Buscar

Covid - Resumo de palestra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A palestra realizada sobre a COVID-19 foi iniciada pelo palestrante citando características e histórico do coronavírus no mundo. Foram descritos dois grandes acontecimentos, sendo um deles no ano de 2002, ocorrido na China, onde o SARS-CoV foi responsável pelo desenvolvimento de síndrome respiratória aguda em humanos e no ano de 2012 foi registrada uma epidemia pelo vírus MERS-CoV, desta vez ocorrida no oriente médico.
A pandemia atual teve início no ano passado (2019) e foi descoberta na cidade de Wuhan, na China desta vez por um novo coronavírus o qual foi chamado de SARS-CoV2. Por sua vez, a doença foi chamada de covid-19 pois se relacionou à Coronavirus Disease e o “-19” foi relacionado ao ano de descoberta deste novo vírus. O palestrante descreveu que estes vírus possuem como característica a transmissão de humanos para animais, geralmente morcegos e geralmente esta transmissão ocorre através de contato.
Dentre as características deste novo coronavírus, destaca-se sua alta taxa de disseminação e, com isso, a transmissão do vírus ocorre de forma rápida e por gotículas salivares.
Um fato de grande interesse do mundo inteiro atualmente é o desenvolvimento da vacina preventiva contra a doença. Foi explicado pelo palestrante que o vírus possui na superfície de seu capsídeo a proteína S que é utilizada para desenvolver a vacina contra o antígeno. Essa proteína possui contato direto com receptores celular e por isso é de grande importância para multiplicação viral. Desta forma, foi evidenciado que seria uma boa estratégia para desenvolvimento da vacina seria a utilização de anticorpos capazes de neutralizar esta proteína e assim ocorreria imunização passiva contra o patógeno visto também que a proteína S possuía alta imunogenecidade e com isso sua performance na geração de resposta imune é extremamente eficaz.
Foi relatado também uma desvantagem para esta vacina pois a população idosa possuem envelhecimento imune e com isso tem dificuldade em desenvolver anticorpos após a vacinação e com isso seria necessário o desenvolvimento de vacina com anticorpos mais potentes visando a eficácia nesta população que é considerada grupo de risco para a doença. 
Como a vacina é uma grande esperança o palestrante informou também que existem diversas moléculas sendo investigadas e algumas já se encontram na fase de teste clínico. Informou também que os medicamentos que vem sendo utilizados para covid-19 estão sendo aplicados através de reposicionamento, ou seja, estão sendo utilizados medicamentos já aprovados para tratamento de outras patologias.
Em relação ao diagnóstico, estão sendo aplicados métodos moleculares e também sorológicos. Os métodos sorológicos possuem menor sensibilidade e especificada quando comparados aos testes moleculares, entretanto, são mais rápidos para disponibilização do resultado. Além disso é indicado apenas após um prazo de início dos sintomas visto a janela imunológica. Estes testes são baseados em imunocromatografia onde amostras de soro com anticorpos para o SARS-CoV reagem com antígeno da placa através de uma ligação com um complexo de anticorpo e cromógeno se identifica ligação antígeno-anticorpo. Em reação aos testes moleculares, é utilizada RT-qPCR, PCR em tempo real, que tem como metodologia a transcrição reversa para amplificação do DNA viral.
Com base na palestra foi possível identificar que a COVID-19 é uma doença de saúde pública e que está acarretando em mudanças e complicações financeiras e sociais em todo o mundo e que o isolamento social é de extrema importância para evitar a propagação do vírus e por isso há um grande conflito entre ideias e interesses visto que o isolamento social está diretamente relacionado aos problemas financeiros e sociais que estão afetando principalmente o Brasil. Foi possível identificar que não há disponível medicamento que seja seguro e eficaz para tratamento da doença visto que não foi realizado estudo relacionado a isto e apesar dos medicamentos que vem sendo utilizados possuírem autorização não possuem indicação oficial para este tratamento. Além disso ainda são necessários diversos estudos para desenvolvimento de vacina que seja realmente eficaz contra a doença.

Outros materiais