Buscar

Técnicas e Gêneros de Pintura (ART103)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Técnicas e Gêneros de Pintura (ART103)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513392) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20314615
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A questão dos gêneros da pintura está relacionada com o estabelecimento da pintura como arte e de sua importância como atividade intelectual. A valorização de um determinado estilo não acontece ao acaso, está relacionada a vários fatores. Descreva os fatores que contribuíram para a supervalorização de um determinado estilo de pintura e aponte um exemplo na história da arte.
	Resposta Esperada:
O empenho e o consequente desenvolvimento de certos gêneros, em respectivos territórios, também perpassam por questões sociais, econômicas, religiosas e políticas. Afinal, há os governantes que quiseram imortalizar seus feitos, patrocinando retratos, conflitos ou guerras vencidas. Começa a ocorrer uma certa hierarquia, sendo preferidas às pinturas religiosas e históricas aos retratos, paisagens, naturezas-mortas e temas cotidianos. Esses patamares de importância começam a se dissipar levemente no século XVIII. No século XIX, progressivamente, acontece seu nivelamento, quando há o auge das pinturas de paisagem e quando os próprios pintores começam a se questionar sobre a necessidade de categorias.
	2.
	A aquarela é mais uma das tantas técnicas de pintura existentes. Por mais antiga que ela seja, tendo seu nascimento por volta de 2000 anos atrás, é um método bem menos ortodoxo de pintura e se for comparada com acrílica e óleo, é muito impressionante. Descreva o processo da técnica da pintura em aquarela.
	Resposta Esperada:
A técnica da pintura a aquarela é baseada no sistema de pigmentação transparente ou veladuras. Utiliza o branco brilhante do papel para seus tons brancos e pálidos, e os pigmentos que normalmente não são transparentes são aplicados em consistência tão diluída, que seus efeitos se tornam quase tão brilhantes quanto aqueles naturalmente transparentes.
Parte inferior do formulário

Outros materiais