A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
AD2 - Teatro e Educação - 2020 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO 
 
ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
 
AD2 – Segunda Avaliação a Distância Disciplina: Teatro e Educação 
 Coordenação: Profª Carmela Soares 2020.1 
	Nome: 
	Matrícula:
	Polo: 
Caro (a/x) aluno (a/x): 
Prezado (a) aluno (a) essa é a sua segunda Avaliação a Distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. 
Instruções: 
− Você vai encontrar 6 questões nesta trabalho; 
− Leia atentamente todas as questões; 
− Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras; 
− Esta avaliação é individual; 
− A Ad deve ser postada na plataforma. 
 BOM TRABALHO!!! 
1º Questão (2,0 pontos) 
1 - Teça uma pesquisa sobre a vida e obra de Bertold Brecht e a importância de seu trabalho para o mundo. 
Eugen Bertholt Friedrich Brecht, nasceu no Estado Livre da Baviera, Alemanha, em 10 de fevereiro de 1898. Durante a primeira guerra mundial, Brecht trabalhou em um hospital em Munique, pois era formado em medicina. Suas primeiras peças foram encenadas em na mesma cidade onde prestou serviços como enfermeiro, contudo, sua trajetória foi complexa e difícil, muito dessa dificuldade se dá pelo contexto social e político ao qual o mundo estava enfrentando, o nazismo. 
 Mesmo vindo de família burguesa, Brecht revolucionou a dramaturgia e usou-a como arma de conscientização e politização. Bertold Brecht foi diretor, crítico, teórico, poeta e um dos dramaturgos mais influentes do século XX. Ele foi responsável por revolucionar a forma de pensar o teatro de sua época, pois suas obras fugiam dos interesses da elite dominante e visava esclarecer questões sociais de seu tempo. 
 Seu trabalho trouxe contribuições imensuráveis para o fazer teatral, sua militância, percepção política, ética e estética auxiliaram na emancipação de vários indivíduos que tinham contato com suas obras e ideais. Fundador do Teatro Épico com base nos princípios do marxismo, tinha como uma de suas principais finalidades apresentar um mundo mutável, cuja transformação deve partir do indivíduo e de sua consciência. Brecht, através do teatro almejou mostrar a realidade, objetivando criar espaços para transformação da mesma, contrapondo todo tipo de alienação. 
 Em síntese, o drama épico de Brecht rompeu com a tradição aristotélica, pois o mesmo amadureceu tendências, logo, seu teatro assumiu formas que o aproximaram da contemporaneidade, com um caráter educativo e pedagógico capaz de entreter e levar à reflexão. 
2º Questão (2,0 pontos) 
Faça uma pesquisa sobre a peça teatral “A vida de Galileu” escrita por Bertold Brecht e responda a questão a seguir: 
Qual a intenção de Bertold Brecht ao abordar e escrever uma peça teatral sobre a realidade vivida pelo cientista Galileu Galilei no século XVI? 
 A peça de Bertolt Brecht conta a história das descobertas científicas de Galileu que colocaram em xeque a autoridade da teologia e o domínio social exercido pelo clero. Embora considerado um dos maiores homens da ciência de seu tempo, Galileu foi perseguido pela Igreja, diante das ameaças da Santa Inquisição, e terminou por renegar suas teorias e ensinamentos sobre o heliocentrismo. Através dessa obra, o dramaturgo alemão escolheu situações paradigmáticas da vida de Galileu Galilei para problematizar questões que permanecem atuais, como as implicações da utilização da ciência e a relação do cientista com a sociedade. Ao abordar a realidade vivida pelo cientista, Brecht notou em seu tempo um movimento semelhante ao que aconteceu com Galileu, e buscou estabelecer um diálogo entre teatro, ciência, e atualidade. O dramaturgo valorizava muito as ciências, e durante sua vida se aproximou delas para aprimorar seu fazer teatral. Um exemplo disso é seu interesse por incorporar a psicologia ao seu teatro. Segundo Brecht, a psicologia proporcionava uma ampla compreensão das coisas ao redor, e a junção das ciência, tais como a economia, a história e sociologia poderiam proporcionar um novo ponto de vista a ser explorado nos palcos. O teatro de Bertolt Brecht propôs um olhar além do óbvio, assim como Galileu desconfiou do óbvio para exercer sua ciência. 
3º Questão (2,0 pontos) 
Escreva uma carta endereçada a Galileu. O que você gostaria de dizer a ele hoje? Lembrese do formato de uma carta. Ela contém a cidade de onde foi endereçada e uma data específica. 
Barra do Piraí, 12 de Maio de 2020. 
Caro Galileu, 
Escrevo-te para compartilhar os efeitos que suas contribuições causaram ao longo dos anos em nossa sociedade. Mas antes, tenho que confessar que ainda hoje, em pleno século XXI, a religião assume um papel determinante na vida dos indivíduos, capaz de alienar e anular tudo que ponha em xeque os seus dogmas. Contudo, felizmente temos muito mais autonomia para sermos contrários à alguma teoria. 
Galileu, hoje a humanidade passa por uma transformação política, social e econômica imensurável. Vivemos uma pandemia, de um vírus responsável pela causa de infecções respiratórias. No mundo o contingente de pessoas infectadas já passa a marca 4,23 milhões, e queria ressaltar a importância que a ciência vem assumindo no combate dessa enfermidade. Ainda que ela seja essencial em nossas vidas, a realidade que vivemos não está tão distante da vivenciada por você, os investimentos em ciência são insuficientes e ela ainda não é valorizada da maneira que deveria. 
Mas falando de coisa boa, obrigado por contestar o geocentrismo. Hoje o mundo aceita com bons olhos o heliocentrismo. Por ter defendido essa ideia e por suas tantas outras contribuições, você é considerado o pai da ciência moderna ou do Renascimento Científico. O telescópio aprimorado através de seus conhecimentos nos auxiliou em descobertas incríveis sobre os astros do céu. Ademais, sua vida foi adaptada e resultou na construção de um texto dramático, por um dramaturgo excepcional, chamado Bertolt Brecht que inspirou-se em sua história para contestar situações e emancipar pessoas. 
Espero que tenha se orgulhado do legado que construiu, entretanto, esta carta não contém nem um terço de sua contribuição para humanidade. 
Cordialmente, 
Caroline 
P.S. – A cada dia mais pessoas acreditam no terraplanismo, seria um privilégio poder saber sua concepção sobre o assunto! 
4º Questão (2,0 pontos) 
A - Estude as características do texto dramático no módulo da disciplina Teatro e Educação. Cite estas características. 
O texto dramático possui características específicas, ele é dividido em atos e cenas, de acordo com o desenrolar da ação dramática ou em função do tempo. No texto dramático não existe narrador que conta a ação, mas sim personagens que realizam a ação dramática através da construção de diálogos. Cada personagem tem objetivos que lhe são particulares, logo, é normal que exista conflitos entre os objetivos manifestos pelos diferentes personagens, e desses conflitos nascem o drama. A escritura do texto dramático contém indicações cênicas que auxiliam na representação da encenação, essas indicações são chamadas de rubricas, que nada mais são que uma visualização subjetiva do autor sobre a encenação. 
B - Escreva um texto dramático em que o personagem principal é o cientista Galileu Galilei. Traga este personagem para o dia de hoje. Ao criar o texto leve em consideração a estrutura dramática proposta por Viola Spolin: onde, quem e o quê. Imagine o cenário, o figurino, as atitudes, as ações físicas e o diálogo entre os personagens. Ao responder esta questão imagine que o texto dramático criado por você pode ser transformado em uma encenação teatral na escola. Isto lhe ajudará a visualizar os personagens em ação, o diálogo entre eles, assim como o espaço ficcional, o espaço cênico e os diferentes elementos da linguagem teatral. 
Quem Poderá Nos Salvar? 
(Caroline Romualdo) 
 
Personagens 
Galileu Galilei Jair Messias Bolsonaro, presidente da República Federativa do Brasil Nelson Teich, ministro da saúde Paulo Roberto