Buscar

Apol 10 literatura e compreensao de textos nao literarios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte citação:
“O reconhecimento da palavra deve acompanhar a compreensão de seu significado. A palavra ganha sentido, sentido este que não se encontra no papel, mas sim na mente do leitor que, ao reconhecê-la, atribui significado de acordo com a sua experiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Mirthes Moraes dos. Os processos de leitura e letramento: O entendimento do processo de leitura. A decodificação dos símbolos linguísticos <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/os-processos-leitura-letramento.htm>. Acesso em 19 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre os três componentes da palavra escrita (ortográfico, fonológico e semântico), analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I.   ( ) O fonológico diz respeito à forma falada da palavra.
II.  ( ) O ortográfico se refere à forma escrita da palavra.
III. ( ) O fonológico se refere ao significado literal das palavra.
IV.  ( ) O semântico diz respeito às formas falada e escrita da palavra.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V – V – V – V
	B	V – F – F – V
	C	F – V – V – F
	D	V – F – V – F
	E	V – V – F – F
Você acertou!
Comentário:  A sequência correta é: V – V – F – F. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. “A leitura de palavras ocorre quando o leitor coloca em ação um sistema de reconhecimento que integra três componentes da palavra escrita: o ortográfico – a forma escrita da palavra –, o fonológico – forma falada da palavra – e o semântico – significado da palavra” (texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização, p. 451).
Questão 2/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte citação:
“[...] paratextos são elementos que estão para além do texto, ou seja, informações que acompanham uma obra. Como podem motivar a aquisição e a leitura de livros, os elementos paratextuais são muito privilegiados pela indústria editorial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Elementos paratextuais. <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/texto-e-paratexto.html>. Acesso em 20 jul. 2018. 
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre o paratexto, analise as seguintes proposições: 
I. As informações paratextuais (apresentadas, por exemplo, em boxes e legendas, e não no corpo do texto) complementam o texto. 
PORQUE
II. Os paratextos podem dizer respeito a informações (como definições, sugestões para leitura complementar, dados sobre a autoria do texto) que o autor prefere não encaixar no corpo do texto, porque não cabem no desenvolvimento do tema.
Nota: 10.0
	A	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
“Boxes, legendas, destaques trazem uma informação paratextual complementar ao texto verbal. Pode ser uma definição que o autor não quer encaixar no corpo do texto, porque não cabe no desenvolvimento do tema, ou uma curiosidade sobre o tema, sugestões para leitura complementar, dados sobre o autor do artigo etc.” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 595).
	B	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	C	
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	D	
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E	
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte informação:
“Ao observar os elementos constitutivos do gênero em suas inter-relações e ao examiná-los a partir de seus vínculos dialógicos, esperamos que esse exemplo explicite como o enunciado resulta da conjugação de conteúdo temático, construção composicional e estilo e como esses elementos estão alicerçados em elos dialógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lucas Vinício de Carvalho. Os elementos constitutivos do enunciado em suas relações dialógicas: Um exemplo de análise. <http://www.scielo.br/pdf/ld/v15n2/1518-7632-ld-15-02-00249.pdf>. Acesso em 19 jul. 2018.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar sobre a conceituação de gêneros textuais, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I.   ( ) Os gêneros textuais não têm uma forma fixa de ser; eles variam de acordo com as diferentes intenções de comunicação.
II.  ( ) Os diversos gêneros textuais existentes apresentam formas relativamente estáveis de enunciados, caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional.
III. ( ) Os gêneros textuais são determinados por corretes filosóficas divergentes, por isso, nem todo texto se organiza dentro de um determinado gênero.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V – F – V
	B	F – V – V
	C	F – V – F
	D	V – V – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é V – V – F. Os “gêneros textuais são compostos nas mais variadas formas e intenções de comunicação sendo, portanto, determinados historicamente. É por conta disso que todo texto se organiza dentro de um determinado gênero. Os vários gêneros existentes constituem formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura, caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional” (texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, p. 3).
	E	V – F – F
Questão 4/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte afirmação:
“[...] o letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito. Nessa perspectiva, alfabetização e letramento se completam e enriquecem o desenvolvimento do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIOGO, Emilli Moreira; GORETTE, Milena da Silva. Letramento e alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf>. Acesso em 18 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento na atualidade, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	A	A alfabetização deve preceder o letramento; os dois processos são independentes um do outro.
	B	O letramento deve preceder a alfabetização; os dois processos são desvinculados um do outro.
	C	
A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
	D	
A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo.
Você acertou!
Comentário: “Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita a alfabetização - e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e
escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita o letramento. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização [...]. Na concepção atual, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos são simultâneos, o que talvez até permitisse optar por um ou outro termo, como sugere Emília Ferreiro em recente entrevista à revista Nova Escola, em que rejeita a coexistência dos dois termos com o argumento de que em alfabetização estaria compreendido o conceito de letramento, ou vice-versa, em letramento estaria compreendido o conceito de alfabetização” (texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas, p. 15).
	E	
A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.
Questão 5/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte informação:
“[...] se a educação implica perspectiva dialética, se o desenvolvimento humano ocorre com a interação e o reconhecimento do signo se dá através de semiose, então interação, mediação, semiótica e letramento devem andar juntos na medida em que a interpretação de signos verbais e não-verbais faz parte da construção do conhecimento e dependem da interação, da mediação semiótica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIERINI, Andreia; VOIGT, Ludmilla. Letramento: Uma questão semiótica. <https://www.webartigos.com/artigos/letramento-uma-questao-semiotica/68052#ixzz5LlMLJo1G>. Acesso em 19 jul. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre o letramento multissemiótico exigido pelos textos contemporâneos, analise as seguintes afirmativas:
I.   O letramento multissemiótico volta-se especificamente para a escrita alfabética.
II.  Inexiste relação entre letramento multissemiótico e os avanços tecnológicos.
III. O letramento multissemiótico é aquele que se expande para o campo da imagem, da música, indo além da escrita alfabética.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	I
	B	III
Você acertou!
Comentário: “Um dos objetivos principais da escola é justamente possibilitar que seus alunos possam participar das várias práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade, de maneira ética, crítica e democrática. Para fazê-lo, é preciso que a educação linguística leve em conta hoje: [...] os letramentos multissemióticos exigidos pelos textos contemporâneos, ampliando a noção de letramento para o campo da imagem, da música, das outras semioses e sistemas de signos que não somente a escrita alfabética, como já prenunciava, por exemplo, a noção de ‘numeramento’; o conhecimento de outros meios semióticos está ficando cada vez mais necessário no uso da linguagem, tendo em vista os avanços tecnológicos: as cores, as imagens, os sons, o design etc., que estão disponíveis na tela do computador e em muitos materiais impressos, que têm exigido outros letramentos, por exemplo, o letramento visual e que ‘têm transformado o letramento tradicional (da letra) em um tipo de letramento insuficiente para dar conta daqueles necessários para agir na vida contemporânea’ (Moita-Lopes; Rojo [...])” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 585,586).
	C	I e II
	D	I e III
	E	II e III
Questão 6/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte citação:
“Alguns estudos que investigam a aprendizagem da leitura e da escrita enfatizam que esse é um processo gradativo no qual dois grandes processos estão implicados, a saber, a decodificação, que resulta no reconhecimento imediato das palavras, e a compreensão que está relacionada ao significado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANGUEIRA, Márcia Cristina Bonfim Ramos de; GUARESI, Ronei. O reconhecimento visual da palavra no processo de aprendizagem inicial da leitura numa abordagem dinamicista. p.360. <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/viewFile/29250/17092>. Acesso em 19 jul. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre as conexões formadas quando os leitores veem a escrita das palavras, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas acepções:
I.   Processo de reconhecimento das palavras
II.  Conhecimento das correspondências grafema-fonema
III. Léxico mental
IV.  Relações entre letra-som e padrões ortográficos
(    ) Cria um sistema mnemônico que ajuda os leitores iniciantes a ler.
(    ) Informações que os leitores adquirem durante o processo de alfabetização.
(    ) Expectativas gerais sobre como qualquer palavra é escrita.
(    ) Conhecimento do sistema de mapeamento alfabético.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	4 – 3 – 1 – 2
	B	3 – 1 – 2 – 4
	C	4 – 2 – 3 – 1
	D	1 – 2 – 3 – 4
	E	2 – 1 – 4 – 3
Você acertou!
Comentários: A sequência correta é: 2 – 1 – 4 – 3. “Para Ehri [...], os leitores aprendem palavras automaticamente formando conexões entre as letras grafadas – a escrita da palavra – e os sons na pronúncia das palavras. Essas conexões são formadas quando os leitores veem a escrita da palavra – a ortografia –, pronunciam a palavra, distinguem fonemas na pronúncia e reconhecem como os grafemas representam os fonemas nessa palavra. Exposições repetidas às palavras escritas garantiriam essas conexões na memória. Podemos inferir, então, que as conexões implicadas [1] no processo de reconhecimento das palavras são formadas a partir do conhecimento que os leitores vão adquirindo, ao longo do processo de alfabetização, a respeito do sistema alfabético. [2] O conhecimento das correspondências grafema-fonema fornece um sistema mnemônico que contribui para o desenvolvimento dos leitores iniciantes, pois uma vez que o sistema de mapeamento alfabético é conhecido, os leitores podem construir o [3] léxico mental – armazenamento das informações ortográficas, semânticas e fonológicas. Além disso, o conhecimento sobre muitas [4] relações letra-som e padrões ortográficos dá aos leitores expectativas gerais sobre como qualquer palavra escrita pode ser pronunciada e como qualquer palavra pronunciada pode ser escrita” (texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização, p. 453).
Questão 7/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Leia o excerto do texto a seguir: 
“[...] o homem só se comunica social e psicologicamente por meio dos efeitos construídos pelo próprio homem no âmbito da linguagem. Somos nós, enquanto seres psicossociológicos, que amoldamos a linguagem por meio das trocas sociais e rotineiras da língua. Isso nos remete à exigência de competências que caracterizam nosso discurso social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORDES, Antonio Wallace. O estudo dos gêneros sob três dimensões de análise: A situação de comunicação, as restrições discursivas e as restrições formais. p. 6 <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2011_2130.pdf>. Acesso em 20 jul. 2018. 
Levando em consideração o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar sobre as três dimensões que definem um gênero textual como suporte de uma atividade de linguagem de acordo com Dolz e Scheneuwly, analise as seguintes afirmativas:
I. As três dimensões que definem
um gênero textual como suporte de uma atividade de linguagem são: os conteúdos, os conhecimentos e a desestrutura textual.
II. Os elementos das estruturas comunicativas e semióticas fazem parte das dimensões que definem um gênero textual como suporte de uma atividade de linguagem.
III. As configurações específicas de unidade de linguagem fazem parte das três dimensões que definem um gênero textual como suporte de uma atividade linguística. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	A	I
	B	I e II
	C	II e III
Você acertou!
“Partindo da hipótese de que ‘é através dos gêneros que as práticas de linguagem materializam-se nas atividades dos aprendizes’ Dolz e Scheneuwly [...] apontam três dimensões que definem um gênero como suporte de uma atividade de linguagem, são elas: os conteúdos e os conhecimentos que se tornam dizíveis por meio dele; os elementos das estruturas comunicativas e semióticas partilhadas pelos textos reconhecidos como pertencentes ao gênero e, por fim, pelas configurações específicas de unidades de linguagem, levando em conta a posição enunciativa do enunciador, os conjuntos particulares de sequências textuais e os tipos discursivos que formam a sua estrutura” (texto-base Gêneros textuais: A propaganda e a notícia presentes no contexto escolar, p. 4).
	D	I e III
	E	I, II e III
Questão 8/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte informação:
“Ao lado do desenvolvimento de instrumentos para avaliação e considerando a importância de identificar variáveis imbricadas no uso de estratégias metacognitivas visando à compreensão, [...] a mediação docente teve um efeito significativo para aperfeiçoar as habilidades estudadas e a transferência recíproca de aprendizagem adquirida para compreender textos e solucionar problemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Escala de estratégias metacognitivas de leitura para universitários brasileiros: Estudo de validade divergente. <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-92672007000300004>. Acesso em 19 jul. 2018.
Levando em consideração o fragmento do texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre o treino para o desenvolvimento das estratégias metacognitivas direcionadas à leitura, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I.   ( ) Para o desenvolvimento das estratégias metacognitivas que auxiliam os alunos na leitura de textos, os professores devem recomendar instruções, como: “Acompanhem o raciocínio do autor do texto”.
II.   ( ) Inexiste relação entre os estudos da Zona de Desenvolvimento Proximal com as estratégias de leitura.
III.  ( ) Para o treinamento da consciência metacognitiva, independentemente do nível de instrução e/ou série em que se encontra o aluno, os textos destinados à leitura devem ter sempre alto nível de dificuldade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V – V – F
	B	V – F – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é V – F – F. “No treino para o desenvolvimento das estratégias metacognitivas, os professores devem dar instruções explicitas que especifiquem a direção que o aluno deve seguir, como, por exemplo, ‘Prestem atenção no caminho que o autor usa para comparar e contrastar a forma como os vários governos explicam o que é democracia’ ou ‘Vejam como o autor muda a descrição toda vez que precisa caracterizar um personagem novo que está sendo introduzido na narrativa’. Um dos objetivos do treino em estratégias de leitura é levar os alunos a atuarem na Zona de Desenvolvimento Proximal-ZDP (Vygotsky [...]). Para que os alunos atuem na ZDP e treinem a consciência metacognitiva, os textos utilizados para o treino devem ser adequados ao nível de instrução e/ou série em que está sendo realizado. Não pode ser tão fácil a ponto de não exigir o uso das estratégias metacognitivas e nem tão difícil a ponto de fazer o estudante se desmotivar e desistir da tarefa” (texto-base Metacognição e leitura, p. 1).
	C	F – V – F
	D	F – V – V
	E	F – F – V
Questão 9/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Considere a seguinte citação: 
“Existe um sentimento cada vez mais enraizado na comunidade de pesquisadores, assim como entre os responsáveis pela criação e implementação de políticas públicas, de que é preciso uma maior integração entre ciência e sociedade. A julgar pelos discursos de cientistas e políticos e por diversas iniciativas do CNPq e das fundações de amparo à pesquisa dos estados (FAPs), essa necessidade parece consensual. No entanto, o consenso acaba por aí. As divergências sobre como esse diálogo deve acontecer são inúmeras e vão desde o público a ser enfocado até quem deveria se encarregar dessa tarefa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIÊNCIA Hoje. Divulgação científica: Para quem e por quem? <http://cienciahoje.org.br/coluna/divulgacao-cientifica-para-quem-e-por-quem/>. Acesso em 20 jul. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola sobre as três principais esferas de produção de textos científicos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos:
1. Discurso primário
2. Discursos de divulgação científica
3. Discursos didáticos 
(   ) Textos científicos para divulgação de pesquisa em revistas especializadas.
(   ) Textos apresentados em seminários, conferências ou palestras.
(   ) Textos que utilizam despreocupadamente a linguagem científica.
(   ) Textos voltados para um público diversificado e aberto.
(   ) Textos preparados para transmitir algum ensinamento científico.
(   ) Textos com explicações científicas minimizadas.
 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	1 – 2 – 3 – 1 – 3 – 2
	B	1 – 2 – 3 – 1 – 2 – 2
	C	1 – 1 – 2 – 2 – 3 – 2
	D	1 – 1 – 1 – 3 – 2 – 3
	E	1 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3. “Portanto, podemos distinguir três esferas de produção principais para os textos da ciência: a) os discursos primários, isto é, aqueles que os cientistas escrevem para seus colegas e que falam sem reservas a linguagem das ciências, publicados nas revistas especializadas e falados nas conferências; b) os discursos de divulgação científica, com diferentes níveis de especialização, destinados a leitores mais ou menos especializados, escritos por, cientistas com a intenção de atingir público mais amplo, ou por jornalistas especializados em jornalismo científico; c) os discursos didáticos, que mais que divulgar achados científicos, destinam-se a ensinar os alunos certos conteúdos científicos; são escritos, em geral, por professores e seu leitor-modelo é um estudante; por isso, o texto inclui um número maior de explicações, além de exercícios para assimilação, revisão, avaliação” (texto-base O letramento escolar e os textos da divulgação científica: A apropriação dos gêneros de discurso na escola, p. 593,594).
 
Questão 10/10 - Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários
Atente para a seguinte citação: 
“No texto,
A palavra na vida e a palavra na poesia: Para uma poética sociológica, assinado por Voloshinov, podermos ler [que]: ‘Uma enunciação concreta (e não abstração linguística) nasce, vive e morre no processo da interação social entre os participantes da enunciação’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLON Newton Duarte; VIANNA, Rodolfo. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada. p. 159. <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n2/10.pdf>. Acesso em 19 jul. 2018. 
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil sobre o conceito de texto (enunciação
concreta) de acordo com a teoria bakhtiniana, analise as seguintes proposições:
I. O texto é o resultado da interação social, no qual as palavras são o produto de trocas sociais relacionadas com uma circunstância real. 
PORQUE
II. Cada diferente situação linguística necessita de tipos de enunciados específicos e relativamente estáveis já utilizados em atividades enunciativas concretas.
 
Agora, selecione a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
“Na teoria bakhtiniana, observamos que o caráter social dos fatos da linguagem define o texto como um produto da interação social, no qual as palavras são entendidas como produtos de trocas sociais, ligadas a uma situação material concreta que define as condições de vida de uma comunidade linguística. Assim, cada esfera de uso da língua, utiliza-se de tipos relativamente estáveis, ou seja, ‘a utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana’” (texto-base Os gêneros textuais em cena: Uma análise crítica de duas concepções de gêneros textuais e sua aceitabilidade na educação no Brasil, p. 123).
	B	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	C	
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	D	
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E	
As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais