Buscar

ED 3 - EVENTOS CELULARES DA IMUNIDADE INATA

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Departamento de Microbiologia e Parasitologia – DMP.
Disciplina de Imunologia – 2018.1
Profª: Dra. Rosa Haido. Monitores: Thaynan Lopes e Hugo Oyamada
Aluno: Pedro Rasch
ED 3: Eventos Celulares da Imunidade Inata
1 – Qual a principal função dos macrófagos e neutrófilos?
Fagocitar os microrganismos invasores.
2 – Qual a forma de ação das células NK e Linfócitos T efetores?
Quando essas células são ativadas, elas fazem a exocitose de seus grânulos, que contém proteínas que agirão nas células-alvo. A perforina cria poros na membrana da célula-alvo e as granzimas ao entrarem na célula, ativam uma sinalização que levará elas a morrerem por apoptose. Os linfócitos T citotóxicos (CD8+) ativados possuem mecanismos de morte às células infectadas, ou tumorais, de ação semelhante às células NK, com exocitose de grânulos contendo perforina e granzimas. Já os linfócitos auxiliares (CD4+) ativados secretam citocinas e expressam moléculas de superfície que podem ativar outras células imunes, como macrófagos para destruir microrganismos fagocitados, ou recrutam leucócitos e, assim, estimulando a inflamação. Alguns linfócitos auxiliares amplificam as funções de barreira da mucosa ou permanecem nos órgãos linfoides e ajudam células B a se diferenciarem em células que secretam anticorpos.
3 – Qual a importância das células dendríticas e seu papel na ativação de Linfócitos T?
Elas são células apresentadoras de antígeno e, o que a diferencia das outras APCs é a sua capacidade de migrar. Portanto ela é a responsável por apresentar um antígeno do local da infecção para o linfócito T, que se encontra nos linfonodos e outros órgãos linfoides.
4 – Quais os mecanismos bioquímicos de macrófagos e neutrófilos, que promovem a morte intracelular de patógenos?
Após a fagocitose um fagossomo contendo o patógeno está presente no citoplasma dessas células. Esse fagossomo se combina com um lisossomo (que contém diversas enzimas) formando o fagolisossomo. As enzimas vindas do lisossomo serão as responsáveis por destruir o patógeno.
5 – Qual a importância dos PRR’s na resposta dos fagócitos?
Esses receptores participam de vias de sinalização importantes, que resultarão na produção de moléculas que promovem a inflamação e destruição de patógenos.
6 – Por que o infiltrado tecidual observado na inflamação aguda é predominantemente de neutrófilos e como ocorre seu recrutamento?
Essas são as células mais numerosas do sistema imune, e as que mais morrem no combate ao patógeno. Quando elas morrem, elas liberam uma rede feita de seu próprio DNA para capturar mais patógenos e facilitar o trabalho de outras células.
7 – Como ocorre a colaboração entre macrófagos e NK? Qual a importância desse mecanismo para a fagocitose e para a modulação da resposta imune?
Os macrófagos secretam IL-12, que ativa as NK, que produzem IFN-y que ativará os macrófagos, aumentando sua capacidade de eliminar os patógenos.
8 – Cite e descreva um mecanismo de regulação da resposta inata.
A IL-10 é capaz de inibir a produção de várias citocinas inflamatórias, como a IL-1, TNF e IL-12. Ela é produzida e age em macrófagos, ilustrando um feedback negativo.

Continue navegando