Buscar

PARECER DIREITO ADMINISTRATIVO FICTO - licitação, pregão

Prévia do material em texto

Parecer n. 001/2018
Referente ao Processo n. 0001/2018	Pregão Eletrônico n. 001/2018 — Aquisição de oxigênio líquido medicinal e hélio líquido, com cessão em comodato de 01 (um) tanque de criogênico, pelo período de 12 (doze) meses, para o Hospital Estadual do Paraná - Seção de Ponta Grossa.
A Diretora Administrativa e o Chefe da Seção de Materiais e Patrimônio do Hospital Estadual do Paraná Seção de Ponta Grossa - à fl. 02, solicitaram a aquisição de oxigênio líquido medicinal e hélio líquido, com cessão em comodato de 01 (um) tanque de criogênico, pelo período de 12 (doze) meses, listados e especificados às fls. 03 a 05. O pedido foi formulado com base em solicitação realizada pelo Chefe da Seção de Infraestrutura Operacional deste órgão, que, à fl. 06, justificou a necessidade da aquisição nos seguintes termos, ipsis litteris: Motivamos a aquisição de Oxigénio líquido medicinal (conforme especificação e quantidades descritas na requisição) para serem utilizados no Hospital, tendo em vista que estes gases são fundamentais para o atendimento, e manutenção da vida de pacientes que se encontram internados nesta instituição.
Com efeito, à fl. 07, consta justificativa técnica, também exarada pelo Chefe da 'Seção de Infraestrutura Operacional, a respeito de referida aquisição.
Juntaram-se aos autos os seguintes documentos: às fls. 08 a 09, especificações necessárias ao fornecimento de oxigénio líquido medicinal; às fls. 10 a 12/ v.) Termo de Referência; à fl. 13, planilha que consolida as cotações
realizadas, adotando-se como valor de referência o menor preço apresentado; às fls. 14 a 28, orçamentos de empresas que atuam no setor económico em testilha; às fls. 29 a 43/ v., minuta do Edital e anexos.
Foi indicada a modalidade de pregão eletrônico, pelo menor preço pelo lote único, para aquisição dos materiais conforme quantidades e especificações contidas no Anexo I. Constou também da minuta do edital: o valor máximo da licitação; os requisitos e os critérios para julgamento das propostas dos concorrentes; e as cláusulas de vedações legais.
A fl. 44, a Diretora Administrativa informou que o valor estimado para a aquisição totaliza R$ 507.500,00 (quinhentos e sete mil e quinhentos reais), aplicável na rubrica 3390,3036, fonte 100. Ainda à fl. 44, a Coordenadoria de Orçamento e Programação e a Diretoria Financeira atestaram a existência de recursos orçamentários e financeiros para o custeio do que se pretende.
Conforme se denota à fl. 46, o Controle Interno da Instituição se manifestou favoravelmente ao prosseguimento do feito, e, em cota exarada à folha de informação - fl. 44 - o Coordenador do citado órgão de controle solicitou que a Direção Geral remetesse este processo para manifestação desta Procuradoria Jurídica.
Em 16 de novembro de 2018, conforme se depreende da cota de fl. 44/ v., o Diretor Geral solicitou parecer jurídico deste órgão. Ainda nesta manifestação, ele autorizou, desde que cumpridas as formalidades legais necessárias, o prosseguimento do certame licitatório, a ser custeado com base nas informações financeiras fornecidas pela Diretoria Administrativa. Na oportunidade, juntou aos autos a Declaração de Adequação Orçamentária (fl. 47).
II - Fundamentos
A necessidade da realização de processo licitatório no caso em comento, deriva, primeiramente, de regra constitucionalmente estabelecida, vejamos:
Prescreve o artigo 37 da Constituição da República em seu inciso XXI: “ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações”.
As ressalvas quais se refere o texto constitucional, são precipuamente os casos de inexigibilidade e dispensa de licitação. Quanto a tais hipóteses, basicamente, a primeira é passível de aplicação nos casos em que há possibilidade de competição entre os concorrentes, mas a lei faculta a dispensa à administração no uso seu poder discricionário, na segunda, a possibilidade de competição é impossível, seja pela exclusividade do objeto, ou da pessoa prestadora do serviço[footnoteRef:0]. [0: Di Pietro, p. 391 a 392.] 
Conforme expõe Maria Sylvia Zanella Di Pietro[footnoteRef:1], a dispensa, além daquela exercitada no âmbito do poder discricionário, pode ser também prevista de forma legal, sendo as possibilidades, àquelas contidas no artigo 17, incisos I e II, da Lei nº 8.666/93. Tal dispositivo [1: Di Pietro, p. 392.]

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes