Buscar

Prova 2 Metodologia do Ensino da Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Juliano Brandenburg (1343797)
	
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino da Matemática (MAD14)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512349) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20065205
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A avaliação escolar não acontece em momentos isolados do trabalho pedagógico: ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui. A avaliação está estritamente ligada à natureza do conhecimento, e uma vez reconhecida essa natureza, a avaliação deverá ajustar-se a ela se quiser ser fiel e manter a coerência epistemológica. Assim, percebemos que a avaliação não é apenas uma prática escolar, uma atividade neutra ou meramente técnica e, sim, uma atividade dimensionada, de ciências e de educação, que traduzirá a prática pedagógica. Na condição de avaliador, o professor interpretará e atribuirá sentidos e significados à avaliação escolar. Basicamente existem quatro técnicas de avaliação do rendimento escolar: observação, autoavaliação, elaboração de portfólios e aplicação de testes ou provas. Com relação a essas técnicas, analise as sentenças a seguir:
I- A autoavaliação pode ocorrer em qualquer nível do ensino, desde que seja planejada de acordo com as capacidades e potencialidades da turma em questão. Quanto mais cedo os alunos se autoavaliam, mais fácil será a sua compreensão acerca da corresponsabilidade inerente às relações pedagógicas. 
II- A técnica de observação é, provavelmente, a mais utilizada nas escolas. Essa técnica ocorre quando o professor observa os estudantes, realizando alguma atividade em sala de aula, participando da aula, realizando atividades etc. 
III- A prova escrita dissertativa foi o recurso mais utilizado na história da educação, mas nos dias de hoje é pouco utilizada.  As questões dissertativas são aquelas que os alunos respondem exatamente o que o professor ensinou em sala de aula ou aquilo que está escrito no livro didático. 
IV- A prova oral é importante para avaliar as habilidades e os conhecimentos de expressão oral dos estudantes, por isso é recomendada no ensino da língua materna e idiomas estrangeiros, para se verificar a pronúncia, a entonação, a pontuação e a fluência. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/tipos-de-avaliacoes-escolar/16604>. Acesso em: 1º ago. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	O portfólio (do inglês) é uma modalidade de avaliação retirada do campo das artes e que aparece com o objetivo de criar novas formas de avaliação para o desenvolvimento das inteligências artísticas. O portfólio começou a difundir-se em espaço escolar na década de 1990, com ênfase nos Estados Unidos. O portfólio vem sendo evidenciado como um dos mais novos subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do ensino. Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação, havendo interação do professor e aluno. Ambos escolhem os trabalhos mais expressivos do educando, através da criticidade e reflexão, estabelecendo padrões em busca da qualidade e assertividade. Há também um processo interdisciplinar com professores de outras áreas, que opinam com relação ao trabalho do aluno, fornecendo opiniões e depoimentos relativos à melhoria e à qualidade do ensino-aprendizagem. Com base nas informações apresentadas, e com relação ao uso dos portfólios em sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/portfolios.htm>. Acesso em: 1º ago. 2018.
	 a)
	Uma das vantagens do uso do portfólio é que a sua utilização instiga a curiosidade dos estudantes. Uma das desvantagens do uso do portfólio, caso a proposta não esteja bem elaborada, é que se corre o risco de o portfólio ser transformado em uma simples "coleção de trabalhos", sem um sentido mais claro.
	 b)
	O portfólio é uma ferramenta usual, conhecida pela maioria dos estudantes. É uma ferramenta que demanda menos tempo do que as avaliações tradicionais.
	 c)
	O portfólio constitui-se em um conjunto de trabalhos produzidos pelos estudantes em um período curto de tempo, por exemplo, por bimestres.
	 d)
	Quando o professor utilizar, como forma de avaliação, o portfólio com os seus estudantes, deve eliminar pelo menos uma forma de avaliação, por exemplo a observação ou a aplicação de testes e provas.
	3.
	Avaliar é um dos princípios que guiam o professor no processo de ensino. Desta forma, o professor analisa todo o processo, adequando e/ou criando outras formas de prática. A primeira instituição de ensino a avaliar desta forma foi a universidade medieval, com a disputatio. Com base no significado de disputatio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A disputatio era considerada uma autoavaliação feita pelos alunos.
	 b)
	A disputatio pode ser considerada a exposição verbal de um aluno a seus professores.
	 c)
	A disputatio era baseada em uma prova escrita com questões discursivas.
	 d)
	A disputatio ocorria ao final de um período letivo, para que se pudesse avaliar todos os conteúdos ensinados de maneira escrita.
	4.
	Os modelos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem do aluno devem ser construídos e adaptados em cada escola. Contudo, todos devem apresentar condições de oferecer uma avaliação que seja diagnóstica do aluno e que retrate seus avanços e dificuldades. Com relação aos métodos, existem basicamente quatro técnicas de avaliação do rendimento escolar: a observação, a autoavaliação, os portfólios e as provas. Partindo desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Prova: é um conjunto de trabalhos produzidos durante um determinado período de tempo (um semestre, um ano ou diversos anos letivos) e organizados de maneira que seja possível acompanhar a evolução de aprendizagem do estudante. 
(    ) Observação: ocorre em um ambiente de espontaneidade e não parece um momento de avaliação, pois os estudantes não sofrem pressões como em provas. Para quem observa, é necessário evitar precipitações, preconceitos e generalizações apressadas.
(    ) Autoavaliação: divide-se basicamente em três tipos: orais, dissertativas e objetivas. Exige certo cuidado na elaboração e aplicação, pois, além de um instrumento de medida, é uma estratégia de aprendizagem.
(    ) Portfólio: cria um ambiente mais participativo, democrático e ajuda a responsabilizar mais o estudante por sua aprendizagem, pois o conscientiza de seus avanços, limites e necessidades. O estudante passa a ser sujeito no processo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	5.
	Para que aconteça em sala de aula um processo de avaliação consistente, o professor precisa levar em consideração alguns aspectos, tais como: o contexto social do aluno, faixa etária, nível de desenvolvimento, entre outros. Pensando na avaliação no ensino de Matemática, é importante que o professor analise alguns itens. Sobre esses itens, analise as sentenças a seguir:
I- O levantamento dos conhecimentos prévios (cotidianos) dos estudantes.
II- Observar a capacidade dos estudantes em estabelecer relações entre os saberes cotidianos e científicos.
III- As provas devem ser escritas e sem consulta, pois é a única maneira de verificar a aprendizagem dos estudantes.
IV- A manifestação de interesse dos estudantes e a curiosidade durante uma investigação científica ou aula passeio.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	6.
	O professor Libâneo (2008) destaca sete características que, segundo ele, são as mais importantesda avaliação: reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos, possibilita a revisão do plano de ensino, ajuda a desenvolver capacidades e habilidades, voltar-se para a atividade dos alunos, ser objetiva, ajuda na autopercepção do professor e reflete valores e expectativas do professor. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação deve ser capaz de comprovar os conhecimentos assimilados pelos alunos conforme os objetivos e os conteúdos trabalhados, excluindo a subjetividade do processo, que não é necessária à interpretação dos resultados. 
II- A maneira como o professor se relaciona com os alunos demonstra seus propósitos com relação ao seu papel social e profissional. 
III- Através da avaliação, o professor pode verificar os resultados dos seus esforços. Quando verificamos a aprendizagem dos alunos, estamos também verificando o nosso desempenho.
IV- A avaliação escolar deve estar concatenada com os objetivos, os conteúdos e os métodos constantes do planejamento de ensino e desenvolvidos no decorrer das aulas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A avaliação é extremamente importante no cotidiano escolar. Através deste recurso, o professor analisa a aprendizagem do aluno e, quando necessário, reorganiza a sua prática pedagógica. De acordo com os princípios de Haydt (2001), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A avaliação é um processo consecutivo e organizado, que auxilia o professor a direcionar conceitos necessários, ainda duvidosos nas próximas atividades.
(    ) A avaliação é funcional e realiza-se com objetivos previstos no plano de ensino.
(    ) A avaliação é orientadora, permitindo ao professor fazer um diagnóstico das dificuldades de cada aluno.    
(    ) A avaliação é classificatória, pois, através dela, podemos saber quem são os melhores e os piores alunos da classe.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Uma das técnicas e instrumentos de avaliação é a técnica de elaboração de portfólios. O portfólio constitui-se em um conjunto de trabalhos produzidos pelos alunos durante um determinado período de tempo e logicamente organizados. Há inúmeras vantagens e desvantagens da utilização dos portfólios como ferramenta didático-avaliativa. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das vantagens dos portfólios como ferramenta didático-avaliativa é que sua utilização instiga a curiosidade dos alunos, pois se trata de uma ferramenta menos usual. 
(    ) Uma das desvantagens da utilização dos portfólios como ferramenta didático-avaliativa é que ela não exige diálogo constante, não melhorando a interação entre alunos e professores. 
(    ) Uma das desvantagens dos portfólios como ferramenta didático-avaliativa é que alunos acostumados às avaliações pontuais e formais encontrarão dificuldades em se inserir nesse modelo que não tem receitas prontas. 
(    ) Uma das vantagens da utilização dos portfólios como ferramenta didático-avaliativa é que ela permite ao professor uma melhor verificação da evolução do estudante tanto do ponto de vista cognitivo quanto afetivo, psicomotor etc. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	A abordagem quantitativa ancora-se em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos influenciados pelo positivismo. Com base nisso, temos uma série de características que definem esta abordagem. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Defesa do princípio da objetividade na avaliação, decorrente da crença na objetividade da ciência e também na crença da fidedignidade e da validade dos instrumentos utilizados para a coleta e análise dos dados.        
(    ) A objetividade, tanto na ciência quanto na avaliação, é sempre relativa, por isso não pode ser o objetivo central ou prioritário.          
(    ) Não cabe à avaliação apenas comparar resultados com objetivos previamente estabelecidos, observáveis e quantificáveis.        
(    ) Utilização do método hipotético-dedutivo, próprio das ciências naturais e largamente utilizado pela psicologia experimental. As formulações teóricas são normalmente amparadas no tratamento estatístico dos dados e na sua quantificação.                  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	A avaliação dialógica não possui o caráter punitivo que caracteriza uma concepção bancária e burocrática. A avaliação dialógica está nas relações com a comunidade e com o ensino. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao processo de avaliação dialógica na ordem em que acontece:
	 a)
	Negociação e estabelecimento dos padrões; construção dos instrumentos de medida e avaliação; identificação do que vai ser avaliado; procedimento da medida e da avaliação; análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.
	 b)
	Análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos; identificação do que vai ser avaliado; negociação e estabelecimento dos padrões; construção dos instrumentos de medida e avaliação; procedimento da medida e da avaliação.
	 c)
	Não estabelece parâmetros para os objetos de avaliação, ou seja, os objetivos não são importantes nesse processo. Neste caso, somente os resultados é que norteiam a avaliação.
	 d)
	Identificação do que vai ser avaliado; negociação e estabelecimento dos padrões; construção dos instrumentos de medida e avaliação; procedimento da medida e da avaliação; análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais