Buscar

Lógica e Organização de Computadores

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Hiago Marcelo Viana dos Santos (498964)
	
	Disciplina:
	Lógica e Organização de Computadores (GTI30)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:514041) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20937724
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O sistema de numeração é um sistema em que um conjunto de números é representado por numerais de forma consistente. Atualmente, o principal sistema adotado pelo ser humano é o de base 10. Contudo, outros sistemas podem ser necessários quando se trabalha nas áreas computacionais. Acerca dos conceitos dos sistemas de numeração, analise as sentenças a seguir:
I- O valor de cada símbolo (algarismo) no sistema de numeração decimal depende da posição ou classe que ele ocupa. 
II- No sistema de numeração binário, um conjunto de oito bits pode ser denominado de Kbyte.
III- O sistema de numeração hexadecimal diferencia-se dos demais sistemas de numeração por utilizar letras na representação de alguns valores.
IV- O sistema octal foi muito utilizado no mundo da computação como uma alternativa mais compacta do sistema binário, já que cada dígito representa um conjunto de três bits.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	O computador é um conjunto de componentes eletrônicos interligados por uma placa-mãe, a qual tem por finalidade possibilitar a transmissão de dados e o fornecimento de energia elétrica aos demais componentes, por intermédio de um conjunto de fios. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que identifica este conjunto de fios:
	 a)
	Barramentos.
	 b)
	Fibra óptica.
	 c)
	Memórias.
	 d)
	Processadores.
	3.
	Os computadores foram criados com o objetivo inicial de facilitar as operações matemáticas, fornecendo resultados com maior rapidez e precisão. Atualmente, assumiram outras funções, tais como edição de textos, imagens, vídeos, músicas, jogos, aplicações multimídia, pesquisas, comunicação instantânea com qualquer lugar do mundo a qualquer dia e qualquer hora. Pode-se definir, então, computador como uma máquina que trabalha com grande quantidade de informações, capaz de receber, processar, armazenar e transmitir dados, por meio de um conjunto de componentes eletrônicos e mecânicos que trocam dados entre si. Acerca dos componentes que integram a arquitetura de um computador, analise as sentenças a seguir:
I- No microcomputador, a memória Cache L1 encontra-se fisicamente dentro do processador e funcionalmente entre o processador e a memória RAM.
II- A Unidade Lógica e Aritmética é um componente do microcomputador responsável pelas operações matemáticas, ficando localizada na memória RAM.
III- Os atuais processadores possuem uma memória super-rápida localizada dentro dos processadores, denominada memória secundária.
IV- Um programa ou software aplicativo, no momento de sua execução, normalmente deve ser previamente carregado na memória RAM.
V- A ponte sul é a parte de um chipset da placa-mãe que normalmente abriga, entre outros, a comunicação do processador com as memórias e os barramentos de alta velocidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	4.
	Os conhecimentos matemáticos sempre foram de suma importância para a humanidade e assumiram um papel importante para o surgimento dos primeiros computadores mecânicos, os quais remontam de milhares de anos. Acerca dos computadores mecânicos, analise as sentenças a seguir:
I- De acordo com a história, o primeiro instrumento para fazer cálculo foi o ábaco, e após este surgiram outros instrumentos nascidos da necessidade de automatizar os cálculos e tornar os processos mais dinâmicos.
II- A máquina aritmética criada por Blaise Pascal foi o primeiro computador mecânico que possibilitou o armazenamento das informações processadas.
III- A régua de cálculo desenvolvida pelo matemático William Oughtred teve como seu precursor o cartão perfurado.
IV- A máquina tabuladora permitia a leitura das informações do censo norte-americano armazenada nos cartões perfurados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Embora as recentes pesquisas apontem um aumento considerável no número de pessoas que possuem computador em casa, poucos conhecem sobre o processo de evolução dos computadores, o qual possibilitou chegarmos aos modelos modernos de tecnologia de ponta dos dias atuais. Acerca do processo evolutivo dos computadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A substituição das válvulas a vácuo pelos transistores possibilitou a redução do tamanho dos computadores e do consumo energético.
(    ) O primeiro computador eletrônico foi desenvolvido a pedido do governo norte-americano, e tinha por objetivo resolver complexos cálculos matemáticos para lançamento de foguetes ao espaço.
(    ) A adoção dos circuitos integrados (CHIPs) garantiu aumento significativo na velocidade e eficiência dos computadores, permitindo que mais tarefas fossem desempenhadas em períodos de tempo mais curtos.
(    ) Os processadores de 64 bits são classificados como tecnologia de quinta geração.
(    ) O disquete é considerado o primeiro dispositivo desenvolvido com a finalidade de armazenar dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - V - F.
	6.
	O computador apresenta estruturas internas denominadas de barramentos, os quais são vias de comunicação entre os diversos componentes que o compõem, ou seja, é responsável por todo o tráfego de dados, endereços e sinais de controle. Com relação à estrutura dos barramentos, analise as sentenças a seguir:
I- A largura do barramento, 16 bits ou 32 bits, determina a sua capacidade de transmissão.
II- O barramento de endereços é responsável pelas informações de controle.
III- Os barramentos operam segundo uma velocidade determinada em MHz.
IV- O barramento de dados é responsável pela informação de onde se localiza o dado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	A arquitetura desenvolvida por Von Neumann na década de 40 continua sendo aplicada no desenvolvimento dos atuais computadores. Tal arquitetura é composta por diversos componentes, cada um com uma função específica. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processador, considerado o cérebro do computador, faz parte da unidade central de processamento e divide-se em três estruturas: unidade de controle, unidade de saída e unidade de entrada.
(    ) A memória cache, geralmente encontrada dentro dos processadores, é responsável por realizar a intermediação entre as informações do processador e da memória RAM, a fim de torná-la mais rápida nas operações repetidas.
(    ) O monitor do tipo touch-screen é considerado um periférico de entrada e saída. 
(    ) A placa-mãe é responsável pela comunicação de dados e instruções entre os diferentes periféricos e o processador. 
(    ) A memória secundária pode ser acessada diretamente pelo processador e permite o armazenamento em massa de forma permanente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	8.
	A principal função da memória é armazenar internamente toda informação que é manipulada pela máquina,ou seja, os dados e os programas, por meio de seus conjuntos de instruções. Atualmente, um computador é composto por diversos tipos de memórias, as quais se diferenciam pela velocidade de processamento, capacidade e forma de armazenamento. Acerca dos diversos tipos de memórias, analise as sentenças a seguir:
I- A memória de acesso aleatório (RAM) permite que qualquer endereço seja acessado na mesma velocidade, independentemente de sua posição na memória.
II- Uma das principais características das memórias secundárias é a não volatilidade dos dados.
III- Disco rígido, disquete, pen drive e registradores são classificados como memórias secundárias, já que possibilitam o armazenamento de dados de forma permanente.
IV- O uso da memória cache é um fator cada vez mais relevante para computadores de alto desempenho. Embora, quanto maior a cache, maior o custo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	O mercado disponibiliza diversos tipos de computadores, com o intuito de atender às mais variadas demandas, sendo que sua classificação pode se dar por meio da sua capacidade de processamento, armazenamento ou pelo seu porte. Sobre os tipos de computadores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mainframes.
II- Servidores.
III- Workstation.
IV- Personal Computer - PC.
(    ) Computador de mesa potente usado para trabalhos individuais que exigem grande capacidade de processamento, como animações gráficas e projetos de engenharia.
(    ) Computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. São capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários.
(    ) Computador que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como arquivos, e-mail, impressão, entre outros.
(    ) Computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II - IV.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	I - III - IV - II.
	10.
	A Ciência da Computação, quando comparada a outras áreas do saber, demonstra-se muito recente. Entretanto, neste curto espaço histórico, com o surgimento dos computadores digitais que datam da Segunda Guerra Mundial, constata-se um avanço exponencial da computação, em que se evidencia uma infinidade de tecnologias, conceitos, ideias, transformando-se em algo quase irreconhecível. A fim de compreender melhor esse momento histórico, os estudiosos classificaram os avanços conquistados na área da computação em cinco gerações. Acerca das gerações dos computadores, analise as sentenças a seguir:
I- A segunda geração caracteriza-se pelo uso de transistores, o que possibilitou uma redução significativa no tamanho dos computadores e uma maior confiabilidade.
II- As linguagens de programação de alto nível somente despontaram no cenário computacional no início da quarta geração.
III- A terceira geração é marcada pelos circuitos integrados, uma nova tecnologia que propiciava a síntese dos transistores e válvulas numa pequena placa de silício, o chip.
IV- Uma das principais características do ENIAC era a programação realizada diretamente na linguagem de máquina, a qual se demonstrava mais simples aos programadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes