Prova econômia
7 pág.

Prova econômia


DisciplinaEconomia I34.555 materiais258.210 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A economia nacional de um país utiliza as ferramentas do comércio internacional para planejar as decisões internas a serem implementadas. Desta forma, uma das ferramentas utilizadas no âmbito do setor externo diz respeito ao "Balanço de Pagamentos [BP]". Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Balanço de pagamentos é composto por várias contas, dentre elas temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
(    ) A Balança de Serviços numera exclusivamente a entrada de dólares decorrentes das importações e exportações de serviços. 
(    ) A Balança Comercial mede os ingressos e as saídas do país decorrentes das exportações e importações. 
(    ) As rendas oriundas de juros e/ou lucros adquiridos no exterior não são registrados no Balanço de Pagamentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	2.
	A economia é uma ciência social, portanto, constituída por pessoas, que estão envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho etc. O fluxo circular de renda, composto pelo fluxo real e pelo fluxo monetário, oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e das empresas no mercado. Analise as sentenças a seguir:
I- No Fluxo Real apresentam-se os recursos produtivos oriundos das empresas destinados às famílias.
II- A economia do mercado relativa ao Fluxo Monetário refere-se aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados no interior das empresas.
III- O Mercado de Recursos de Produção é o "lugar" no qual as famílias concedem seus recursos disponíveis e as empresas os captam.
IV- No Mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm função de venda ou oferta; as famílias, por sua vez, de demanda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo.
II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.
III- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.
IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 2012. Disponível em: <http://www.viomundo.com.br/politica/tania-bacelar-como-funciona-a-maquina-da-desigualdade-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2017.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	O economista e filósofo escocês Adam Smith, considerado o pai da Economia, publicou em 1776 a obra Uma Investigação sobre a causa da Riqueza das Nações, que marca oficialmente o surgimento da Economia como ciência. Sobre as ideias disseminadas por Adam Smith, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sugeriu que a atuação do Estado se realizasse a partir de gastos públicos na indústria bélica como uma forma de preparação para a Segunda Guerra Mundial e como forma de geração de empregos.
(    ) Queria reformar o capitalismo destruindo o controle do Estado, resultando na chamada Revolução Conservadora.
(    ) Afirmava que a fonte de riqueza é o trabalho humano, dando relevante importância à divisão do trabalho.
(    ) Defendia a atuação constante do Estado para regular as relações sociais e econômicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	A inflação é um fenômeno de aumento generalizado e contínuo do nível geral de preços de uma economia. Podem-se distinguir alguns tipos de inflação, levando em consideração as suas características. Assinale a alternativa CORRETA quanto às características de uma inflação de custos:
	 a)
	A elevação dos preços causada por um excesso de demanda agregada na economia.
	 b)
	A elevação dos preços causada por uma diminuição dos preços dos fatores produtivos, isto é, dos custos dos insumos básicos para  a produção das mercadorias.
	 c)
	A elevação dos preços causada por um aumento do preço dos fatores produtivos, isto é, dos custos dos insumos básicos para a produção das mercadorias.
	 d)
	A elevação dos preços causada pelo comportamento do consumidores, isto é, quando passa a moldar as suas perspectivas quanto à própria taxa de inflação.
	7.
	Na atividade econômica há os agentes econômicos, que são: as empresas, as famílias (os consumidores), o Estado e o resto do mundo. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As Empresas: o processo de decisões se dá sob o padrão de comportamento, os desejos e as necessidades básicas do outro agente: as famílias.
(    ) As Famílias têm o papel de consumidor, assim, ao adquirir uma mercadoria (bem ou serviço), está referendando sua decisão de compra. Funciona como um voto a favor de uma determinada mercadoria cuja produção depende do empresário.
(    ) O Mercado é o local físico, ou não, onde há o processo de compra e venda, em que o comprador