Buscar

Análise Orientada a Objetos I -FINAL 2

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na etapa de levantamento e análise de requisitos, o analista busca compreender as reais necessidades do usuário. O maior desafio desta etapa é, sem sombra de dúvida, a comunicação, devido à dificuldade no entendimento de um conjunto de conceitos vagos, abstratos e confusos que representam as necessidades e os desejos dos usuários e clientes e transformá-los em algo concreto, isto é, o sistema apto para o cliente. Neste contexto, sobre os fatores críticos na fase de levantamento de requisitos para obter as informações necessárias, analise as seguintes sentenças: 
I- Requisitos incompletos, falta de envolvimento do usuário e falta de recursos são informações que os usuários devem fornecer ao analista, o que, muitas vezes, ocorre de forma ineficaz, comprometendo o trabalho desenvolvido. 
II- Os usuários possuem uma expectativa irreal.
III- Nesta etapa também é comum que ocorram mudanças nos requisitos e nas especificações.
IV- Existe apoio executivo.
V- Falta de planejamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	Uma classe é um agrupamento de objetos. As classes de um sistema possuem relacionamentos entre elas para comunicação e para compartilhar informações. Sobre o diagrama de classes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Diagrama de classes descreve os objetos, bem como as informações de estruturas usadas pelo aplicativo e também a comunicação interna com os usuários. 
(    ) O Diagrama de classes descreve e exibe as classes e seus atributos, interfaces, colaborações e seus relacionamentos. 
(    ) O Diagrama de classes descreve e define um conjunto de objetos que possuem as mesmas características.
(    ) O Diagrama de classes apresenta uma visão externa e geral das funções e serviços que o sistema deverá oferecer aos usuários, sem se preocupar em como estes serão implementados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V
	 b)
	V - V - F -  F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	O Processo Unificado (UP), descreve como trabalhar comercialmente de forma efetiva, fornecendo práticas de desenvolvimento de software para equipes de trabalho. A estrutura do UP é baseada em componentes, orientada à arquitetura, iterativa e incremental, utiliza toda a definição de Unified Modeling Language (UML), bem como é dirigido pelos use cases. Com relação à Agile Unified Process (AUP), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Valorizar os indivíduos envolvidos no processo e as interações entre ambos.
(    ) Flexibilidade para mudanças.
(    ) Modelo único.
(    ) Trabalho com qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RevistaBW. Manifesto Ágil. Revista Brasileira de Web: Tecnologia, 2013. Disponível em: https://revista.uniplac.net/ojs/index.php/tc_si/article/viewFile/688/400. Acesso em: 6 jul. 2018.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	A vida de um software não finaliza após a sua implantação, ele continua existindo durante muito tempo. Será utilizado por anos, e várias atualizações ocorrerão, isto é, a manutenção é qualquer alteração no software após entrar em produção. Sobre a manutenção de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É possível dizer que a modelagem utilizada pela UML diminui os custos da manutenção.
(    ) O custo de manutenção de um software é insignificante comparado com o custo total do projeto.
(    ) Ao fazer uso da modelagem utilizada pela UML, é facilitado o entendimento do do sistema por quem tiver que realizar a manutenção.
(    ) A manutenção de software é reconhecida pelos profissionais de desenvolvimento.
(    ) Ao se utilizar uma modelagem correta com uma documentação adequada o processo de manutenção é mais rápido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F - F.
	5.
	Após a implantação de um sistema em ambiente de produção, parte-se para a fase de manutenção dentro do ciclo de vida do desenvolvimento de software. Os sistemas geralmente necessitam de diversos tipos de manutenção durante sua existência. Considerando a etapa de manutenção no processo de desenvolvimento de software, avalie as sentenças a seguir:
I- A fase de manutenção é uma parte explícita do modelo em cascata do processo de desenvolvimento de software.
II- A atualização do sistema para inserir customizações é considerada um tipo de manutenção.
III- A depuração do programa é um processo específico da fase de desenvolvimento e um tipo de manutenção.
IV- O acréscimo de novas funções a um sistema existente, sem perturbar sua operação, é considerado um tipo de manutenção.
V- A manutenção do sistema está relacionada ao aumento do ciclo de vida do software.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	6.
	O Processo Unificado é um processo de desenvolvimento fortemente ligado à orientação a objetos, porém, pode-se utilizá-lo em qualquer projeto mesmo sendo ele estruturado, sem que perca suas características básicas. Ele utiliza alguns princípios modernos (componetização, revisões etc) na área de engenharia de software. Algumas das características básicas do Processo Unificado (UP) são direcionados a caos de uso; centrado na arquitetura; ser iterativo e incremental; sendo composto por quatro fases. Acerca das quatro fases do RUP, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-o-processo-unificado-integrado-ao-desenvolvimento-web/8032. Acesso em: 10 ago. 2018.
	 a)
	A fase de concepção se refere a ter uma visão ampla do sistema, sendo realizado o entendimento do sistema. Para tal, são levantados os requisitos que o sistema deve atender, bem como o que ele não pode fazer. Nesta fase, ainda é realizado o tempo de desenvolvimento, sendo construído um plano de desenvolvimento.
	 b)
	As quatro fases do UP são Concepção ou inception; elaboração ou elaboration; construção ou construction e Transição ou deployment.
	 c)
	A fase de construção se refere a codificação no ambiente de produção, sendo liberada para o usuário a primeira versão do sistema. Além disso, é nesta fase que os dados que possam existir do sistema antigo são transferidos para o novo sistema, bem como são realizados os testes com os usuários finais.
	 d)
	A fase de elaboração diz respeito a fazer um detalhamento maior da análise realizada na fase de concepção, sendo detalhado os casos de uso construídos composto por conjunto de ciclos iterativos. Nesta fase, também podem ser realizado algum tipo de implementação e testes.
	7.
	Um diagrama de classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos. Podemos afirmar, de maneira mais simples, que seria um conjunto de objetos com as mesmas características, assim saberemos identificar objetos e agrupá-los, de forma a encontrar suas respectivas classes. O diagrama de classes é composto pelas classes que formam o sistema e suas associações ou relacionamentos. Acerca do conceito de herança, bem como o que precisa ser ou não implementado, analise as sentenças a seguir: 
I- O conceito herança permite que uma classe filha herde métodos e atributos de uma classe mãe (superclasse). 
II- A classe filha não precisa ter implementado os atributos e os métodos que já existem na sua superclasse. 
III- A herança permite que quando necessária alteração de um método da superclasse, todas as classesfilhas desta terão este método atualizado automaticamente. 
IV- Uma subclasse também é chamada de classe mãe.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.devmedia.com.br/orientacoes-basicas-na-elaboracao-de-um-diagrama-de-classes/37224. Acesso em: 24 ago. 2018.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas e há casos em que não há ligação entre elas. Estes casos são considerados entidades isoladas. Embora não seja tão comum, é importante levar em conta esta possibilidade. Quando as ligações existirem, elas serão classificadas de acordo com os tipos de relacionamentos. Acerca dos tipos de relacionamentos, analise as sentenças a seguir:
I- Existem três tipos de relacionamentos: um-para-um; um-para-muitos e muitos-para-muitos.
II- O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.
III- O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B.
IV- O relacionamento um-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B.
V- O relacionamento muitos-para-muitos é representado pelo sinal: N:N ou N:M.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	A orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de informação baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Seu uso é particularmente útil na tentativa de compreender um problema a fim de propor soluções computacionais na criação de sistemas de informação. A Orientação a Objetos usa o termo abstração para designar a técnica de análise de um contexto do mundo real para criar representações no desenvolvimento de soluções informatizadas. Objeto é uma instância ou modelo derivado de uma classe, portanto, objeto é a representação de qualquer coisa, real ou abstrata, do mundo real que será manipulado ou armazenado pelo sistema. Enquanto classe é um conjunto de objetos distintos, porém com as mesmas características e comportamentos. A classe é uma abstração de entidades existentes no mundo real. Exemplos de classe: pessoa, animal, automóvel, publicação. Desta forma, a primeira coisa que se deve fazer em uma análise orientado a objetos é identificar as entidades que se pretende considerar no sistema e imediatamente transformá-las em classes. Com relação ao conceito de classe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma classe persistente existe somente durante a execução do processo ou do thread que o criou.
(    ) Classe é uma instância de um objeto.
(    ) Uma classe abstrata pode ser instanciada diretamente.
(    ) Uma classe transiente permanece existindo após deixar de existir o processo ou o thread que o criou.
(    ) Uma classe concreta pode ser instanciada diretamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.luis.blog.br/orientacao-a-objetos-classe-e-objeto-propriedades-e-metodos/. Acesso em: 13 jul. 2018.
	 a)
	F - F - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - F - F.
	 c)
	V - F - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - F - V.
	10.
	A Linguagem Unificada de Modelagem (UML) é uma de notação gráfica de modelagem para visualizar, especificar, construir e documentar os sistemas computacionais orientados a objeto. Esta modelagem é apresentada por meio de diagramas. Um dos diagramas da UML é o diagrama de caso de uso (DCU), que tem como objetivo definir os principais atores envolvidos em um determinado sistema e os requisitos envolvidos com cada ator. Acerca das características do DCU da UML, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.revistabw.com.br/revistabw/uml-casos-de-uso/. Acesso em: 24 ago. 2018.
	 a)
	Associação extend é a forma de relação de extensão, indicando a obrigatoriedade do caso de uso incluir a funcionalidade do caso de uso incluído.
	 b)
	Um ator é um conjunto de objetos com propriedades e comportamentos semelhantes e com relacionamentos comuns com outros objetos.
	 c)
	Associação Include é a forma de relação de inclusão, indicando que o caso de uso estendido pode ou não ser incluído no extensor.
	 d)
	Um caso de uso é uma das várias formas que temos para especificar as funcionalidades de um software.
	11.
	(ENADE, 2014) O Rational Unified Process (RUP) é subdivido em fases, que indicam a ênfase que é dada ao projeto em um dado instante e em fluxos de trabalho, que definem os grupos de atividades a serem realizadas ao longo das fases. Considerando que no desenvolvimento de software utilizam-se técnicas de análise e projeto orientado a objetos e que as atividades sejam distribuídas de acordo com o RUP, o momento que devem ser elaborados os diagramas de classe e de interação entre os objetos do sistema é:
	 a)
	Na fase de elaboração, no fluxo de requisitos.
	 b)
	Na fase de concepção, no fluxo de modelagem de negócios.
	 c)
	Na fase de cooperação, no fluxo de requisitos.
	 d)
	Na fase de elaboração, no fluxo de análise e design.
	12.
	(ENADE, 2014) Casos de uso podem ser organizados agrupando-os em pacotes do mesmo modo como são organizadas as classes. Também podem ser organizadas pela especificação de relacionamentos de generalização, inclusão e extensão, existentes entre eles. Considerando os relacionamentos existentes entre os casos de uso, analise as afirmativas a seguir:
I- Para casos de uso, a generalização significa que o caso de uso filho herda o comportamento e o significado do caso de uso pai e no caso de uso filho deverá acrescentar ou sobrescrever o comportamento de seu pai.
II- Um relacionamento de inclusão entre casos de uso significa que o caso de uso base incorpora explicitamente o comportamento de outro caso de uso em uma localização especificada. O caso de uso base poderá permanecer isolado, mas, sob certas condições, seu comportamento poderá ser incluído pelo comportamento de outro caso de uso.
III- Um relacionamento estendido entre casos de uso significa que o caso de uso base incorpora implicitamente o comportamento de outro caso de uso em um local especificado indiretamente pelo caso de uso estendido. O caso de uso estendido nunca permanece isolado, mas é apenas instanciado como parte de alguma base maior que o estende.
IV- Um relacionamento estendido é utilizado para a modelagem da parte de um caso de uso que o usuário poderá considerar como um comportamento opcional do sistema e para a modelagem de um subfluxo separado, que é executado somente sob determinadas condições.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: Jacobson, I.; Booch, G.; Rumbaugh, J. UML - Guia do Usuário. 1 ed. Campus, 2006 (adaptado).
	 a)
	I e II.
	 b)
	I, III e IV
	 c)
	I e IV.
	 d)
	II, III e IV
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes