A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AVALIAÇÃO FINAL OBJETIVA PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO UNIASSELVI

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	EU
	
	Disciplina:
	Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização (GPU19)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513454) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21106191
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No que diz respeito ao contrato administrativo, é um ato realizado entre a administração pública e particular, em que se possuem as condições de execução estabelecidas pelo ente público e se detêm características específicas. Com relação às cláusulas exorbitantes, analise as sentenças a seguir:
I- Respeitando o direito dos contratados, permite a modificação do contrato de forma unilateral para que atenda às necessidades de interesse público.
II- As características das cláusulas exorbitantes são a consensualidade, a formalidade, a onerosidade e a comutatividade.
III- Permite, através de exigência legal, que os contratos firmados pela administração pública ocorram de forma escrita ou verbal.
IV- Têm nos contratos administrativos a possibilidade de rescindi-lo de forma unilateral, nos casos previstos em lei.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Nos termos da Lei 8.666/93 (Lei da Licitação), o procedimento da Licitação tem por objetivos: assegurar a observância do princípio da isonomia, selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e a promover o desenvolvimento nacional sustentável. A referida Lei expressamente elenca princípios diretamente aplicáveis às licitações. Sobre esses princípios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O princípio da promoção do desenvolvimento sustentável impede a Licitação que tenha como objeto a realização de obras ou serviços públicos em áreas habitadas.
	 b)
	Os princípios aplicáveis à Licitação não nascem da Lei 8.666/93, mas diretamente da Constituição Federal.
	 c)
	Constituem princípios aplicáveis diretamente o do procedimento formal, o do sigilo das propostas até sua abertura, o da adjudicação compulsória e o da competitividade.
	 d)
	Dentre os princípios aplicáveis diretamente a Licitação há que prevalecer o princípio da isonomia sobre o da impessoalidade.
	3.
	A Lei nº 8.666/93 define que o objetivo da licitação é o de selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, determinando que o procedimento licitatório deve ser pautado nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo e outros que lhes são correlatos. Acerca dos princípios que regulam o processo licitatório, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os princípios enunciados no artigo 3º da Lei nº 8.666/93 decorrem dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública. 
PORQUE 
II- O procedimento licitatório é um procedimento administrativo e como tal é regido por princípios constitucionais. 
  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	4.
	A fase de habilitação é a destinada a verificação das condições dos licitantes para a execução do contrato. Nesta etapa, verificam-se os documentos entregues. Sobre a finalidade desta etapa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Verificar qual é a melhor proposta.
	 b)
	Verificar a idoneidade moral e financeira dos licitantes.
	 c)
	Verificar o custo apresentado por cada licitante a fim de decidir acerca da melhor proposta.
	 d)
	Verificar se são preenchidos os requisitos mínimos dos contratantes para execução do contrato.
	5.
	Os contratos comuns são distintos dos contratos administrativos pelas especificidades encontradas neste último, relembrando que os contratos comuns são sujeitos ao direito privado. Com relação às peculiaridades do contrato administrativo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A possibilidade de alteração e rescisão unilateral do contrato é peculiaridade do contrato administrativo e integra o rol de cláusulas exorbitantes.
	 b)
	A execução integral do contrato é direito adquirido pelo particular na contratação com a administração pública.
	 c)
	Estando a administração pública em atraso no cumprimento de suas obrigações contratuais, será permitido ao particular cessar a execução do contrato.
	 d)
	Os contratos firmados pela administração pública serão disponibilizados apenas aos contratantes, não sendo obrigatória a publicação na imprensa oficial.
	6.
	A licitação é regra e pressuposto de toda contratação pública, visto nos termos do artigo 37, inciso XXI da Constituição Federal, que estabelece que nenhuma obra, serviço ou fornecimento pode ser contratado por qualquer órgão público senão através do correspondente procedimento licitatório, ressalvados os casos especificados na legislação. Acerca das exceções do dever de licitar, analise as sentenças a seguir:
I- A Lei de Licitações, em casos excepcionais, permite a contratação com procedimentos internos e direitos pela Administração. 
II- A dispensa da licitação tem como pressupostos obrigatórios a excepcionalidade e a taxatividade. 
III- É dispensada a licitação em situações excepcionais, tais como guerra, ameaça a segurança nacional, emergência e calamidade pública. 
IV- Quando dispensada a licitação, não são obrigatórios os critérios de competição e melhores condições de contratação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	A maioria dos contratos administrativos executados pela Administração Pública são regidos pelo direito público, mas existem situações em que os contratos administrativos são regulamentados pelo direito privado. Com relação às normas dos contratos administrativos, no que diz respeito aos casos específicos em que os contratos administrativos são regidos pelo direito privado, analise as sentenças a seguir: 
I- Podemos exemplificar os contratos de locação, em que a Administração Pública é a locatária, e os contratos de seguros, como contratos administrativos regidos pelo direito privado.
II- São exemplos de contratos administrativos regidos pelo direito privado os contratos de repasses de recursos à entidade e os contratos de obras públicas.
III- Os contratos de serviços públicos essenciais e os contratos de locação de equipamentos são contratos administrativos regidos pelo direito privado.
IV- Os contratos de fornecimento de energia elétrica e os contratos de seguros são exemplos de contratos administrativos regidos pelo direito privado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	A legislação veda qualquer tipo de direcionamento de licitante por parte da administração pública, sendo que, quando é realizada a publicação do edital de licitação, é possível analisar seu conteúdo, verificando possíveis irregularidades. Sobre situações de indicativo de direcionamento previsto na legislação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A legislação veda a realização de licitações em que o objeto não possui similares no mercado; assim como proíbe preferências