A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
APOL Objetiva 1- Políticas Públicas na Educação Física- Uninter

Pré-visualização | Página 1 de 4

APOL Objetiva 1- POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Questão 1/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia a citação:
“Nesse sentido, o lazer ganha espaço na agenda pública como dever do Estado e objeto de políticas públicas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 99.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física sobre o acesso da população ao lazer e aos bens culturais, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	É garantido acesso igual a todos, independentemente da classe social.
	
	B
	Todos têm acesso igualitário ao lazer, mas nem todos têm acesso aos bens culturais.
	
	C
	É muito desigual, cabendo ao Estado promover a equidade social.
Comentário: “Porém, o acesso ao lazer e aos bens culturais é muito desigual, cabendo ao Estado promover ações que busquem a equidade social” (Livro-base, p. 99).
	
	D
	É desigual, cabendo ao setor privado promover ações de acesso ao lazer.
	
	E
	Todos tem acesso igualitário aos bens culturais, mas nem todos ao lazer.
Questão 2/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o extrato de texto:
“A concepção moderna de lazer está basicamente ancorada em duas dimensões: uma objetiva, [...], e outra subjetiva [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 94.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física sobre as dimensões da concepção moderna de lazer, relacione corretamente cada dimensão às suas características:
1. Dimensão objetiva
2. Dimensão subjetiva
(  )Atividade que proporciona algum tipo de satisfação à pessoa.
( )Deve ser uma atividade controlada, regulada e sadia, que preserve a capacidade de trabalho dos trabalhadores.
(  )Atividade realizada em um tempo que não é o de trabalho.
(  )Ocupação prazerosa e interessante que gera satisfação a um grupo social ou pessoa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 2-1-1-2. “A concepção moderna de lazer está basicamente ancorada em duas dimensões: uma objetiva, a do tempo livre, e outra subjetiva, relacionada à satisfação e ao prazer. Na primeira dimensão, [1] o lazer seria uma atividade realizada em um tempo que não o de trabalho. Poderia, nesse sentido, ter a função de recuperar o trabalhador para uma nova jornada de trabalho, devendo, portanto, ser uma atividade regulada, controlada e sadia, que preserve a capacidade de trabalho dos trabalhadores. Já em sua dimensão subjetiva, [2] o lazer estaria relacionado a atividades que proporcionam algum tipo de satisfação às pessoas. Se trata, portanto, de um tipo de ocupação prazerosa, interessante e capaz de gerar algum grau de satisfação para a pessoa ou o grupo social” (Livro-base, p. 94).
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1
Questão 3/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Atente para o fragmento de texto:
“Uma das poucas exceções de políticas públicas de lazer mais complexas e efetivas é o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), ação do Ministério do Esporte [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 113.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física sobre os objetivos do Pelc – Programa de Esporte e Lazer da Cidade, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Incentivar o esporte de rendimento nas cidades com a finalidade de descoberta de talentos esportivos.
	
	B
	Promover atividades recreativas voltadas exclusivamente ao público infantil aos finais de semana.
	
	C
	Implementar o esporte educacional por meio do fornecimento de profissionais e materiais esportivos para as escolas municipais.
	
	D
	Divulgar as modalidades olímpicas por meio da promoção de competições esportivas nas diversas cidades do país.
	
	E
	Ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer.
Você acertou!
Comentário: “Os objetivos do programa são ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer, integrando suas ações às demais políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento humano e a inclusão social. Para tanto, o Pelc apresenta três eixos centrais que foram operacionalizados por meio de quatro estratégias, que, por sua vez, desdobram-se em ações específicas, com conotação realmente finalística” (Livro-base, p. 114).
Questão 4/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Atente para a seguinte citação:
“A importância social do lazer também pode ser percebida pelo crescente interesse do Estado em regulamentar e propor ações para essa área.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 94.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física sobre a relação do Estado brasileiro com o lazer, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O Estado brasileiro reconhece o lazer como direito, mas não promove ações de incentivo à prática.
	
	B
	O Estado brasileiro não reconhece o lazer como um direito de todos.
	
	C
	O Estado brasileiro incentiva e promove apenas ações de lazer voltadas ao esporte e atividade física.
	
	D
	O Estado brasileiro reconhece o lazer como direito e promove políticas públicas para a área.
Você acertou!
Comentário: “Como explicaremos no decorrer do capítulo, o Estado brasileiro reconhece o lazer como direito de todos e promove políticas públicas para essa área” (Livro-base, p. 94).
	
	E
	O Estado brasileiro regulamenta o trabalho, mas não reconhece o lazer como prática fundamental para a população.
Questão 5/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Atente para a seguinte citação:
“Devemos compreender que a posição de alguém que pensa diferente de nós também é válida e legítima e que não devemos simplesmente contestá-la”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 176.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física, partindo do princípio de que política é o enfrentamento de posições opostas e legítimas, podemos afirmar que pelo confronto de ideias:
Nota: 0.0
	
	A
	a melhor oratória garante o convencimento.
	
	B
	o mais importante é a qualificação e a competência do que se discute.
	
	C
	aprimoramos a política e os sujeitos.
Comentário: De acordo com o livro-base, “É pelo confronto de ideias que se pode aprimorar a política e os sujeitos" (Livro-base, p. 22).
	
	D
	o enfrentamento político partidário é o que sustenta o debate.
	
	E
	o respeito mútuo às posições divergentes é o que menos interessa nesse contexto.
Questão 6/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Atente para o extrato de texto:
“Seguindo essa lógica, foi criado, em 1943, [...], o Serviço de Recreação Operária (SRO), que [...] encarregou-se de organizar e coordenar as diversas atividades culturais e esportivas para os trabalhadores sindicalizados e suas famílias.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 101.
Considerando essas informações e os conteúdos