Buscar

Bacharel Intervenção uniasselvi estagio 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2019
Bacharel Educação Física
PLANO DE INTERVENÇÃO ESTÁGIO
ANDRESSA C. CHAGAS (ELF0462)
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
SUMÁRIO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO	1
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	1
OBJETIVOS	2
METODOLOGIA	2
REFERÊNCIAS	3
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A área de concentração do estágio I A importância do profissional de educação física na orientação de musculação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É de alta relevância academia te r à disposição dos alunos profissionais que sejam qualificados para instruir e monitorar o durante a execução dos exercícios.
Os profissionais devem passar segurança para aos alunos bem como o incentivo de praticar atividades físicas para promover o bem para a saúde e também estética do indivíduo. Existem muitos benefícios da musculação para a saúde, porém muitas pessoas ficam longe dos pesos na academia porque pensa m que os pesos vão trazer prejuízos para a saúde.
Uma das maiores razões é: não sabem como usar os pesos, medo de não alcançar os resultados rapidamente os homens, por exemplo , as mulheres, medo de desenvolver de mais a musculatura etc... Mas, basta ter um profissional qualificado na academia para que possa instrui as pessoas de forma cor reta e o peso ideal. Para chegar ao objetivo final que é a saúde e uma boa forma.
São diversos os benefícios que os exercícios físicos desenvolvidos na academia de musculação podem trazer para o indivíduo, bem como, emagrecimento, ganho de massa muscular, fortalecimento, melhora a postura corporal, enrijecimento dos músculos, importante também para prevenir lesões e até mesmo tratá-las, melhora os níveis de triglicerídeos no sangue, melhora a circulação sanguínea, gera bom humor, confere mais disposição física, entre vários outros benefícios. Portanto vale ressaltar a importância de sempre procurar uma academia que ofereça profissionais amplamente qualificados, dispostos a aprender e transmitir esses conhecimentos para bem-estar do corpo e da mente de cada pessoa. 
E este cenário de capacitação foi encontrado por mim na Academia Ultra Fitness.
OBJETIVO
O objetivo desse Plano de Intervenção é demonstrar a importância do Profissional de Educação Física na orientação de musculação.
As atividades executadas durante o estágio foi observar a maneira que os profissionais da academia passam os exercícios e aborda m os alunos quando necessário, também organização dos materiais. As atividades que desenvolvi foram: monitorar e instruir os alunos na execução cor reta dos movimentos instrui nos alongamentos, ajudar na colocação e retirada de pesos dos equipamentos bem como manter a organização da academia. 
Ajudei o professor supervisor sempre em movimento por toda a academia e na correção da execução dos movimentos quando percebia que o aluno estava fazendo errado. 
Outras tarefas que realizei no estágio foram: Corrigir os movimentos quando o aluno está executando de maneira errada, esclarecer dúvidas dos alunos na execução dos movimentos, explicar para alunos com ficha nova como os exercícios e alongamentos são executados e sempre manter a academia organizada como as matérias no seu devido lugar. O problema que enfrentei no decorrer do estágio é que alguns alunos tinham receio de me pedir ajuda e procuravam somente os professores formados, mas no decorrer do estágio os alunos fora m ganhando confiança no meu trabalho e 
posterior mente eu ajudava-os. 
METODOLOGIA
 A intervenção ocorreu na academia Ultra Fitness, localizada na cidade de Ji-Paraná, Rua Missionario Gunnar Vingre, Bairro: Nova Brasília. 
A Academia Ultra Fitness, me proporcionou um excelente estágio, com profissionais qualificados e bem preparados para exercer a profissão. Com materiais e equipamentos sempre a disposição para ministrar as atividades desenvolvidas. 
Organização e limpeza da academia também é um ponto positivo para ganhar a confiança dos aluno s, o salão de musculação é amplo e bem arejado com ventiladores, televisão, armários para guardar seus pertences pessoais e um banheiro, para atender da melhor forma possível seus alunos. O s profissionais sempre à disposição para esclarecer minhas dúvidas e assim aumentar ainda mais meus conhecimentos, me passaram confiança e segurança para orientar sempre que necessários os seus alunos. A disciplina Fisiologia do Exercício cursada em 2017 na Unopar e a disciplina Atividades Físicas em Academias e Empresas cursada pela UNIASSELVI, ambas minis tradas pelo professor Flavio Milton da Silva, me auxiliaram no desenvolvimento deste intervenção.
REFERÊNCIAS
ACADEMIA ULTRA FITNESS, Ji-Paraná RO
 BITTENCOURT, N.:  Musculação: Uma  abordagem  metodológica.  Ed. Sprint, Rio de Janeiro, 1984.
EHLENZ, GROSSER, ZIMMERMANN.: Musculação e Cinesiologia Aplicada  1994.
FLECK, S. J. & KRAEMER, W. J.: Designing Resistance Training Programs. (2ª ed.) Champaign: Human Kinetics,1997.
LAMBERT, G.:  Musculação: Guia do técnico.  1987.
 OVAES, J. S. & VIANNA, J. M.: Personal Training e Condicionamento Físico em Academia. Shape, 1998.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes