cognitivamente, pois, pelo fato de tratar-se de algo distante da realidade da criança, dificulta o desenvolvimento do seu pensamento.
IV – As abelhas oferecem perigo à saúde do ser humano e, por isso, recomenda-se que nas aulas de ciências seja enfatizado o conjunto de formas de se defender delas.
V – A utilização da metodologia denominada Abordagem Temática pode tratar desse tema em todos os níveis educacionais brasileiros a partir de uma situação-problema a ser resolvida.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
a. II, IV e V
b. I, II e V
Gabarito: a alternativa correta é: I, II e V
Para responder a essa questão, o aluno necessita das noções de:
• Conhecimento científico e conhecimento cotidiano.
• Abordagem Temática e suas fases como um caminho metodológico possível para o ensino de diferentes temas ou conteúdos relativos à disciplina de Ciências.
• Ambiente e educação ambiental.
c. II, III e V
d. I, III e V
e. I, III e IV
Feedback
A resposta correta é: I, II e V.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB) ou Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, deixa claro, no artigo 32, que:
O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
(Fonte pesquisada: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 09/12/2019).
Desse modo, (a importância) o objetivo do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino Fundamental se deve ao fato de que:
Escolha uma:
a. Por meio dele, pode-se desenvolver habilidades e competências que ajudem a compreender e explicar os fenômenos que organizam a vida no planeta Terra.
Gabarito: A resposta correta é: Por meio dele, pode-se desenvolver habilidades e competências que ajudem a compreender e explicar os fenômenos que organizam a vida no planeta Terra. “O homem busca explicações para o Universo, para os diferentes fenômenos físicos, químicos e biológicos, em uma tentativa de melhor se adaptar à vida na Terra”.
b. Trata dos dados estatísticos necessários para a compreensão da evolução do conhecimento científico produzido pela humanidade.
c. De modo independente das demais áreas do conhecimento, a disciplina de Ciências apresenta as modalidades de cuidados que o planeta Terra necessita.
d. Por meio dele, é possível tratar dos aspectos que envolvem as relações familiares e sociais, de modo que ocorra a compreensão do ambiente natural e social.
e. Junto com ele é importante que sejam desenvolvidas ações beneficentes que contribuam para a melhoria da igualdade na sociedade em geral.
Feedback
A resposta correta é: Por meio dele, é possível tratar dos aspectos que envolvem as relações familiares e sociais, de modo que ocorra a compreensão do ambiente natural e social..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O tema vacinação tem sido tema recorrente nas discussões a respeito de saúde no Brasil.
Leia atentamente o texto que apresenta parte das orientações dadas pelo Ministério da Saúde:
Qual a importância da vacinação?
O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias.
(Fonte pesquisada: BRASIL. Vacinação: quais são as vacinas, para que servem, por que vacinar, mitos. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao. Acesso em: 09/12/2019).
Tratando-se de um assunto importante para toda a população, analise as afirmativas a seguir e considere apenas as verdadeiras:
I. A Abordagem Temática pode instigar os alunos a pesquisar a respeito da vacinação considerando os aspectos históricos do ser humano e sua relação com a saúde.
II. O conteúdo “Vacinas” pode ser tratado em momentos de epidemias tendo em vista que se limita a aspectos de áreas específicas do conhecimento.
III. A problematização da Abordagem Temática pode ser organizada a partir de notícias, relatórios, vídeos que explorem as necessidades locais e mundiais a respeito do controle de doenças.
IV. A organização do conhecimento na Abordagem Temática pode ter como passo inicial uma coleta de dados a partir do estudo da carteira de vacinação de cada aluno.
V. Por se tratar de um tema delicado aconselha-se a utilização em grande escala das aulas expositivas aproveitando o espaço para a cópia de informações relevantes.
São verdadeiras as afirmativas:
Escolha uma:
a. III e V apenas
b. I e V apenas
c. II, III e IV
d. I, III e IV
GABARITO: a alternativa correta é I, III e IV, pois o tema “Vacinas” envolve conhecimentos de várias áreas. Desse modo, a Abordagem Temática se mostra uma metodologia interessante, pois envolve problematizar, buscar conhecimento (aluno e professor acostumando-se a pesquisar), elaborar respostas e de certo modo, apresentar soluções.
e. I, II e V
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV.
Parte inferior do formulário

Outros materiais