Buscar

Empreendedorismo e Agronegócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empreendedorismo e Agronegócio
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada 3 brasileiros, 1 trabalha com algo relacionado ao agronegócio. Isso mostra o quão amplificado encontra-se esse ramo no país, sendo um dos que mais movimenta a economia, e que continua crescendo, seja em latifúndios, voltados para exploração dos recursos da terra, ou minifúndios, que caracterizam a agricultura familiar. Assim, devido ao aprimoramento dessas atividades, vale uma análise sobre o cenário do empreendedorismo nas atividades do agronegócio.
Primeiramente, evidencia-se que o uso de tecnologias inovadoras na agropecuária vem aumentando de forma expressiva. Para Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo”, e, sem dúvida, esse pensamento se aplica também ao agronegócio. De acordo com o censo agropecuário do IBGE de 2006, 70% do crescimento de grãos foi ocasionado pela aplicação de tecnologias, cada vez mais diversificadas. Atualmente o uso de drones, por exemplo, auxilia os produtores a visualizarem as plantações, de forma que podem buscar por pragas agrícolas, ver o crescimento, entre outros. Além disso, esses equipamentos podem também ser utilizados na pecuária, na contagem de animais, de maneira mais eficaz. Assim, a aplicação da tecnologia na agropecuária é com certeza um dos melhores caminhos a serem seguidos por empresários, visto que ela traz um grande diferencial nos métodos e no produto final.
Ademais, os bioestimulantes mostram-se um recurso diversificado e que pode alavancar o agronegócio. Em uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas, o Brasil foi o país que mais gastou com agrotóxicos, porém, de acordo com Yoshio Tsuzuki, o uso de agrotóxicos pode ser reduzido com uso dos bioestimulantes, que são misturas organominerais utilizadas na fase de fotossíntese das plantas capazes de estimular o crescimento com ação menos agressiva e menos tóxica, ao contrário dos agrotóxicos. A utilização dos bioestimulantes é benéfica para a agricultura, visto que, por reduzir os agrotóxicos, melhora a qualidade dos produtos, aumenta a produtividade, entre outros. Logo, para que os produtores possam desenvolver progressivamente as atividades agropecuárias, optar por diferenciais, como os bioestimulantes, é certamente favorável, tendo em vista o consumidor e o lucro, a fim de manter os ideais empreendedores.
É imprescindível, portanto, que medidas sejam tomadas para que o empreendedorismo e o agronegócio continue progredindo. Nesse sentido, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve incentivar a modernização dessas atividades, por meio de um auxílio monetário concedido aos pequenos empreendedores, com comprovação da necessidade de tal. Dessa maneira, a agricultura e a pecuária podem ser ampliadas sempre em conjunto com a tecnologia a respeitando o meio ambiente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes