Buscar

atividade 3 primeiros socorros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COOPEDUC – COOPERATIVA EDUCACIONAL SÃO JOÃO BATISTA
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM – MÓDULO I
MÁTERIA: PRIMEIROS SOCORROS
PROFESSORA: ARLENE ABREU DIAS
ALUNA: FERNANDA OLIVEIRA MARTINS
1 – O QUE VOCÊ ENTENDEU?
Todo e qualquer profissional deve estar qualificado para atendimento de primeiros socorros, uma vez que este minimiza os danos que possam vir a ocorrer com a criança devido ao acidente ou doença ocorrida. Podemos dizer que acidentes em ambiente escolar acontecem com freqüência devido à curiosidade das crianças.
2 – COMO PROCEDER EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM CASOS DE: HEMORRAGIAS, FRATURA, DESMAIO, CONVULSÃO?
Em caso de hemorragias é necessário manter e transmitir a calma diante da situação; colocar luvas de procedimento; deite a criança de barriga para cima (decúbito dorsal), pois facilita a circulação de sangue do coração para cérebro; faça pressão firme sobre o local da ferida com gaze ou compressa ou pano limpo, mantendo a compressão até que a hemorragia estanque. Após faça curativo compressivo no local da hemorragia. Durante este procedimento busque manter a criança calma e acordada, não ofereça a ela comida nem bebida e procure mantê-la aquecida. Em caso de hemorragia nasal eleve a cabeça da criança com o tronco para frente para que ela não chegue a engolir sangue, comprima com seus dedos a(s) narina(s) por onde escorre sangue, aplique gelo e/ ou compressas frias no local; não assuar. Caso o sangramento não pare colocar tampão de algodão no local, de gaze ou algodão de modo que preencha a cavidade nasal.
Em caso de fratura alguns sinais devem ser observados como: nível de consciência, hemorragias, hematomas, verificar se há ferimentos, formigamento, inchaço, dor intensa, deformidade do membro e verificar com a criança se ela ouviu um estalo no momento do ocorrido; se houver a possibilidade de fratura, imobilizar o membro com tala, ligue para serviço de emergência e aguarde o atendimento especializado.
Em caso de desmaio, procure segurar a criança antes que ela caia no chão e procure sentá-la, peça a ela que respire fundo para que mal estar passe. Em caso de encontrar a criança inconsciente deite-a no chão, eleve suas pernas (ao menos 40 cm do chão), coloque-a de lado para que a mesma não engasgue, procure afrouxar as roupas e mantenha a criança aquecida. Quando a criança estiver inconsciente não de a ela nada para beber, comer e cheirar, caso esta não acorde no prazo de 03 minutos ligue para serviço de emergência.
Nos casos de convulsão, deite a criança para evitar quedas e traumas; remova objetos ao redor de onde ela esteja para evitar traumas, procure afrouxar suas roupas, proteja a cabeça da mesma; lateralize a cabeça da criança para evitar que ela engasgue com saliva, limpe as secreções salivares para facilitar a respiração; observe se a criança consegue respirar, após a crise convulsiva pode haver incontinência fecal ou urinária. 
3 – O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER?
Em caso de hemorragia se a mesma ocorreu devido ao objeto encravado no local da hemorragia não tentar retirar o objeto; evitar dar algo para que a criança beba ou coma.
Em caso de fratura grave não tentar endireitá-la ou colocar o osso no lugar,
No caso de convulsão não devo imobilizar membros da criança; introduzir os dedos na boca dela, pois esta involuntariamente pode me ferir; não balançar a criança para evitar falta de ar; evitar banhos ou compressa de álcool pois estes podem criar afogamento ou lesão ocular dos olhos; não administrar medicamentos orais durante a crise pois a criança pode engasgar e se afogar durante o procedimento; caso as crises convulsivas se repitam ou permaneçam por mais de 10 minutos ligue para serviço de emergência.
Em caso de desmaio: não dar água nem comida, pois pode provocar asfixia; não oferecer qualquer produto com cheiro forte para respirar; não sacudir a vítima, pois pode ter ocorrido alguma fratura e piorar a situação.
4 – QUAIS AS CLASSIFICAÇÕES DAS QUEIMADURAS E QUAL TECIDO DANIFICAM CADA UM?
As queimaduras se classificam em: queimadura de primeiro grau, de segundo grau e de terceiro grau. No caso das queimaduras de primeiro grau danifica a camada mais externa da pele, deixando a pele vermelha e podendo causar leve inchaço. No caso de queimaduras de segundo grau esta provoca bolhas e inchaço maior, sendo bastante dolorida. Já a queimadura de terceiro grau afeta a terceira camada mais profunda da pele, ficando esta muito danificada, com tom branco ou cinzento, provocando muita dor.
5 – QUANDO UMA CRIANÇA EM CASO DE QUEIMADURA DEVE SER ENCAMINHADA AO HOSPITAL?
A criança deve ser encaminhada ao hospital em caso de queimadura quando: a queimadura ocorrer no rosto, mãos ou órgãos genitais; a queimadura ocorrer em uma área extensa (maior que tamanho de uma bola de pingue-pongue); quando a queimadura ocorrer em resultado de choque elétrico.
6 – COMO PROCEDER EM CASO DE ATAQUE DE ANIMAL PEÇONHENTO?
Em caso de suspeita de ataque de animal peçonhento devemos procurar conversar e acalmar a criança, procurar elevar o membro atingido, procurar não deixar que a criança se movimente muitos e devemos lavar o local com água e sabão e ligar para serviço de emergência. Se for possível e não trazer perigo, leve o animal envolvido no acidente, transportando-o adequadamente para que se possa fazer seu reconhecimento facilitando assim o diagnostico e o tratamento.
7 – CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS.
É necessário que o profissional que atua na escola seja este professor, servente, secretário (toda e qualquer função), seja capacitado em primeiros socorros para atuação em caso de necessidade. Uma vez que estes profissionais são responsáveis por estes alunos e por seu bem estar enquanto os mesmo estiverem na instituição.
REFERÊNCIAS
https://cepelli.com.br/noticias/tipos-de-queimaduras-e-suas-classificacoes/
http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/15primeiros_socorros_naescola.pdf
https://www.tuasaude.com/primeiros-socorros-para-hemorragia/
https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-em-caso-de-desmaio/

Outros materiais