Buscar

apol artes teorias e metodologias

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Analisando o fragmento de texto e os assuntos sobre a história da dança, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A imitação de movimentos corporais diverge das formas, substituiu a comunicação com o sobrenatural pelo homem primitivo.
	
	B
	Ainda na antiguidade, o homem usa dança e movimentos corporais para evitar a comunicação com o divino.
	
	C
	Na antiguidade, em civilizações como a Egípcia, a dança era também utilizada como forma de educação.
Você acertou!
“Podemos inferir que a utilização do corpo em movimento para se comunicar com o sobrenatural fez com que a dança, [...] fosse transmitida pelo viés da reprodução, ou seja, pela ação imitativa. Na Antiguidade, a dança também possuía um caráter divino e era um meio de representação de sentimentos que não dissociava o sagrado do profano nem o espírito da matéria. Entre as grandes civilizações da Antiguidade, como Egito, Japão, Índia, entre outros, percebemos – em especial na Grécia – a dança adquirindo caráter educacional (livro-base, p. 151, 152).
	
	D
	Na Grécia antiga, a dança era somente usada para a diversão de caráter educacional.
	
	E
	Na Antiguidade, os sentimentos se desvincularam dos movimentos corporais.
Questão 2/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre os métodos ativos no ensino de música, enumere as informações pertinentes a cada um dos pedagogos musicais:
1. Émile Jacques-Dalcroze
2. Maurice Martenot
3. Zoltan Kodaly
4. Karl Orff
(  ) Fez a música se tornar obrigatória nos espaços escolares da Hungria.
(  ) Criou um sistema de ritmo por meio do fazer corporal.
(  ) Estimulou a improvisação musical no processo de aprendizagem desta linguagem.
(  ) Acredita que o fazer musical desenvolve níveis mentais e espirituais. 
Marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 4 – 1 – 3
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
	
	E
	3 – 1 – 4 – 2
Você acertou!
“1. Émile Jacques-Dalcroze – começou a desenvolver todo um sistema de aprendizado do senso ritmo com base no fazer corporal. [...] 2. Maurice Martenot – Segundo ele, o ensino da música pode desenvolver os níveis sensório-motor, mental, afetivo e até espiritual. 3. Zoltan Kodaly – propõe um ensino de música por meio, principalmente, do canto e, com seu trabalho incansável, conseguiu colocar a música como matéria obrigatória nas escolas da Hungria. [...] 4. Karl Orff – sua proposta pedagógica é ‘uma das mais conhecidas no Brasil, incentiva a prática da improvisação na aprendizagem musical’.” (livro-base, p. 34-6)
Questão 3/10 - Artes: Teorias e Metodologias
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre as características dos métodos ativos de educação musical, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Por meio dos métodos ativos, o estudante pode aumentar sua sensibilização musical e ter, na música, uma possibilidade educacional.
Você acertou!
A partir dos métodos ativos de educação musical acontece a ampliação da concepção de ensino musical: sensibilização à música em lugar do aprendizado das técnicas de um determinado instrumento e a música passa a ser vista também como um meio de educação (educação pela música) (livro-base, p. 34).
	
	B
	A improvisação musical diverge dos métodos ativos de educação musical.
	
	C
	O direito de acesso à prática e à teoria musical concernem apenas aos estudantes de escolas particulares.
	
	D
	Nos métodos ativos, o aluno é visto apenas como ouvinte nas aulas de música na escola.
	
	E
	É antiquado levar em consideração a personalidade original dos alunos, diante do processo de educação musical.
Questão 4/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, em relação ao propósito das tendências mais recentes no ensino de música, associe com os respectivos números as explicações pertinentes a cada atividade a seguir:
1. O hábito de escutar
2. A exploração sonora
3. A criação de grafismos
4. O gesto corporal
5. A criação musical
(   ) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro.
(   ) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras.
(   ) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto.
(   ) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula.
(   ) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música. 
Diante das informações acima, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	C
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1 – 5
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 3 – 4 – 1 – 5. Segundo o livro-base: “1. O hábito da escuta só pode ser adquirido pela prática constante, a cada aula. 2. Um dos papéis como professores de música consiste em despertar na criança a vontade de descobrir o mundo sonoro, de experimentar, de escutar e de fazer música com prazer. 3. Os alunos podem inventar grafismos, que são espécies de desenhos para representar os sons, e a partir deles organizar partituras, processo que os leva a ser precisos e atentos, para poderem então interpretar a música por eles inventada. 4. O gesto assume um lugar essencial na prática musical, uma vez que o som é o produto de um gesto ou de um movimento. 5. A aprendizagem musical que passa pela criação desenvolve todas as qualidades necessárias à musicalidade, trabalhando o ouvido, a audição de parâmetros e organização de sons (livro-base, p. 46-47).
	
	E
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
Questão 5/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Analisando as questões relacionadas ao ensino das Artes Visuais na escola, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Para o ensino das Artes Visuais na escola acontecer, o trabalho de construção e produção de visualidades se restringe ao uso de papéis e lápis de cor.
	
	B
	É crescente no Brasil a utilização de trabalhos coletivos em artes visuais que envolvem professores e alunos durante o ato de criação.
Você acertou!
‘A passos lentos, o ensino de arte no Brasil vem ganhando, aqui e acolá, novos entendimentos no universo escolar, no qual encontramos experiências significativas, trabalhos estruturados, projetos coletivos, realizados por professores envolvidos com o seu próprio desenvolvimento e com o do outro. [...] De forma geral, percebemos que o entendimento vigente é o de que arte não tem conteúdo e que basta oferecer materiais, ensinar técnicas para fazer “coisas bobinhas”. [...] A técnica tem o seu lugar de importância em qualquer atividade humana, pois está caracterizada como ordenação, regras a serem seguidas para se chegar a um fim, e ela deve ser uma das questões relevantes no processo da fatura – porém, jamais trabalhada sem a contextualização dos conteúdos artísticos. Como área de conhecimento, as artes visuais são tecidas por saber de cunho filosófico, estético, histórico, sociológico, semiótico, gestáltico, iconográfico, antropológico, etnográfico, entre outros (livro-base, p. 221-222).
	
	C
	A utilização de técnicas tradicionais nas aulas de Artes Visuais é desnecessária, pois os alunos já sabem desenhar e pintar.
	
	D
	A contextualização histórica diverge das premissas atuais do ensino das Artes Visuais.
	
	E
	As Artes Visuais, como área do conhecimento, bem como sua aceitação no processo de ensino escolar são vistas como supérfluas.
Questão 6/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Quanto aos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a utilização das modalidades cerebrais, conforme Betty Edwards, enumere as explicações que se relacionam a cada uma das modalidades cerebrais listadas a seguir:
1. Analógica
2. Não temporal
3. Não racional
4. Espacial
5. Intuitiva
(  ) Não acelera o processo de crítica.
(  ) Não observa o período.
(  ) Percebe similaridades.
(  ) Observa onde estão e como se formam as coisas.
(  ) Percebe as coisas de maneira mais acelerada. 
Marque a sequência correta:
Nota:10.0
	
	A
	5 – 4 – 1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4 – 5
Você acertou!
“1. Analógica – vê a semelhança entre as coisas; compreende relações metafóricas. 2. Não temporal – não tem senso de tempo. 3. Não racional – não precisa se basear na razão ou nos fatos; não se apressa a formar julgamentos ou opiniões. 4. Espacial – vê onde as coisas se situam em relação a outras e como as partes se unem para formar o todo. 5. Intuitiva – assimila as coisas aos pulos, muitas vezes à base de amostras incompletas, palpites, pressentimentos ou imagens visuais”.
	
	C
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	D
	4 – 5 – 1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 4 – 3 – 5
Questão 7/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Avaliando o fragmento de texto e os conhecimentos sobre Peter Slade, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A condução das propostas de Slade prioriza atividades individuais.
	
	B
	Sensibilização em grupo é parte integrante dos exercícios de Slade.
Você acertou!
“As proposições de Peter Slade (1978) nos conduzem a exercícios mais lúdicos e poéticos que podem ter uma grande recepção por um grupo que se sensibilize com elas” (livro-base, p. 109).
	
	C
	Os exercícios de Slade são em sua grande maioria antipoéticos e constrangedores.
	
	D
	A sensibilização é algo desnecessário para os exercícios de Slade.
	
	E
	As proposições de Peter Slade estão ultrapassadas segundo as propostas metodológicas do ensino de teatro na contemporaneidade.
Questão 8/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, analise as afirmativas a seguir.
I. O foco da abordagem triangular passa pelas vias da visualidade, da observação de imagens.
II. Existem várias formas de abordagens de leitura de imagem, sendo uma delas a leitura histórica.
III. Os três pilares da abordagem triangular (Leitura de imagem, História da Arte e Fazer artístico) podem ser desenvolvidos em diferentes sequências.
IV. O Arte-Educador precisa trabalhar os três eixos norteadores da abordagem triangular de forma conjunta em todas as aulas. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras. “A metodologia triangular, denominada posteriormente de proposta e finalmente de abordagem, visava ensinar a visualidade com base em imagens, promovendo a educação do olhar e valorizando os conteúdos da arte, ao apresentar a dimensão histórica da arte e situar o aluno como consumidor cultural. [...] Cabem aí diferentes abordagens para a leitura, que pode ser formalista, semiótica, histórica, iconográfica, entre outras. [...] Sendo assim, os três pilares têm a mesma importância e não há nenhum tipo de indicação em relação a uma sequência para a condução do processo de trabalho. O professor pode se deter mais tempo em um dos pilares, trabalhar cada um numa aula ou começar cada vez por um dos pilares” (livro-base, p. 244-245).
	
	B
	I, II, IV
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I, II, III e IV
Questão 9/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Sobre a realidade escolar, de acordo com o texto-base Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Cada escola inserida numa determinada comunidade possui sua própria realidade social que difere das realidades de outras escolas.
Você acertou!
“Cada escola inserida numa determinada comunidade possui sua própria realidade social que difere das realidades de outras escolas localizadas em comunidades, bairros ou cidades diferentes. Este fato interfere diretamente na maneira pela qual o docente irá selecionar os conteúdos a serem aplicados, pois isso dependerá não somente dos recursos de que a escola possa dispor, mas também dos alunos para quem se dirige a ação pedagógica. [...] Entendemos que seja importante para os professores dessa disciplina que haja uma compreensão histórica do ensino da Arte nas escolas públicas do Município, uma análise das políticas que já foram adotadas em períodos passados a partir da legislação anterior e das políticas atuais, com o objetivo de auxiliá-los na prática pedagógica” (texto-base, p. 589-590).
	
	B
	A realidade de cada escola interfere somente nos conteúdos a serem abordados pelo docente.
	
	C
	É indiferente a utilização de recursos presentes na escola e a realidade dos alunos.
	
	D
	Entender sobre a história do Ensino da Arte é opcional para o docente trabalhar de acordo com a realidade escolar.
	
	E
	Analisar a realidade da escola, bem como as políticas adotadas em outros momentos, é uma ação desnecessária. 
Questão 10/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre as habilidades motoras e os estágios que as contemplam. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das vivências a seguir:
1. Habilidades de estabilização
2. Habilidades de locomoção
3. Habilidades de manipulação
4. Estágio cognitivo
5. Estágio associativo
(  ) Capacidade de equilíbrio.
(  ) Aptidão de chutar.
(  ) Competência de maior coordenação.
(  ) Dificuldade de coordenação.
(  ) Possibilidade de saltar e correr. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1 – 5
	
	C
	1 – 3 – 5 – 4 – 2
Você acertou!
“1. Habilidades de estabilização – equilíbrio estático ou dinâmico, girar, flexionar. 2. Habilidades de locomoção – andar, correr, saltar (na vertical ou horizontal), saltitar, galopar, escalar, rolar, escorregar. 3. Habilidades de manipulação – segurar, chutar, lançar, pegar, bater. 4. Estágio cognitivo – primeiras tentativas; uso exagerado do corpo; sem ritmo e sem coordenação. 5. Estágio associativo – maior controle e coordenação, ainda restritos ou exagerados (livro-base, p. 172-173).”
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
	
	E
	1 – 3 – 5 – 2 – 4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes