Buscar

RESUMO DA AULA 3 - TEMÁTICA ATENÇAO À SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACESA
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
	Disciplina: História e Contexto da Fisioterapia
	Período: Noturno 
	Professor: Celiandro José
	Semestre: 2º/2020
	Acadêmica: Rosimeire do Nascimento
	Data: 03/07/2020
	Curso: Fisioterapia
	Matrícula: 201920020
Relatório da Aula 03 de História e Contexto da Profissão em Saúde
RESUMO DA AULA 3 - TEMÁTICA “ATENÇAO À SAÚDE”
Ao voltar no tempo percebemos que a planilha do modelo “assistência” já existia, já havia um conceito negativo da saúde, uma dificuldade para aceitar a doença. O SUS tem uma grande importância nessa jornada, pois daí foi dado um conceito de saúde, com o direito pra todos. Antes a realidade era mais difícil, ninguém tinha acesso a patologia do paciente, doenças crônicas, obesidade e depressão, não havia qualidade de vida e a população vivia do jeito que podia, muitas pessoas faleciam por desnutrição, a violência era nítida, não havia lei que amparasse a população a atenção básica era precária, os sistemas fragmentados, daí veio o Sistema Único de Saúde para ajudar a população e com essa jornada foram estabelecidas as três doutrinas Universidade, Equidade e Integridade no qual envolvia a participação da população, a Regionalização, Hierarquização e Descentralização.
A população enfim pode estar por dentro de toda a situação da saúde do Sistema Único de Saúde onde há a recuperação do paciente, proteção para esses indivíduos e promoção já tratando com antecedência as doenças para que não houvesse agravos. Hoje a população tem um atendimento humanizado já na atenção primária, em tempo certo, com responsabilidades sanitária e econômica, esse conjunto de ações veio ajudar a população em 11 prioridade sem 209 com um pacto pela vida entre eles;
- Atenção à Saúde do Idoso
- Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama
- Redução da mortalidade Infantil e materna fortalecimento da capacidade de respostas ás doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseniase, tuberculose, malária, influenza, hepatite e aids.
- Promoção a Saúde 
- Fortalecimento da Atenção Básica
- Saúde do Trabalhador
- Saúde Mental
- Fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema de saúde as pessoas com deficiência
- Atenção integral as pessoas em situação ou risco de violência
- Saúde do Homem 
Fazem parte também deste conjunto de Atenção Especializada de Média e alta complexidade Procedimentos especializados realizados por profissionais médicos, outros níveis superior e médio, Cirurgias ambulatoriais especializadas, procedimentos traumato ortopédico, ações especializadas em odontologia, patologia clínica, anatomopatologia e citopatologia, radiodiagnostico, exames ultrassonográficos, diagnose fisioterapia, terapias especializada, próteses e órteses, anestesia. O Conjunto de procedimentos que envolve alta complexidade e alto custo são a assistência a pacientes portador de doenças renais crônica por meio de procedimentos de dialise, assistência a paciente oncológicos, cirurgia vascular, cirurgia cardiovascular pediátrica, entre outros.

Outros materiais