Buscar

Métodos Quantitativos - Prova III - Discursiva - 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Métodos Quantitativos (ADG13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512483) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19305275
	
1.
	
A estatística é a ciência que estabelece métodos científicos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação dos dados observados para a definição de ações ou tomada de decisões. Ao realizarmos uma pesquisa estatística, é necessário definir qual será a população a ser pesquisada e qual será a amostra observada. Explique a diferença entre população e amostra e dê dois exemplos de cada. ( Máximo 1000 caracteres )
Resposta esperada: Entender a diferença entre população e amostra é fácil quando se lembra de uma lei fundamental de estatística: Uma amostra é sempre um grupo menor ou um subconjunto dentro de uma população. 
A população é um conjunto completo de elementos que possuem um parâmetro comum, esta é frequentemente usada para descrever a população humana ou o número total de pessoas que vivem em uma área geográfica de qualquer país ou estado. A população numa pesquisa não precisa ser necessariamente humana. Pode ser qualquer coleta de dados que tenha um parâmetro comum, como o número total de lojas de animais em uma cidade.
Já uma amostra é a parte mais pequena do total, ou seja, um subconjunto de toda a população. Quando as pesquisas são conduzidas, a amostra são os membros da população que são convidados a participar da pesquisa, isto é, uma amostra é um subgrupo ou subconjunto da população, que pode ser estudado para investigar as características ou o comportamento dos dados populacionais. As amostras de dados são criadas usando vários métodos de pesquisa, como amostragem probabilística e amostragem não probabilística. Os métodos de amostragem variam de acordo com os tipos de pesquisa e a qualidade da informação requerida.
Exemplo 1:
População: Crianças 
Amostra: Crianças de 10 a 15 anos.
Exemplo 2:
População: Milho 
Amostra: Milho cultivado através de sementes transgênicas.
	
	
	2.
	Quando se verifica que duas variáveis quantitativas possuem algum tipo de dependência entre si, entendemos que existe uma correlação entre elas. Uma vez que existe uma correlação linear entre as variáveis, existe uma maneira de se encontrar a equação da reta que melhor descreve a situação. Nesse sentido, disserte sobre qual maneira é essa, identificando seu nome e o que pode ser encontrado com ela. ( * Máximo 1000 caracteres )
Resposta Esperada: Uma maneira de obter algum tipo de informação sobre a dependência entre as variáveis, é observar o comportamento de uma das variáveis mantendo a outra constante, pois duas variáveis possuem dependência entre si se o comportamento de uma afeta o comportamento de outra. Construir uma tabela de dupla entrada ajuda na apresentação dos dados de duas variáveis. A tabela de porcentagens por coluna ajuda a verificar se há ou não uma dependência entre as duas variáveis. Para variáveis quantitativas, é utilizado o diagrama de dispersão. Duas variáveis podem estar linearmente correlacionadas, positiva ou negativamente e o coeficiênte de correlação de Pearson, denotado por r, indica se há ou não correlação entre duas variáveis.

Continue navegando