Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
SOCIOLINGUISTICA - PROVA 1

Pré-visualização | Página 2 de 2

da linguagem e na prática pedagógica de profissionais de Letras. Considerando a constituição da sociolinguística como uma escola de pensamento da linguística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As contribuições de Saussure servem de importante fundamento para a formação do campo de estudos sociolinguísticos nos Estados Unidos, utilizadas nas ideias de William Labov.
(    ) A sociolinguística pressupõe que, se não quisermos privar a língua de sua realidade, a variação linguística não pode ser separada das condições externas de que ela depende. 
(    ) O estudo estruturalista impulsiona a sociolinguística variacionista laboviana, na ancoragem de uma abordagem associal e abstrata à língua.
(    ) As metodologias de pesquisa na sociolinguística variacionista, que apresentaram fenômenos da variação e da mudança linguísticas, inovaram os estudos sobre as línguas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	Estudos voltados à diversidade linguística brasileira costumam chamar a atenção não apenas de pesquisadores e acadêmicos dos cursos de Letras, mas também da mídia televisiva, que, não raro, realiza reportagens divulgando Atlas Linguísticos. Chama a atenção o uso do pronome "tu" (no Sul do Brasil), a forma como o mineiro encurta as palavras, as diferenças lexicais entre as regiões, como pernilongo ou muriçoca, pão francês ou cacetinho, caracterizando fenômenos de variação linguística. Sobre o fenômeno da variação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cada pessoa fala conforme a região onde vive ou nasceu, o que caracteriza o fenômeno da variação diatópica.
(    ) Quando você repara nas diferenças de falar a língua portuguesa por questões sociais, como de idade ou sexo, você está analisando a variação diafásica.
(    ) Também falamos conforme a data em que nascemos, isto é, conforme nosso momento histórico, o que se caracteriza como variação diamésica.
(    ) Quando falamos sobre gírias, podemos tratar de variação linguística diatópica, diastrática, diafásica e diacrônica, pois analisamos as situações informais de uso, os aspectos sociais, culturais e históricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F -  F.
	10.
	A tradição escolar, pautada exclusivamente nas gramáticas normativas, que tendem a realizar apagamentos acerca da reflexão sobre fenômenos da fala e da própria escrita, tende a dificultar a compreensão científica da língua. Considerando o papel da sociolinguística com relação ao estudo científico da língua, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A língua não existe fora da sociedade, sendo estudada pela sociolinguística na relação com a estratificação social.
	 b)
	A sociolinguística, disciplina da linguística, foi construída sobre a recusa em levar em consideração o que existe de social na língua.
	 c)
	A sociolinguística procura compreender fenômenos da linguagem prescrevendo subjetivamente regras da gramática tradicional.
	 d)
	Saussure e Meillet inspiraram os estudos sociolinguísticos ao relacionarem o sistema linguístico à estratificação social.
Página12