Buscar

Avaliação I - Individual FLEX Metodologia Científica

Prévia do material em texto

1.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. [...] Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.
FONTE: BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Texto 2:
Os melhores educadores são unânimes em afirmar que não se deve transformar a pesquisa científica numa atividade reservada a uma elite. Qualquer estudante pode e deve participar de experiências científicas. A consolidação qualitativa do aprendizado exige uma ampla e necessária formação científica [...].
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Considerando as afirmações dos textos 1 e 2, e sua formação como profissional da educação, como um professor pode ser um incentivador, um estimulador da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio? Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor deve estimular apenas a pesquisa em caráter de iniciação científica, ou seja, aquela que não tem muito valor acadêmico.
	 b)
	O professor deverá levar o aluno à curiosidade e à busca de respostas para indagações.
	 c)
	A investigação dentro do processo de ensino e aprendizagem somente ocorre no Ensino Superior ou na Universidade.
	 d)
	O professor poderá atuar como mediador entre as questões levantadas pelos alunos, mas não atua na busca por respostas pertinentes.
	2.
	Dentre os tipos de conhecimento presentes em nossas vidas e relacionado à forma como vivemos, podemos destacar o senso comum. Com base nesse conteúdo, analise as afirmativas a seguir:
I- O senso comum está baseado em experiências do nosso cotidiano.
II- O senso comum é um tipo de conhecimento de razão pura.
III- O senso comum é pouco utilizado atualmente.
IV- O senso comum tem caráter empírico, ametódico e assistemático.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
	 b)
	A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, está limitada somente às instituições de fomento à pesquisa.
	 c)
	O conhecimento humano é o fruto da insatisfação permanente diante da realidade vivenciada.
	 d)
	O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana, na incansável busca pelo saber.
	4.
	A iniciação científica é um termo utilizado nas universidades para instigar os acadêmicos a participarem de projetos de pesquisa. Como todos vocês verão, durante o andamento do curso de graduação, inúmeras oportunidades poderão ser realizadas por todos vocês. Por vezes, os acadêmicos são estimulados a participarem de atividades práticas e também de projetos de pesquisa, orientados por um professor que atua em uma linha de pesquisa específica. Assim, vocês podem avançar no conhecimento já existente. Com relação à contribuição da pesquisa para o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- A iniciação científica contribui razoavelmente para o desenvolvimento intelectual dos acadêmicos nos cursos de graduação.
II- O conhecimento teológico não pode ser utilizado em projetos de pesquisa e/ou iniciação científica.
III- Em projetos de pesquisa, o conhecimento filosófico pode ser pouco usual, visto que decorre da razão pura.
IV- A iniciação científica insere o acadêmico no contexto da ciência, despertando-o para a criatividade e resolução de problemas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	5.
	Todos os conhecimentos são importantes para entendermos a ciência e a sua influência em nossa formação. Existem alguns tipos de conhecimentos e cada qual com características particulares. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O senso comum trata de questões superficiais.
(    ) O conhecimento teológico é baseado em dogmas inquestionáveis.
(    ) O conhecimento científico não necessita de um método ou de uma sistematização.
(    ) A ciência faz parte da nossa vida e nós usamos os seus benefícios no mundo atual.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	O conhecimento humano pode ser dividido em quatro tipos: senso comum, teológico ou de fé, filosófico e científico, cada um com sua especificidade e importância. Sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conhecimento dogmático baseado em livros sagrados e vivenciado por comunidades que nutrem a fé.
	 b)
	Procura explicar, a partir da razão os fundamentos do próprio conhecimento.
	 c)
	É o conhecimento que nasce da experiência diária e se estabelece nos hábitos e costumes das sociedades.
	 d)
	Busca explicar fenômenos por meio de investigação normalmente metódica, utilizando raciocínio lógico e experimentação.
	7.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
FONTE: MENDES, Leozenir. Métodos e técnicas de pesquisa. 2013. Disponível em: <http://fatifajar.com.br/blogadm/wp-content/uploads/2013/02/Material-1_MTP1.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Texto 2:
Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o real e o real faz parte do cotidiano (conhecimento cotidiano). 
FONTE: CAMPELLO, Milena. Psicologia: ciência e senso comum. 2010. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/2194119>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Texto 3:
A necessidade de conhecer é essencial ao homem desde que ele se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. A princípio, suas limitações lhe impuseram a ansiedade de um conhecimento que apenas favorecesse o atendimento de suas necessidades imediatas. Posteriormente, mais desenvolvido, procurou superar o imediatismo e compreender a complexidade do mundo que o cercava através de questionamentos sobre situações que o afligia. Seguindo este propósito, desenvolveu meios que lhe permitiam, não apenas a compreensão da realidade, mas a capacidade de solucionar os problemas verificados nesta realidade. O conhecimento científico é extremamente importante na vida do ser humanoe da sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O acesso ao conhecimento científico é relevante para a evolução da sociedade e do ser humano em si, pois através dele adquirimos novos conceitos, pontos de vista, técnicas, procedimentos e ferramentas. Isso nos faz avançar na construção do saber em uma área do conhecimento. Quem sabe, sem essa "sabedoria", ainda estaríamos na era da pedra, trabalhando com ferramentas rudimentares. 
FONTE: LERMEN, Vanderlei. A importância do conhecimento científico, 2008. Disponível em: <http://www.blogdomaciel.com.br/2008/05/importância-do-conhecimento-científico.html>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Considerando as reflexões contidas nos textos 1, 2 e 3, bem como seus conhecimentos sobre o tema, relativas ao conhecimento científico, analise as sentenças a seguir:
I- Contribui para que o acadêmico produza argumentos que demonstrem que o conhecimento oriundo da ciência permita uma maior compreensão dos fenômenos que ocorrem no dia a dia.
II- Desmitifica ações cotidianas e amplia a visão de mundo, reconfigurando comportamentos e, principalmente, estimulam o pensamento crítico-reflexivo, tão almejado na constituição de um cidadão consciente e atuante na sociedade.
III- Torna os cidadãos e, consequentemente, os países que neles vivem, menos competitivos, principalmente na implantação de novas tecnologias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a alternativa I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	O conhecimento do senso comum deriva de experiências cotidianas. Refere-se a hábitos, costumes, práticas e tradições que orientam a vida em sociedade. Por esse motivo, é considerado um saber informal que não exige elaboração teórica do indivíduo. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir:
I- O senso comum é adquirido naturalmente desde a infância, sem ele não seria possível viver em sociedade.
PORQUE
II- O homem se orienta a partir do seu contexto histórico-social ao qual está inserido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	9.
	Leia o seguinte texto:
O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é um pequeno texto sobre um tema predeterminado. Paper consiste em um pequeno artigo científico ou texto elaborado para comunicação em congressos sobre determinado tema ou sobre os resultados de um projeto de pesquisa. Deve possuir a mesma estrutura formal de um artigo. Paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Se o autor apenas compilou informações, sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório. Dessa forma, e com base no que foi escrito, qual a importância do paper para a formação acadêmica e profissional? 
FONTE: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed.  Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. p. 161-162. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>.  Acesso: 25 ago. 2016.
	 a)
	O objetivo do seu paper é desenvolver somente as ideias de outros autores, apoiando-se em fontes dignas de crédito.
	 b)
	Esse tipo de trabalho não capacita o autor de expressar o entendimento do tema em discussão.
	 c)
	Visa a incentivar o exercício da análise, da linguagem científica e o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica.
	 d)
	Para redigir um paper ou artigo, basta escolher um assunto (delimitando o tema), e apresentar o problema que não servirá para construção de uma hipótese.
	10.
	Validarmos os conceitos dos vários tipos de conhecimento é importante para entendermos que a ciência exerce papel fundamental em nossa formação, como cidadão e sociedade. Compreende-se desta forma que cada conceito também apresenta características particulares. Assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O senso comum trata apenas de questões superficiais e lógicas.
(    ) O conhecimento filosófico é baseado em dogmas inquestionáveis.
(    ) O conhecimento científico moldou superficialmente o mundo em que vivemos.
(    ) O conhecimento sistemático originado pela leitura e reflexão produz ciência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.

Continue navegando