Buscar

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100942 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Entendendo a avaliação como uma forma de garantir uma referência de qualidade da educação superior, foi instituído o SINAES, pela Lei 10.861/2004, elaborada com três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos alunos. Além dos três componentes, também contempla uma série de instrumentos. Assinale a alternativa que corresponde a esses instrumentos.
a )
 É composto por avaliação de rendimento universitário e frequência escolar (ENADE).
 
b )
 Avaliação institucional (autoavaliação, avaliação externa); Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE); avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo do ensino superior e cadastro do perfil institucional).
c )
 É composto por avaliação dos estudantes (ENADE) e avaliação in loco, por meio de equipe que faz verificação das instalações no local.
d )
 É composto por duas formas de avaliação: prova escrita (ENADE) e questionários de avaliação da instituição, oferecido a alunos e professores.
e )
 Avaliação institucional - equipe do MEC que faz análise do local, questionários com professores e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
QUESTÃO 2
(ENADE-2011) Entre os instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem, a professora Cida, ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma "roda de conversa" com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e as atitudes conquistadas. Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o professor, e esse, por sua vez, avalia a turma.
Essa prática de avaliação está associada a quais concepções?
I. Democrática, embasada na autoavaliação e no saber-fazer dos alunos.
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo.
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem.
IV. Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos.
É correto apenas o que se afirma em
 
a )
 I e III.
b )
 IV.
c )
 II.
d )
 II e III.
e )
 II e IV.
QUESTÃO 3 *
(ENADE-2011) Conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
(LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.)
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em
 
a )
 II e III.
b )
 II e IV.
c )
 I e II.
d )
 I e III.
e )
 III e IV.
QUESTÃO 4
Os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil sintetizam os principais fundamentos para monitorar a qualidade da educação infantil. E, para uma efetividade melhor destes parâmetros, o MEC cria os indicadores de qualidade na educação infantil, que objetivam traduzir e detalhar esses parâmetros em indicadores operacionais, no sentido de oferecer às equipes de educadores e às comunidades atendidas pelas instituições de educação infantil um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho. Sendo assim, é necessário compreender a diferença entre parâmetro e indicador.
Assinale a alternativa correspondente a essa diferença, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil.
a )
 Indicadores podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Parâmetros, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do indicador. Indicadores são mais amplos e genéricos; parâmetros, mais específicos e precisos.
 
b )
 Entende-se por parâmetros a norma, o padrão, ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. Parâmetros podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Indicadores, por sua vez, presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade do parâmetro. Parâmetros são mais amplos e genéricos; indicadores, mais específicos e precisos.
c )
 Entende-se por parâmetro e por indicador a norma, o padrão ou a variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema. A diferença está no fato de os parâmetros serem destinados às escolas públicas e os indicadores, às escolas particulares.
d )
 Indicadores e parâmetros são definidos como mecanismos de aferição de resultados com base em questionários com pais e profissionais. A diferença entre eles é que os parâmetros são direcionados aos professores e os indicadores, aos pais.
e )
 Indicadores e parâmetros não têm em sua essência diferenças significativas, portanto, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação infantil, ambos têm o mesmo significado de indicar a qualidade da educação infantil.
QUESTÃO 5
(ENADE-2014) O Plano Nacional de Educação (PNE) inclui 20 metas e estratégias para o setor nos próximos 10 anos. Entre as metas, está a aplicação de valor equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, promovendo a universalização do acesso à Educação Infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. Esse plano também prevê a abertura de mais vagas no ensino superior, investimentos maiores em educação básica em tempo integral e em educação profissional, além da valorização do magistério.
(BRASIL. Conheça as 20 metas definidas pelo PNE. Disponível em: <">www.brasil.gov.br>. Acesso em: 4 jul. 2014. Adaptado.)
A Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, prevê importantes dispositivos, tais como:
Art. 5.º A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas.
Art. 10 O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PNE e com os respectivos planos de educação, a fim de viabilizar sua plena execução.
Art. 11 O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas desse nível de ensino.
Art. 13 O Poder Público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
Considerando as informações acima, conclui-se que o PNE
 
a )
 Permite planejar a educação para os próximos 10 anos e institui mecanismos de monitoramento e avaliação, tanto da execução do Plano como da qualidade da educação, por meiodo estabelecimento de metas educacionais e definição dos investimentos a serem disponibilizados para o alcance dessas metas.
b )
 prevê meta de aplilcação de 10% do PIB em educação, sinalizando que os gestores escolares terão 10 vezes mais possibilidades de atingir patamares mais elevados de educação nos próximos 10 anos, pois vincula os investimentos com a educação aos níveis de desenvolvimento do país, aferidos pelo PIB.
c )
 possibilita ao país iniciar seu processo de desenvolvimento, pois prevê aumento anual de 10% nos patamares de aplicação do PIB em educação e sistema de monitoramento da aplicação de investimentos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, a ser instituído nos próximos dois anos.
d )
 Estabelece que a melhoria da educação básica - universalização do acesso à educação infantil, aumento de vagas no ensino superior, maior investimento em educação em tempo integral e em educação profissional - evidencia a base para o desenvolvimento, pois o crescimento econômico é o indicador do percentual de recursos do PIB a ser aplicado em educação.
e )
 Disponibiliza para os gestores escolares o crescimento de 10% dos investimentos do PIB em educação, ao ano, durante os próximos 10 anos e um Sistema Nacional de Avaliação para verificar a efetivação das diretrizes e metas dispostas no referido Plano.
QUESTÃO 6
(ENADE-2011) Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa
por determinações do contexto da escola.
II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.
IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.
É correto apenas o que se afirma em
a )
 II e IV.
b )
 I e III.
 
c )
 II.
d )
 I.
e )
 III e IV.
QUESTÃO 7
O SAEB é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala. Assinale a alternativa que corresponde aos objetivos do SAEB.
 
a )
 Seu objetivo é realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado. As informações produzidas visam subsidiar a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, da equidade e da eficiência do ensino.
b )
 Seu objetivo é fiscalizar o sistema educacional brasileiro com base em alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado. As informações produzidas visam subsidiar a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.
c )
 Seu objetivo é monitorar o sistema educacional brasileiro, apontando fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado aos municípios e estados, a fim de que estes possam intervir financeiramente e punitivamente nas instituições de ensino que não atingem a meta projetada.
d )
 Seu objetivo é fomentar a competitividade entre as instituições e entre os municípios e estados, a fim de elevar o desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado.
e )
 Seu objetivo é realizar um diagnóstico do sistema brasileiro, para que o Brasil possa efetivar um marketing junto ao Banco Central e angariar fundos para financiar projetos educacionais.
QUESTÃO 8
Sobre a autoavaliação, é correto afirmar que
a )
 é considerada uma atividade obrigatória, mas não tem muito sentido para os alunos devido à falta de maturidade que têm.
 
b )
 é considerada uma apreciação do próprio percurso de aprendizagem e dos resultados alcançados ao longo do seu processo de aprendizagem.
c )
 é considerada atividade de desresponsabilização do professor, pois repassa sua tarefa aos alunos.
d )
 é uma forma de facilitar a aprovação dos alunos.
e )
 é a nota que o próprio aluno atribui a si.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes