Buscar

Avaliação final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448715) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9397333
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A leitura é um processo interativo; ela propicia interação entre os participantes desse processo: leitor, autor e obra. A leitura adquire seu valor, pois possibilita a formação de um leitor competente, crítico e consciente, bem como auxilia na habilidade de escrita. A intertextualidade, por sua vez, abarca uma relação entre textos, o que permite que um derive do outro. Disserte sobre a intertextualidade.
	Resposta Esperada:
Podemos enxergar a intertextualidade como um diálogo entre os textos. A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto). Muitos compositores e escritores brasileiros utilizaram-se desse recurso, elaborando um texto novo a partir de um texto já existente, os chamados textos fontes, considerados fundamentais em uma determinada cultura por fazerem parte da memória coletiva de uma sociedade. Pensemos na estrutura da palavra intertextualidade: o sufixo inter, de origem latina, refere-se a uma noção de relação, dependência. Dessa forma, podemos dizer que a intertextualidade acontece quando os textos conversam entre si, estabelecendo assim uma relação dialógica, representada em citações, paródias ou paráfrases. Sua importância é inquestionável para a leitura e a produção de sentidos, pois realça o estudo da coerência através do conhecimento declarativo ou através do conhecimento construído a partir de nossas vivências.
	2.
	No dia a dia, mesmo sem percebermos, utilizamos com maior frequência a linguagem verbal. Quando esta não é possível, por algum motivo, fazemos uso da linguagem não verbal. A linguagem verbal é o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação. A linguagem não verbal, por sua vez, é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. Escreva as características que contemplam as linguagens do código verbal e do não verbal.
	Resposta Esperada:
Podemos apresentar como características da linguagem verbal o fato de ela ser representada através da fala ou da escrita. Esta se efetiva numa determinada língua e se manifesta por palavras. Ainda falando sobre a linguagem verbal, podemos afirmar que é linear, ou seja, signos e sons que a constituem ocorrem um após o outro no tempo da fala ou no espaço da linha escrita. A linguagem não verbal pode manifestar-se de distintas maneiras, sendo que podemos citar: pintura, mímica, dança, sinais luminosos e música. Ressaltamos que os vários signos podem ocorrer simultaneamente efetivando a linguagem não verbal.
Parte inferior do formulário

Outros materiais