Buscar

ESCOLA CURRICULO E SOCIEDADE nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· ESCOLA, CURRÍCULO E SOCIEDADE 
Para Macneil (2001), o currículo com ênfase humanística o foco se desloca do conteúdo disciplinar para o (a): 
Alternativa correta: 
· a) indivíduo;  
Na maioria das escolas brasileiras, durante o período de vigência do regime ditatorial militar, as crianças e jovens eram obrigadas a cantar o hino nacional, ficar em fila (indiana) para se dirigir a sala de aula, os professores eram vistos como autoridade suprema, não podendo ser contestados pelos alunos. A ordem imposta era o fundamento do modelo escolar.
Essa forma de organização escolar foi criticada por Michel Apple (1982), que analisando a relação entre ideologia e currículo preocupou-se em mostrar como as escolas se constituem como produtoras e reprodutoras da manutenção e controle social.
Para o autor, ideologia consiste num conjunto de ideias que marcam a legitimação, o conflito de poder e o estilo de argumentação. Apple (1982) atribuiu, para tal explicação, o conceito de currículo oculto
Alternativa correta: 
· b) que se refere às normas e valores que são implícitos, porém efetivamente transmitidos pelas escolas e que habitualmente não são mencionados na apresentação feita pelos professores dos fins e objetivos.
A LDB 9.394/96 apresenta avanços significativos sobre currículo ao assumir a concepção de educação num sentido abrangente englobando além do processo de escolarização, a formação que ocorre no seio da família, na escola, no trabalho e na convivência em geral.
Em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Constituição Federal (1988), os princípios da LDB 9.394/96 são apresentados no Artigo 3º: item IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
Segundo o Artigo 3º, item IV, da LDB 9394/96, é correto afirmar:
Alternativa correta: 
· d) A educação deve promover o respeito as diferenças étnica-raciais, a diversidade religiosa e a opção sexual dos indivíduos.  
De acordo com Sônia Kramer (1997, p.15): Na verdade, desde o momento em que reconquistamos o direito de eleger, pelo voto, os projetos (e não só os governamentais) de gestões, em primeiro lugar estaduais (1982), em seguida municipais (1985) e, mais recentemente, para o governo federal (1990), tem-se mostrado concreta a possibilidade de desenvolver diferentes alternativas práticas de ação no campo educacional. Nesse contexto, podemos situar as discussões e os avanços consideráveis a respeito do currículo na década de 1980, em que houve no Brasil a valorização das políticas públicas de educação. Anteriormente a esse período, o sistema educacional brasileiro, por oferecer historicamente um atendimento:
Alternativa correta: 
· c) dual, elitista;  
Decorrentes da contraposição ao modelo técnico-linear, as perspectivas críticas surgiram a partir da década de 1970 com a intenção de discutir as determinações sociais e suas relações com a estrutura de poder na sociedade, sendo a publicação de Michael Young (1971) a primeira corrente sociológica voltada para a problematização do currículo.
Alguns movimentos de reconceptualização do currículo surgiram nesta época.
A partir das informações apresentadas, avalie as informações a seguir.
I - O enfoque histórico hermenêutico: influenciado pelos estudos de Paulo Freire, que evidencia a experiência dos alunos e suas necessidades como centrais à construção do currículo. No Brasil, Paulo Freire foi um dos pioneiros a denunciar e a demonstrar de forma consistente o descaso do sistema escolar brasileiro e seu caráter discriminatório, opressor e a sua verdadeira intenção de destinar a educação apenas a uma elite.
II - Enfoque neomarxista: conduzido por Michael Apple e Henry Giroux, que afirmam que o currículo não pode ser separado da totalidade social e cultural, tratando-se especificamente de um ato político. Nas décadas de 1970 e 1980, na área da Sociologia da Educação, Bourdieu e Passeron também mostraram o caráter reprodutivo da escola, que inevitavelmente impacta em seu currículo.
III - O enfoque neopositivista: elaborado a partir das teses de Emile Durkheim, tem como fundamento a organização do currículo com base na ciência positiva, que deve ser neutra em relação aos conflitos sociais, pois cabe à escola preparar as crianças e jovens para viverem em harmonia social.
É correto o que se afirma em:
Alternativa correta: 
· b) I e II;  
Qual o caráter da escola, demonstrado por Bourdieu e Passaeron, na década de 1970 e 1980? 
Alternativa correta: 
c) reprodutivo;

Continue navegando