Buscar

PAPER TREINAMEN TO DESPORTIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

5
Évelin Kesiane Alamini
Diane Celilia da Cruz
RESUMO
Palavras-chave: 
1. INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3. MATERIAIS E MÉTODOS
 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
5. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Gomes AC, Teixeira M. Esportes: projeto de treinamento. Londrina: Centro Informações Desportivas, 1997. 2. B
orin JP, Gonçalves A, Padovani CR, Aragon FF. Variabilidade da intensidade de esforço nas três posições do basquetebol: ensaio quantitativo em nosso meio. Rev Bras Ciências Esp 1999; 2-3: 119
BENDA, Rodolfo Novellino & GRECO, Pablo Juan. Iniciação Esportiva Universal: Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo horizonte, MG: Editora UFMG, 2001.- 125.
O treinamento desportivo para aptidão física e saúde
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do treinamento desportivo e aptidão física, no curso de Educação Física para Licenciados, através de pesquisas e leituras podemos compreender o que este tema aborda e como devemos utiliza-lo no dia a dia após a nossa formação e ensinar aos nossos alunos que a Aptidão física e treinamento desportivo pode beneficiar na prevenção, conservação e restabelecimento da capacidade funcional, reduzir o desenvolvimento de muitas patologias como a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, possibilitando à população, melhores condições durante toda a vida de um ser humano, contribuindo para a sua saúde e qualidade de vida. 
Treinamento esportivo, saúde, aptidão física
O treinamento desportivo apresenta-se como uma atividade física de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções humanas, fisiológicas e psicológicas, com o objetivo de superar tarefas mais exigentes que as habituais. É assim que Bompa(1983) define treinamento desportivo. Ele, como muitos outros autores, apresentam definições baseadas em inúmeros estudos científicos sobre o tema.
Existe um número cada vez maior de estudos e documentos que comprovam e relatam os benefícios da aptidão física para a saúde. Pesquisadores nas áreas de exercício físico, Educação Física e de Medicina do Exercício e do Esporte, pelos métodos de pesquisa epidemiológica, já demonstraram que tanto a inatividade física como a baixa aptidão física são prejudiciais à saúde. Recentemente, Petrella e Wight verificaram que muito embora o aconselhamento sobre exercício físico seja freqüentemente realizado pelos médicos de família, eles relatavam que o pouco tempo disponível e a falta de conhecimento específico. limitavam de certo modo essa prática. Em outro estudo também recente, observou-se que entre mulheres médicas americanas havia uma tendência a aquelas que estavam melhorando os seus hábitos de exercício físico serem as que mais freqüentemente aconselhavam os seus pacientes a se exercitarem. Na verdade, até mesmo a população já incorporou a idéia de que o "movimentar-se" faz parte de nossas vidas e que a sociedade moderna tende a ser privada veladamente do seu direito de ir e vir, de seu tempo ativo de lazer, etc., seja por falta de segurança pública, de informação adequada, e de educação, ou ainda por responsabilidade da família e/ou da escola, contribuindo para que se acabe com o hábito natural das pessoas: "exercitar-se".
Programas de incentivo à prática de atividade física precisam ser estimulados por políticas públicas. O ato de exercitar-se precisa estar incorporado não somente ao cotidiano das pessoas, mas também à cultura popular, aos tratamentos médicos, ao planejamento da família e à educação infantil. Essa necessidade se dá por diferentes fatores: do fator social, quando se proporciona ao homem o direito de estar ativo fisicamente em grupo, ao fator econômico, quando se constata que os custos com saúde individual e coletiva caem em populações fisicamente ativas.
A organização e estruturação do treinamento desportivo são fundamentais na planificação tanto no início da temporada de trabalho como no processo de formação do jovem atleta. Nesse sentido, Gomes e Teixeira alertam que o planejamento consiste exatamente em conseguir que os elementos resultantes da atividade organizada se destaquem, facilitando o controle das diferentes variáveis e o resultado final que se almeja alcançar.
O treinamento desportivo, quando aplicado adequadamente, provoca no organismo humano, adaptações morfológicas e funcionais, elevando assim o nível de forma física do individuo. 
Segundo Borin et al. Raros são os estudos que relacionam a performance desportiva com os aspectos organizacionais do treinamento, tornando possível supor que as indagações de ordem estrutural, financeira e administrativa ainda não estão totalmente esclarecidas. O modelo de atleta contemporâneo se destaca nas suas diferentes características morfofuncionais se alteraram bem como as das partidas. Nesse sentido, o entendimento do que se pode chamar de modelo do jogo, é constituído por indicadores como: número de arremessos, saltos realizados em cada posição das modalidades.
Os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência VolumeIntensidade (TUBINO, 1984).
A aptidão física está compreendida na dimensão biológica da aptidão total, relaciona-se continuamente com a aptidão total e interage com os outros aspectos da totalidade psicossocial do indivíduo. 
Embora a importância da aptidão física seja mundialmente reconhecida, não existe na literatura da área uma definição de aptidão física que seja universalmente aceita. 
Os significados das palavras aptidão e física são: aptidão qualidade do que é apto; capacidade, habilidade, disposição; conjunto de requisitos necessários para exercer algo; capacidade natural ou adquirida; física - que é corpóreo, material, relativo às leis da natureza. A combinação das duas palavras - aptidão física, no sentido etimológico das mesmas, leva ao conceito ou a uma associação de idéias no tocante à capacidade, habilidade, disposição material que conduz e indica que o indivíduo está apto corporalmente. 
Desde o período Pós-Segunda Guerra Mundial até a década de 1960, a aptidão física era considerada como um componente da aptidão motora, que por sua vez era considerada parte da capacidade motora geral. Que refere-se à capacidade do indivíduo apresentar um desempenho físico adequado em suas atividades diárias, prorrogando o surgimento precoce do cansaço durante a realização de atividades físicas. A atividade física é considerada como o processo do qual resultará o estado de aptidão física do indivíduo, esta última considerada como produto. Além disso, denomina-se esporte a todo movimento, jogo ou forma de competição expressa por meio de atividades físicas do ser humano. Desse modo, o esporte e a aptidão física têm em comum o fato de se desenvolverem por meio de atividades físicas; a realização do esporte se dá, principalmente, por atividades físicas denominadas ações/atividades esportivas. A evolução das conceituações de aptidão física, de esporte e de treinamento esportivo na civilização ocidental 
ocorreu de modo paralelo no século XX. 
“O genótipo é o responsável pelo potencial do atleta. Isso inclui fatores como composição corporal, biótipo, altura máxima esperada, força máxima possível e percentual de fibras musculares dos diferentes tipos, dentre outros. O fenótipo é responsável pelo potencial ou pela evolução das capacidades envolvidas no genótipo. Neste se inclui tanto o desenvolvimento da capacidade de adaptação ao esforço e das habilidades esportivas como também a extensão da capacidade de aprendizagem do indivíduo.” (BENDA & GRECO, 2001, p. 34). 
Segundo Tubino: “Antes de passar ao estudo de cada princípio, é importante enfatizar que os 5 princípios se interrelacionam em todas as suas aplicações.” (ibidem, 1984, p. 99).
“O indivíduo deverá ser sempre considerado como a junção do genótipo e do fenótipo, dando origem aosomatório das especificidades que o caracterizarão.” (DANTAS, 1995, p. 39),
“Segundo HEGEDUS (1969), os diferentes estímulos produzem diversos desgastes, que são repostos após o término do trabalho, e nisso podemos reconhecer a primeira reação de adaptação, pois o organismo é capaz de restituir sozinho as energias perdidas pelos diversos desgastes, e ainda preparar�se para uma carga de trabalho mais forte, chamando�se este fenômeno de assimilação compensatória. Assim, sabe�se que não só são reconduzidas as energias perdidas como também são criadas maiores reservas de energia de trabalho. A primeira fase, isto é, a que recompões as energias perdidas, chama�se período de restauração, o qual permite a chegada a um mesmo nível de energia anterior ao estímulo. A segunda fase é chamada de período de restauração ampliada, após o qual o organismo possuirá uma maior fonte de energia para novos estímulos” (ibidem, 1984, p. 105 e 106).
Segundo Tubino, o momento exato em que se produz à adaptação aos agentes stressantes (estímulos), é, sem dúvida, um dos pontos mais discutíveis do Treinamento Esportivo. Existem pontos de vista que estabelecem a adaptação durante intervalos intermediários dos treinos, enquanto que outras pesquisas defendem a tese da adaptação após o último intervalo da sessão de treino (TUBINO, 1984).
Citações baseada nos conceitos saúde, interação dos principios e variabilidade :“Assim, não só a Ginástica Localizada em si e suas atividades complementares possuem grande importância. Também os setores de apoio da Academia, como o Departamento Médico, a Avaliação Funcional e o Departamento Nutricional assumem relevante função no sentido de orientar todo o trabalho, visando a aquisição e a manutenção dessa Saúde.” (ibidem, 1996, p. 358). “Apesar dessa importante correlação, os Princípios da Adaptação, da Sobrecarga, da Continuidade e da Interdependência Volume�Intensidade é que vão não só dar corpo como orientar toda a aplicação prática do treinamento, ou seja, são os verdadeiros responsáveis pela “arrumação” de todo o processo de treinamento, traduzida na forma dos micro, meso e macro�ciclos de trabalho.” (ibidem, 1996, p. 358). “Quanto maior for a diversificação desses estímulos – é obvio que estes devem estar em conformidade com todos os conceitos de segurança e eficiência que regem a atividade – maiores serão as possibilidades de se atingir uma melhor performance.” (ibidem, 1996, p. 357).
Através de pesquisas e leituras compreendemos que Aptidão física esta ligada a múltiplas características, que se estende do nascimento até a morte e é definida pela atividade física sendo diferenciada em três níveis de capacidades: alto, ótimo e baixo, até as limitações severas de doenças e disfunções. A função cardiorrespiratória, a composição corporal e as funções musculoesqueléticas da musculatura abdominal e da região lombar da coluna vertebral foram consideradas como as áreas das funções fisiológicas relacionadas com uma saúde positiva, portanto, consideradas como componentes da aptidão física relacionados com a saúde.
Entendemos que a Aptidão Física de uma pessoa é definida de acordo com a sua potencialidade genética junto com muitos fatores, como por exemplo, a atividade física.Com a grande demanda da procura por exercícios que visam o bem-estar,o mercado de trabalho deve se adaptar as novas tendências, preparando os profissionais para que os mesmo desenvolva suas habilidades e conhecimentos. 
Podemos também entender que existem 8 tipos de treinamentos desportivos, também pode-se constatar que há interligações entre eles e a usa devida importância para o treinamento esportivo.
Pude concluir através desse trabalho que apesar de todos terem acesso às informações sobre a importância das atividades físicas para a nossa saúde, assim mesmo, a maioria das pessoas ainda não a criou o habito de praticar as atividades ou algumas modalidades especificas, e a algumas pessoas continuam a relacionar a procura de atividades físicas como foco principal para perda de peso e estética não como foco principal saúde, bem-estar, condicionamento físico, fortalecimento, flexibilidade e qualidade de vida de modo geral. Sendo assim, nós como futuros profissionais da área, devemos investir em qualificações e transmitir o nosso conhecimento sobre os benefícios da aptidão física para a saúde e promover o incentivo a pratica de atividades, de modo que levem as pessoas a praticarem exercícios físicos em prol do seu bem-estar e saúde. 
1 Évelin Kesiane Alamini
2 Diane Celilia da Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso EFL0554/8– Prática do Módulo I - 30/05/2020

Outros materiais