Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura. Flagrando-se então uma nova ordem social.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente qual o lema desta nova ordem social:
A Solidariedade, Diversidade e Fraternidade.
B Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
C Diversidade, Igualdade e Democracia.
D Democracia, Fraternidade e Solidariedade.
E Diversidade, Sustentabilidade e Expressão.

O francês Émile Durkheim propôs uma metodologia científica para a sociologia que permitisse o estudo de leis “concretas” e não generalidades abstratas. Buscou construir conceitos que possibilitassem a abordagem da realidade social.
A respeito da obra de Durkheim é correto afirmar que:
I. há predominância do todo sobre as partes, ou seja, o coletivo é maior e mais forte do que o indivíduo. Assim, existem fatos que encontram a sua origem na esfera coletiva e não no indivíduo.
II. a sociologia de Durkheim rompe totalmente com qualquer influência de Comte.
III. a explicação para os fenômenos sociais só pode ser encontrada no indivíduo, pois é nele que os estados sociais se manifestam.
IV. as gerações adultas não exercem influências diretas sobre as gerações mais jovens. Estas procuram sempre construir algo novo, sem vinculação com o que já estava pronto.
V. para Durkheim, o indivíduo só pode ter suas particularidades porque o meio social lhe fornece essas alternativas.
A I e V, apenas.
B II, III e V, apenas.
C I e III, apenas.
D I e IV, apenas.
E II e V, apenas.

O francês Auguste Comte (1791-1857) aparece como um dos pioneiros na elaboração tanto da sociologia quanto das respostas que ela poderia dar aos desafios que lhe eram colocados.
Quanto à obra de Auguste Comte, indique se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V). Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de resposta:
( ) Comte entendia que a sociedade que surgia da revolução francesa estava passando por um momento de desorganização e instabilidade. Essa sociedade só poderia ser reformada com a volta ao passado e aos valores tradicionais do feudalismo.
( ) Comte afirmava que a sociologia seria a última ciência a se desenvolver, uma vez que o seu objeto de estudo foi o último a alcançar um pleno desenvolvimento: a sociedade europeia.
( ) A sociologia, como ciência positiva, poderia restaurar a ordem social a partir do momento que conseguisse descobrir as leis que regiam o desenvolvimento das relações sociais.
( ) A obra de Comte e as reflexões que realizou sobre a sociedade e a ciência positivista continuam levantando questões e subsidiando as respostas a serem elaboradas. A sociologia comtiana continua, então, com fôlego explicativo para abordar as questões do presente.
( ) Outra questão apontada por Comte diz respeito à religião. Como a sociedade estava desorganizada, era preciso uma religião forte, pois a fé traria novamente a organização e a estabilidade sociais.
A F – F – V – V – V
B F – V – V – F – V
C V – F – V – V – F
D F – V – V – F – F
E V - V - V - F - F

A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura. Flagrando-se então uma nova uma nova ordem social.
Com base no contexto acima e no livro da disciplina, assinale a alternativa que nomeia corretamente estas duas revoluções dos séculos XVIII e XIX:
A Revolução Bolchevique e Revolução Americana.
B Revolução Francesa e Revolução Industrial.
C Revolução Russa e a Guerra Civil Chinesa.
D Revolução Gloriosa e Revolução dos Países Baixos.
E Revolução Russa e Revolução dos Cravos

Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel (1469-1527), intitulada “O príncipe”, em que procura investigar a realidade de forma realista, mais especificamente as relações de poder.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que diz respeito corretamente à obra “O príncipe”:
A A obra de Maquiavel é uma espécie de manual para o governante, em que o autor atrela a moral cristã e a moral política.
B Na esfera política a piedade pode ser uma virtude, enquanto que a crueldade pode se tornar prejudicial para o governante.
C É possível notar como os ensinamentos e os dogmas da Igreja são aprovados pelas reflexões feitas por Maquiavel.
D Para o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade.
E Esta obra de Maquiavel trata-se de uma cartilha para o governante contemporâneo, pois ela demonstra como se pode governar sem necessitar usar da crueldade para com seus governados.

O predomínio da fé e da religião como formas de explicação e organização da vida social durou até meados do século XV. A partir do século XVI, começa na Europa um novo movimento que influenciou as artes, a ciência, a literatura e a filosofia.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o movimento que se inicia a partir do século XVI:
A Iluminismo.
B Renascimento.
C Revolução Industrial.
D Revolução Burguesa.
E Revolução Chinesa.

Durkheim acreditava que não podia haver sociedade sem disciplina, sem normas comuns que organizassem a vida social e limitassem os desejos dos indivíduos. Segundo o pensador, a sociedade moderna tinha atingido um determinado estado de crise, caracterizado pela desintegração social e pela debilidade dos laços que prendiam o indivíduo ao grupo.
Qual o termo usado por Durkheim para caracterizar essa situação?
A Anomia.
B Fatos sociais.
C Consciência coletiva.
D Positivismo.
E Imperativo social.

Leia o texto Abaixo: “Sociologia é o estudo das sociedades e da organização da vida social. Com a sociologia é possível abordar cientificamente a realidade social, as interações entre os indivíduos, as relações que mantêm entre si e com outros grupos. O conhecimento científico possibilitando por esse estudo permite o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica.” (PAIXÃO, 2016, p. 25). Sabemos que as mudanças nas formas de interpretação do mundo foram fundamentais para o surgimento da sociologia, porém outras transformações também foram essenciais para o surgimento da sociologia.
Quais foram elas?
A Idade média Europeia e idade das “trevas”.
B A igreja católica com fé, religião e a população com suas tradições.
C A ciência e a criação do Estado laico, racional e científico.
D Revolução Francesa e Revolução Industrial.
E Revolução neoliberal e expansão do capitalismo.

A sociedade prevalece sobre os indivíduos e é ela que os molda. Ou seja, não é a sociedade que é formada pelos indivíduos, e sim o contrário: a sociedade que forma os indivíduos.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que indica corretamente qual o filósofo que aponta ser a sociedade que forma os indivíduos:
A Karl Marx.
B Max Weber.
C Émile Durkheim.
D Auguste Comte.
E Nicolau Maquiavel.

A concepção positivista propôs o estabelecimento de critérios rígidos para a ciência, exigindo que ela se fundasse na observação de fatos. Por meio dessa observação seria possível descobrir as leis gerais que permitiriam compreender o funcionamento das sociedades e, assim, prever o seu estado futuro.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que correta sobre a concepção positivista:
A A concepção positivista propôs o estabelecimento de critérios rígidos para a ciência, exigindo que ele se fundasse na observação dos fatos.
B De acordo com a concepção positivista não pode haver a separação entre o objeto e o sujeito pesquisador.
C De acordo com a concepção positivista a ciência deve se abster das leis gerais de validade universal.
D A concepção positivista não admite a possibilidade de previsão de estados futuros.
E A concepção positivista propõe que tudo aquilo que atrai as leis gerais pode ser considerado patológico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura. Flagrando-se então uma nova ordem social.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente qual o lema desta nova ordem social:
A Solidariedade, Diversidade e Fraternidade.
B Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
C Diversidade, Igualdade e Democracia.
D Democracia, Fraternidade e Solidariedade.
E Diversidade, Sustentabilidade e Expressão.

O francês Émile Durkheim propôs uma metodologia científica para a sociologia que permitisse o estudo de leis “concretas” e não generalidades abstratas. Buscou construir conceitos que possibilitassem a abordagem da realidade social.
A respeito da obra de Durkheim é correto afirmar que:
I. há predominância do todo sobre as partes, ou seja, o coletivo é maior e mais forte do que o indivíduo. Assim, existem fatos que encontram a sua origem na esfera coletiva e não no indivíduo.
II. a sociologia de Durkheim rompe totalmente com qualquer influência de Comte.
III. a explicação para os fenômenos sociais só pode ser encontrada no indivíduo, pois é nele que os estados sociais se manifestam.
IV. as gerações adultas não exercem influências diretas sobre as gerações mais jovens. Estas procuram sempre construir algo novo, sem vinculação com o que já estava pronto.
V. para Durkheim, o indivíduo só pode ter suas particularidades porque o meio social lhe fornece essas alternativas.
A I e V, apenas.
B II, III e V, apenas.
C I e III, apenas.
D I e IV, apenas.
E II e V, apenas.

O francês Auguste Comte (1791-1857) aparece como um dos pioneiros na elaboração tanto da sociologia quanto das respostas que ela poderia dar aos desafios que lhe eram colocados.
Quanto à obra de Auguste Comte, indique se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V). Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de resposta:
( ) Comte entendia que a sociedade que surgia da revolução francesa estava passando por um momento de desorganização e instabilidade. Essa sociedade só poderia ser reformada com a volta ao passado e aos valores tradicionais do feudalismo.
( ) Comte afirmava que a sociologia seria a última ciência a se desenvolver, uma vez que o seu objeto de estudo foi o último a alcançar um pleno desenvolvimento: a sociedade europeia.
( ) A sociologia, como ciência positiva, poderia restaurar a ordem social a partir do momento que conseguisse descobrir as leis que regiam o desenvolvimento das relações sociais.
( ) A obra de Comte e as reflexões que realizou sobre a sociedade e a ciência positivista continuam levantando questões e subsidiando as respostas a serem elaboradas. A sociologia comtiana continua, então, com fôlego explicativo para abordar as questões do presente.
( ) Outra questão apontada por Comte diz respeito à religião. Como a sociedade estava desorganizada, era preciso uma religião forte, pois a fé traria novamente a organização e a estabilidade sociais.
A F – F – V – V – V
B F – V – V – F – V
C V – F – V – V – F
D F – V – V – F – F
E V - V - V - F - F

A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura. Flagrando-se então uma nova uma nova ordem social.
Com base no contexto acima e no livro da disciplina, assinale a alternativa que nomeia corretamente estas duas revoluções dos séculos XVIII e XIX:
A Revolução Bolchevique e Revolução Americana.
B Revolução Francesa e Revolução Industrial.
C Revolução Russa e a Guerra Civil Chinesa.
D Revolução Gloriosa e Revolução dos Países Baixos.
E Revolução Russa e Revolução dos Cravos

Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel (1469-1527), intitulada “O príncipe”, em que procura investigar a realidade de forma realista, mais especificamente as relações de poder.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que diz respeito corretamente à obra “O príncipe”:
A A obra de Maquiavel é uma espécie de manual para o governante, em que o autor atrela a moral cristã e a moral política.
B Na esfera política a piedade pode ser uma virtude, enquanto que a crueldade pode se tornar prejudicial para o governante.
C É possível notar como os ensinamentos e os dogmas da Igreja são aprovados pelas reflexões feitas por Maquiavel.
D Para o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade.
E Esta obra de Maquiavel trata-se de uma cartilha para o governante contemporâneo, pois ela demonstra como se pode governar sem necessitar usar da crueldade para com seus governados.

O predomínio da fé e da religião como formas de explicação e organização da vida social durou até meados do século XV. A partir do século XVI, começa na Europa um novo movimento que influenciou as artes, a ciência, a literatura e a filosofia.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o movimento que se inicia a partir do século XVI:
A Iluminismo.
B Renascimento.
C Revolução Industrial.
D Revolução Burguesa.
E Revolução Chinesa.

Durkheim acreditava que não podia haver sociedade sem disciplina, sem normas comuns que organizassem a vida social e limitassem os desejos dos indivíduos. Segundo o pensador, a sociedade moderna tinha atingido um determinado estado de crise, caracterizado pela desintegração social e pela debilidade dos laços que prendiam o indivíduo ao grupo.
Qual o termo usado por Durkheim para caracterizar essa situação?
A Anomia.
B Fatos sociais.
C Consciência coletiva.
D Positivismo.
E Imperativo social.

Leia o texto Abaixo: “Sociologia é o estudo das sociedades e da organização da vida social. Com a sociologia é possível abordar cientificamente a realidade social, as interações entre os indivíduos, as relações que mantêm entre si e com outros grupos. O conhecimento científico possibilitando por esse estudo permite o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica.” (PAIXÃO, 2016, p. 25). Sabemos que as mudanças nas formas de interpretação do mundo foram fundamentais para o surgimento da sociologia, porém outras transformações também foram essenciais para o surgimento da sociologia.
Quais foram elas?
A Idade média Europeia e idade das “trevas”.
B A igreja católica com fé, religião e a população com suas tradições.
C A ciência e a criação do Estado laico, racional e científico.
D Revolução Francesa e Revolução Industrial.
E Revolução neoliberal e expansão do capitalismo.

A sociedade prevalece sobre os indivíduos e é ela que os molda. Ou seja, não é a sociedade que é formada pelos indivíduos, e sim o contrário: a sociedade que forma os indivíduos.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que indica corretamente qual o filósofo que aponta ser a sociedade que forma os indivíduos:
A Karl Marx.
B Max Weber.
C Émile Durkheim.
D Auguste Comte.
E Nicolau Maquiavel.

A concepção positivista propôs o estabelecimento de critérios rígidos para a ciência, exigindo que ela se fundasse na observação de fatos. Por meio dessa observação seria possível descobrir as leis gerais que permitiriam compreender o funcionamento das sociedades e, assim, prever o seu estado futuro.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que correta sobre a concepção positivista:
A A concepção positivista propôs o estabelecimento de critérios rígidos para a ciência, exigindo que ele se fundasse na observação dos fatos.
B De acordo com a concepção positivista não pode haver a separação entre o objeto e o sujeito pesquisador.
C De acordo com a concepção positivista a ciência deve se abster das leis gerais de validade universal.
D A concepção positivista não admite a possibilidade de previsão de estados futuros.
E A concepção positivista propõe que tudo aquilo que atrai as leis gerais pode ser considerado patológico.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sociologia Clássica 
A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do 
Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o 
poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções 
tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura. 
Flagrando-se então uma nova ordem social. 
 
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. 
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a 
alternativa que aponta corretamente qual o lema desta nova ordem social: 
 
A Solidariedade, Diversidade e 
Fraternidade. 
X B Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 
 
C Diversidade, Igualdade e 
Democracia. 
 
D Democracia, Fraternidade e 
Solidariedade. 
 
E Diversidade, Sustentabilidade e 
Expressão. 
Questão 2/10 - Sociologia Clássica 
O francês Émile Durkheim propôs uma metodologia científica para a sociologia 
que permitisse o estudo de leis “concretas” e não generalidades abstratas. Buscou 
construir conceitos que possibilitassem a abordagem da realidade social. A respeito 
da obra de Durkheim é correto afirmar que: 
 
I. há predominância do todo sobre as partes, ou seja, o coletivo é maior e mais forte do 
que o indivíduo. Assim, existem fatos que encontram a sua origem na esfera coletiva e 
não no indivíduo. 
II. a sociologia de Durkheim rompe totalmente com qualquer influência de Comte. 
III. a explicação para os fenômenos sociais só pode ser encontrada no indivíduo, pois é 
nele que os estados sociais se manifestam. 
IV. as gerações adultas não exercem influências diretas sobre as gerações mais jovens. 
Estas procuram sempre construir algo novo, sem vinculação com o que já estava pronto. 
V. para Durkheim, o indivíduo só pode ter suas particularidades porque o meio social 
lhe fornece essas alternativas. 
 
Está correto o que se afirma em: 
X A I e V, apenas. 
 
B II, III e V, apenas. 
 
C I e III, apenas. 
 
D I e IV, apenas. 
 
E II e V, apenas. 
Questão 3/10 - Sociologia Clássica 
O francês Auguste Comte (1791-1857) aparece como um dos pioneiros na elaboração tanto da 
sociologia quanto das respostas que ela poderia dar aos desafios que lhe eram colocados. 
Quanto à obra de Auguste Comte, indique se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou 
verdadeiras (V). Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de 
resposta: 
 
( ) Comte entendia que a sociedade que surgia da revolução francesa estava passando por um 
momento de desorganização e instabilidade. Essa sociedade só poderia ser reformada com a 
volta ao passado e aos valores tradicionais do feudalismo. 
( ) Comte afirmava que a sociologia seria a última ciência a se desenvolver, uma vez que o seu 
objeto de estudo foi o último a alcançar um pleno desenvolvimento: a sociedade europeia. 
( ) A sociologia, como ciência positiva, poderia restaurar a ordem social a partir do momento 
que conseguisse descobrir as leis que regiam o desenvolvimento das relações sociais. 
( ) A obra de Comte e as reflexões que realizou sobre a sociedade e a ciência positivista 
continuam levantando questões e subsidiando as respostas a serem elaboradas. A sociologia 
comtiana continua, então, com fôlego explicativo para abordar as questões do presente. 
( ) Outra questão apontada por Comte diz respeito à religião. Como a sociedade estava 
desorganizada, era preciso uma religião forte, pois a fé traria novamente a organização e a 
estabilidade sociais. 
 
A F – F – V – V – V 
 
B F – V – V – F – V 
 
C V – F – V – V – F 
X D F – V – V – F – F 
 
E V - V - V - F – F 
 
 
Questão 4/10 - Sociologia Clássica 
A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime 
e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, 
confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela 
Igreja, como a educação e a organização da cultura. Flagrando-se então uma nova uma nova 
ordem social. 
 
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. 
Com base no contexto acima e no livro da disciplina, assinale a alternativa que nomeia 
corretamente estas duas revoluções dos séculos XVIII e XIX: 
 
A Revolução Bolchevique e Revolução 
Americana. 
X B Revolução Francesa e Revolução 
Industrial. 
 
C Revolução Russa e a Guerra Civil 
Chinesa. 
 
D Revolução Gloriosa e Revolução dos 
Países Baixos. 
 
E Revolução Russa e Revolução dos 
Cravos 
Questão 5/10 - Sociologia Clássica 
Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau 
Maquiavel (1469-1527), intitulada “O príncipe”, em que procura investigar a realidade de 
forma realista, mais especificamente as relações de poder. 
 
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. 
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que diz 
respeito corretamente à obra “O príncipe”: 
 
A A obra de Maquiavel é uma espécie 
de manual para o governante, em 
que o autor atrela a moral cristã e a 
moral política. 
 
B Na esfera política a piedade pode ser 
uma virtude, enquanto que a 
crueldade pode se tornar prejudicial 
para o governante. 
 
C É possível notar como os 
ensinamentos e os dogmas da Igreja 
são aprovados pelas reflexões feitas 
por Maquiavel. 
X D Para o governante conquistar e 
manter o poder, precisa ter uma 
conduta racional tendo em vista o fim 
que pretende, mesmo que para isso 
tenha que usar métodos não aceitos 
pela Igreja, como a violência e a 
crueldade. 
 
E Esta obra de Maquiavel trata-se de 
uma cartilha para o governante 
contemporâneo, pois ela demonstra 
como se pode governar sem 
necessitar usar da crueldade para 
com seus governados. 
Questão 6/10 - Sociologia Clássica 
O predomínio da fé e da religião como formas de explicação e organização da vida social durou 
até meados do século XV. A partir do século XVI, começa na Europa um novo movimento que 
influenciou as artes, a ciência, a literatura e a filosofia. 
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. 
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que 
aponta corretamente o movimento que se inicia a partir do século XVI: 
 
A Iluminismo. 
X B Renascimento. 
 
C Revolução Industrial. 
 
D Revolução Burguesa. 
 
E Revolução Chinesa. 
Questão 7/10 - Sociologia Clássica 
Durkheim acreditava que não podia haver sociedade sem disciplina, sem normas comuns que 
organizassem a vida social e limitassem os desejos dos indivíduos. Segundo o pensador, a 
sociedade moderna tinha atingido um determinado estado de crise, caracterizado pela 
desintegração social e pela debilidade dos laços que prendiam o indivíduo ao grupo. 
 
Qual o termo usado por Durkheim para caracterizar essa situação? 
X A Anomia. 
 
B Fatos sociais. 
 
C Consciência coletiva. 
 
D Positivismo. 
 
E Imperativo social. 
Questão 8/10 - Sociologia Clássica 
Leia o texto Abaixo: 
“Sociologia é o estudo das sociedades e da organização da vida social. Com a sociologia é 
possível abordar cientificamente a realidade social, as interações entre os indivíduos, as 
relações que mantêm entre si e com outros grupos. O conhecimento científico possibilitando 
por esse estudo permite o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica.” (PAIXÃO, 2016, 
p. 25). 
Sabemos que as mudanças nas formas de interpretação do mundo foram fundamentais para o 
surgimento da sociologia, porém outras transformações também foram essenciais para o 
surgimento da sociologia. Quais foram elas? 
 
A Idade média Europeia e idade das 
“trevas”. 
 
B A igreja católica com fé, religião e a 
população com suas tradições. 
 
C A ciência e a criação do Estado laico, 
racional e científico. 
X D Revolução Francesae Revolução 
Industrial. 
 
E Revolução neoliberal e expansão do 
capitalismo. 
Questão 9/10 - Sociologia Clássica 
A sociedade prevalece sobre os indivíduos e é ela que os molda. Ou seja, não é a sociedade 
que é formada pelos indivíduos, e sim o contrário: a sociedade que forma os indivíduos. 
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. 
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que 
indica corretamente qual o filósofo que aponta ser a sociedade que forma os indivíduos: 
 
A Karl Marx. 
 
B Max Weber. 
X C Émile Durkheim. 
 
D Auguste Comte. 
 
E Nicolau Maquiavel. 
 
Questão 10/10 - Sociologia Clássica 
A concepção positivista propôs o estabelecimento de critérios rígidos para a ciência, exigindo 
que ela se fundasse na observação de fatos. Por meio dessa observação seria possível 
descobrir as leis gerais que permitiriam compreender o funcionamento das sociedades e, 
assim, prever o seu estado futuro. 
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. 
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa 
que correta sobre a concepção positivista: 
X A A concepção positivista propôs o 
estabelecimento de critérios rígidos 
para a ciência, exigindo que ele se 
fundasse na observação dos fatos. 
 
B De acordo com a concepção 
positivista não pode haver a 
separação entre o objeto e o sujeito 
pesquisador. 
 
C De acordo com a concepção 
positivista a ciência deve se abster 
das leis gerais de validade universal. 
 
D A concepção positivista não admite a 
possibilidade de previsão de estados 
futuros. 
 
E A concepção positivista propõe que 
tudo aquilo que atrai as leis gerais 
pode ser considerado patológico.

Mais conteúdos dessa disciplina